Seguidores

terça-feira, novembro 30, 2010

Estado do AP está na final do Concurso Técnico Empreendedor

0
As alunas Aline Negrão e Daianny Serrão, com a professora Ronilda Amaral.

Idealizado pelos alunos do Curso Técnico em Administração da Escola Gabriel Almeida Café, o Projeto Cuca Verde é o único representante da Região Norte selecionado para a etapa final do Concurso Técnico Empreendedor, que vai premiar com R$ 8 mil a melhor iniciativa empreendedora desenvolvida por alunos de cursos técnicos. Foram escolhidos três projetos de cada região, mas no Norte do país, apenas o do Amapá foi selecionado. O projeto vencedor será divulgado em Brasília, no dia 5 de dezembro.

O Concurso, criado em 2002, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae e Banco do Brasil e visa estimular, reconhecer, premiar e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos das Instituições de Educação Profissional e de Tecnológica do país.

O Cuca Verde é voltado para os 102 idosos do Abrigo São José. A idéia é incluí-los em atividades desenvolvidas em uma horta dentro da própria instituição, garantindo-lhes uma renda própria mensal que é revertida na compra de objetos pessoais e remédios.

De acordo com a coordenadora do Cuca Verde, Ronilda Amaral da Conceição, o Amapá participou este ano com 17 projetos na Etapa Regional da seleção, mas somente a Gabriel Almeida Café se classificou para a fase final do Prêmio. Na etapa Regional, a Escola recebeu certificação, troféu e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil.

“Essas práticas se caracterizam como soluções técnicas, com possibilidade de se transformar em negócio executável pelos alunos. Comprovadamente, contribuem com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades. Desejamos trazer ótimos resultados de Brasília. Queremos que a premiação seja investida nos cursos profissionalizantes, pois desta modalidade de ensino saem ótimos alunos, com grande potencial. Estes jovens podem concorrer com estudantes de qualquer parte do país”, conclui Ronilda.

SERVIÇO:
Projeto Cuca Verde
Escola Estadual Gabriel Almeida Café
Coordenadora: Ronilda Amaral da Conceição
Contato: 91125786

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

“Fé demais não cheira bem”!

0
                                                                                        Por Silvio Carneiro

Seja você católico, protestante, judeu, muçulmano, espírita, budista, Hare Krishna, hinduísta ou pratique qualquer “ismo” que quiser, o certo é que tudo demais pode virar veneno. E, nesse sentido, até mesmo a sua fé sincera, quando exacerbada demais, pode prejudicar você e outras pessoas.

Esse exagero tem nome: FUNDAMENTALISMO.

Fundamentalismo é o nome dado a movimentos de guerras desde a Idade Média , cujos adeptos mantém estrita aderência aos princípios fundamentais.

O termo popularmente empregado refere-se pejorativamente a qualquer grupo religioso de infringentes de uma maioria, conhecido como Fundamentalismo religioso (como o grupo terrorista IRA, na Irlanda), ou refere-se a movimentos étnicos extremistas com motivações (ou inspirações) apenas nominalmente religiosas, conhecido como Fundamentalismo étnico (como é o caso dos judeus e palestinos, no Oriente Médio).

O Fundamentalista acredita em seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, sem abrir-se, portanto, à premissa do diálogo. É uma crença irracional e exagerada. Uma posição dogmática ou até um certo fanatismo em relação a determinadas opiniões.

Ao longo da História humana, o fundamentalismo foi o grande causador de guerras e conflitos de proporções variadas, mas igualmente prejudiciais para todos os envolvidos.

Parece incrível, mas em pleno século XXI, o fundamentalismo ainda mostra suas garras, às vezes escancaradamente, como nos atentados às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001, nos EUA, às vezes de “menor importância”, como no caso em que a adolescente Larissa Rafaela Kondo de Lima, de apenas 15 anos de idade, foi assassinada pelos pais, no interior de São Paulo por estar namorando escondida, na pracinha da cidade de Cafelândia. Segundo a polícia, os pais da menina eram evangélicos. Durante seu depoimento, José Carlos de Lima, de 42 anos, disse que bateu na filha “para o bem dela” e que apenas “quis corrigir a filha dentro das regras” da igreja a qual pertence.

Colegas de escola de Larissa afirmaram que ela se queixava da rigidez do seu pai, o que seria uma consequência de seu fervor religioso. Uma professora afirmou que Larissa era alegre e tinha boas notas. “Ela queria ser médica.”

Não vamos aqui ficar especulando qual denominação evangélica essa família seguia. Não esta a questão. Mas nesse dia 30 de novembro, Dia Nacional do Evangélico, vale chamar à reflexão.

Segundo resultados preliminares do Senso Demográfico 2010, realizado pelo IBGE, o número de cidadãos brasileiros que se definem como adeptos de alguma denominação cristã protestante, vem crescendo vertiginosamente. Em 1990, eram 13 milhões; em 2000, 26 milhões; em 2008, 46 milhões. A estimativa é de que até 2020, esse número atinja o número de 104,5 milhões de pessoas.

É preciso tomar cuidado com a igreja ou templo religioso que você freqüenta. Pois nem sempre o homem, com todas as suas imperfeições, consegue compreender e interpretar adequadamente a mensagem perfeita do Deus Pai de todas as criaturas.

Que nesse dia 30 de novembro, você, independente da religião que seguir, leve em seu coração apenas uma mensagem, a mais importante de todas: “Amai a Deus acima de todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”. E o resto é resto!

Não acredito em nada não, só não duvido da fé!

2
                             Por Elton Tavares

Hoje é o Dia do Evangélico. A data foi formalizada por meio da Lei Estadual nº 827, de 19 de maio de 2004. É uma homenagem aos evangélicos do Amapá. De acordo com a história, o movimento em Macapá formou-se mediante muitas perseguições. Os evangelizadores teriam sido vítimas de vários ataques, chegando até a uma decisão radical do vigário da cidade, então padre Júlio Maria de Lombaerd, a queimar os livros em praça pública, com a ajuda da polícia e convocação da população.

Bom, se foi assim ou não, eu não sei. Sou totalmente a favor do da liberdade religiosa, ideológica e de expressão. Porém, entretanto, todavia, mas sou contra a encheção de saco promovida por uma minoria dos seguidores da luz. Calma, vamos por partes. Não se trata da “falta de Deus no coração”, como dizem alguns. Só acredito que todos procuram ser felizes com a religião que lhes parecer mais aprazível.

Eu gosto do espiritismo, mas não sou freqüentador assíduo. A maioria da minha família é católica e alguns são evangélicos. Aí é o ponto. É um tal de “viver em pecado para cá”, de “sair da vida mundana para lá”, égua-moleque-tu-é-doido! Isso enche a paciência de qualquer um. Dia desses, falando com uma amiga, ela disse que estava feliz com a sua religião. Eu disse que isso que importa no final das contas. Aí ela viu uma brecha e começou uma forma velada de pregação. Aleluia!

De acordo com o cantor e compositor Bezerra da Silva, isso é “aposentadoria de malandro”, já que boa parte dos seguidores, das diversas (e bote variedade nisso) vertentes do protestantismo, cometeram uma lista corrida de erros ao logo da vida. São casos de ex-presidiários, ex- prostitutas e até (pasmem) ex-homossexuais (como se optar por outra forma de sexualidade fosse pecado ou crime) entre outros. Sem falar do tema sempre freqüente das “Pequenas igrejas Grandes Negócios”.

Não quero que este texto provoque a discórdia ou promova a intolerância. Só é uma análise sobre atos extremos, como a proibição da entrada de imagem de santa em órgão público. Não duvido da fé das pessoas, só não gosto da falta de compreensão dos carregadores de Bíblia para com os que NÃO estão a fim de serem evangelizados.

Querem saber de uma coisa, parafraseando um música que não lembro o nome: “Não acredito em nada não, só não duvido da fé!” Sou a favor da laicidade, tenho amigo evangélico, macumbeiro, espírita, budista, católico, ateu e os escambau. São tribos diversas, pessoas diferentes e divergentes. Mas realmente não me importo. Por mim, cada um com a sua devoção. Só não me digam o que fazer com a minha. Aí o bicho pega. Oh céus, isso é tão complicado assim?

Da Observação:

Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás assim do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio..."

Mário Quintana

30 anos sem Cartola

0

Hoje faz 30 anos que morreu Angenor de Oliveira, o popular “Cartola”. O artista faleceu na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro, onde nasceu em 11 de outubro de 1908. Foi um grande cantor, compositor e violonista brasileiro. Considerado por diversos músicos e críticos, como o maior sambista da história da música brasileira.

Cartola compôs uma variedade de letras geniais, mas a minha preferida é “O mundo é um moinho”, já postada aqui no blog, mas vale o repeteco, em homenagem a este monstro da música brasileira:

O Mundo é Um Moinho – Cartola

Ainda é cedo, amor
Mal começastes a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor
Preste atenção o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estarás a beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés

segunda-feira, novembro 29, 2010

Quem dera...

0
                                            Fonte: http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco

U2 faz show em São Paulo no estádio do Morumbi em abril de 2011

1

A produtora T4F acaba de confirmar a vinda do U2 ao Brasil em 2011. O grupo fará uma apresentação no dia 9 de abril no Estádio do Morumbi, em São Paulo, com a turnê 360º Tour. O show contará com a abertura dos ingleses do Muse.

Para a sorte dos fãs brasileiros, o show não terá pista Vip. Os ingressos para a pista comum saem por R$ 180.

A pré-venda para clientes dos cartões Citibank, incluindo os cartões Credicard e Diners, acontece nos dias 04 e 05 de dezembro de 2010 (sábado e domingo) e para o público em geral na terça-feira, dia 07 de dezembro de 2010.

Ingressos podem ser adquiridos pelo telefone 4003-0806 (válido para todo o País) e pelo site www.ticketsforfun.com.br. Membros do site oficial do U2 poderão obter ingressos antes da pré-venda para clientes Citibank.

É, com o show do Iron no início do mesmo mês que o U2 virá, haja grana. Mas eu vou para os dois, ah se vou.

U2 – 360° TOUR
Quando: 9/04 às 20h
Onde: Estádio do Morumbi
Quanto: de R$ 70 (cadeira superior amarela, com visão parcial do palco) a R$ 180 (pista). As cadeiras saem por R$ 380 (azul, vermelha, amarela e laranja).


Ele e elas

0

A união entre a sensibilidade de belas vozes femininas e a pureza do timbre penetrante e inconfundível do cantor e compositor Zé Miguel, vai permitir que os amapaenses recebam um presente diferente em dezembro.

Ao lado de Adriana Raquel, Silmara Lobato, Ana Ariel, Taty May e Ana Martel, o artista leva ao palco do Bacabeiras o show "Ele & Elas".

Zé Miguel conta que vinha amadurecendo a idéia de fazer um show com esse formato há muito tempo, literalmente um espetáculo onde reunisse cantoras de estilos diferentes, " gosto do estilo de cada uma. São cantoras maravilhosas, cada uma com sua peculiaridade e eu estou muito feliz de poder dividir o palco com elas" afirma o cantor.

O Show "Ele & Elas" acontecerá às 21h do dia 03 de dezembro, no Teatro das Bacabeiras. Os ingressos, podem ser comprados ao preço de R$20,00 na Cativas Presentes localizada na rua São José ao lado da Sorveteria Q-Sabor.

Mais Informações:
9142-2664 (Araciara)
8118-0193 (Cacau)

A CHAVE

1

A CHAVE - Banda Godzilla - Composição: Raoni Holanda

Tranque-se e jogue a chave fora
Observe como o dia chora
Com a dor que você cospe
E que o sol evapora

Tranque-se e jogue a chave fora

As flores evaporam no seu funeral
Você as fertiliza no fundo do quintal
Elas crescem mais fortes, elas pedem mais mortes,
Morra por elas

Tranque-se e jogue a chave fora

domingo, novembro 28, 2010

Calma? Como?

0
                                                   Fonte: http://kibeloco.com.br/

Rio tenso...

0

sábado, novembro 27, 2010

Governador Pedro Paulo inaugura Ponte do Rio Vila Nova

0

O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, inaugurou, nesta sexta-feira, 26, a Ponte Miguel Pinheiro Borges, na divisa entre Mazagão e Santana, erguida sobre o Rio Vila Nova. Participaram da solenidade prefeitos das cidades beneficiadas pela obra, membros da bancada Federal, estadual, secretários de Estado do Amapá, além de vereadores, imprensa e população em geral. Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao evento.

Em seu pronunciamento, o governador Pedro Paulo Dias de Carvalho fez uma análise sobre a edificação da Ponte, agradeceu sua equipe de técnicos, empresa C.R. Almeida, responsável pela construção da ponte, e forças políticas envolvidas no grandioso projeto.

“A Ponte é um marco na nossa história. Promoverá o turismo, estimulará o desenvolvimento econômico, facilitará o fluxo de veículos no local e movimentará a economia nas regiões de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari”, disse o governador do Amapá.

A conclusão da obra era estimada em dois anos, mas graças ao comprometimento do Governo do Amapá, bancada Federal do Estado e comunidade do Mazagão, os serviços foram concluídos em um ano e quatro meses. O investimento na plataforma foi de R$ 30 milhões, recursos dos Governos Federal e Estadual.

Para a prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso, a ponte do Rio Vila Nova trará desenvolvimento, não só para o município que ela administra, mas para todo o Estado do Amapá. “Esta ponte é fundamental para o escoamento da produção agrícola de todas as localidades a que ela dá acesso. Será um grande estímulo para que nossos parlamentares tragam recursos para a construção da ponte sobre o Rio Matapí, já licitada e que esperamos que seja iniciada em 2011”, afirmou Euricélia Cardoso.

O prefeito do Mazagão, José Carlos Corrêa de Carvalho, foi taxativo “Esperamos 30 anos por este momento. Esta obra significa desenvolvimento para muitas comunidades do Mazagão. A ponte é um marco na história do nosso povo, ela promoverá a integração do Estado, principalmente nos setores pesqueiro, turístico e agrícola. Sem dúvida, está é uma das obras mais grandiosas do Estado, no sentido econômico e social. A nova fotografia do Amapá”, afirmou José Carlos Corrêa de Carvalho.

“Outra novidade é a captação de recursos, em conjunto com nossos deputados federais, para a pavimentação da Rodovia AP 010, no trecho de Mazagão Velho, até a BR 156”, concluiu o prefeito de Mazagão.

Já o vice-prefeito do município de Santana, Carlos Matias, explicou que a Ponte trará comodidade para os cidadãos santanenses que dependiam do uso de balsas, único meio de atravessar o Rio Vila Nova anteriormente.

A solenidade, iniciada ás 19h, contou com execução do Hino Nacional e do Amapá, executados pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) e após os discursos das autoridades presentes, encerrou, às 21h, com queima de fogos e show do cantor amapaense Ramon Frazelli.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

sexta-feira, novembro 26, 2010

André

0
                                                                                        Por Bianca Andrade
Meu amigo André Mont'Alverne, "poetizado" pela minha (e sua) amiga Bia

Em vibrante escarlate
Moldura-se o Az
No quadro das cartas divergentes
E das pinturas intrínsecas
Universo de musicalidade e fragrância
Num quadro paralelo
Letras, canetas, papéis
Para embalar o abstrato do sentir

Não se captou no falar
Embora o que mais atraísse
Fora seu verbalizar
Mas o que se encantou?
Talvez...
O incógnito azul

Poderia ter corrido, fugido
Sem rima, sem som
E mesmo nesse “não estando”
Mesclados de nuances em cinza e preto
Encontrava ali seu refúgio

Mas se ele vinha jocoso
Era um calar apreciativo
Seus olhos fitavam os dele
E quão belos pares eram
Castanhos...
Lindos pares marrons!

Fez-se com sua presença
A sensação do bem, sem mesmo entender
Pincelava em branco sua paz
Em meio ao caos apocalíptico do breu.

E para quem perguntava
A cor da cartilha...
Mesmo fechando os olhos
Via todo o colorido
Suas cores brilhavam por si
Independentes... Livres!

Ele tornou-se uma pintura
Feita com as tintas mais suaves e intensas
Contrastes de bem e mal
De rir e chorar
É... O retrato era real
E como tal, emocionava.

Para sonhar acordada
Era para o quadro dormindo que olhava
Era uma análise inocente e feroz
A mais simples e bonita já vista
E no ápice das sensações... Estagnava
Pois sabia que obras não se tocam
Apenas se contemplam.

COISAS IMPRESCINDÍVEIS QUE AINDA NÃO FORAM INVENTADAS

0
                                                                                  Por Mercedes Gameiro

HORMÔNIO DA TERCEIRA DENTIÇÃO:

Agora que o ser humano está vivendo mais, vai precisar de dentes por mais tempo e não vai querer perder tempo com coisas pre-históricas como dentistas.

SLEEPING-SHAPEKEEPER:

Aparelho que “malha enquanto você dorme”. Você conecta alguns eletrodos e, quando acordar pela manhã, terá corrido 10 km e feito uma hora de pilates ou atividade a escolher. Tudo sem acordar nem para fazer xixi.

WEIRD MOOD TRANSLATOR:

Aparelho que traduz aquela cara estranha que seu marido fez quando você contou seus planos para o fim de semana, ou para a nova decoração da casa. É acionado à menção da frase: “Não…nada…”

CALORIES EVAPORATOR:

Apresentação: Provavelmente um comprimido.

Indicação: ataque de gula.

Posologia: 1 comprimido após a ingestão de um Big Mac, uma coca grande, uma batata grande e um Sunday de chocolate.

Ação do medicamento: Evapora o alimento consumido, permitindo assim que o paciente coma à vontade sem que calorias sejam absorvidas pelo organismo.

DESINTEGRADOR DE CHATOS:

Não preciso explicar isso.

DEMAQUILANTE AUTOMÁTICO:

(encomendado por Carol Garofani).

Parece uma toca de banho, só que maior. Antes de dormir, enquanto você faz o último xixi do dia, coloque a toca cobrindo o rosto e os fones no ouvido. O demaquilante vem com MP3 para você não achar tedioso. Em menos de 2 minutos, a toca demaquilante remove sua maquilagem, tonifica e hidrata sua pele.

A toca demaquilante vem em dois modelos: Before30 e After30. A versão After30 vem com creme anti-age.

MSN BLOCK FOREVER:

Você bloqueia a criatura, e mesmo que ele baixe 300 programas para tentar descobrir, você nunca vai receber um e-mail dele dizendo que acha que você o bloqueou por engano.

Este programa também impede seu computador de adicionar ao MSN, Orkut, MySpace, Facebook, AIM ou seja o que for, pessoas com nomes começados por mais de 1 símbolo, ou contendo as palavras Jesus, te, ama, fofinha, gostoso, pegador, ou diminutivos em geral.

Música de hoje

0
Stereo: Para mim, a melhor banda de rock amapaense.

Que Dissolve - Composição: Patrick Oliveira - Banda stereovitrola

Deixa tudo bem
bem perto de mim

as canetas cores
coletes multicores
do sol....que irradia!
do sol...do início do dia!

Deixa minha pele
se arrepiar de frio
deixa os meus dentes
baterem de emoção

Que dissolve...por mais de 8 horas!
Que dissolve... Timothy Leary e as portas!

As vezes dá vontade
me transportar prum outro mundo
pelo menos por enquanto
energizar o que eu estou vendo

mas não vou
mais me proibir
de dialogar
mesmo estando só!!!

Grupo Pilão apresenta o Show Musical “ENCANTARIA”

0


O Grupo Pilão sobe ao palco no dia 07/12/10, no Centro de Cultura Negra, a partir das 23:00 para apresentar o show musical “ENCANTARIA”, que comemora seus trinta e cinco anos de atividade musical ininterrupta.

Formado por Eduardo Canto, Orivaldo Azevedo, Leonardo Trindade, Juvenal Canto, Bi Trindade e Fernando Canto, o Grupo Pilão se apresenta com a direção musical do Maestro Manoel Cordeiro e uma banda base formada pelos músicos Alan Gomes (contrabaixo), Fabinho (guitarra), Paulinho Queiroga (bateria) e Bibi (sopros).

Encantar significa exercer suposta influência mágica; seduzir; cativar; fascinar; agradar extremamente; provocar irresistível admiração. Para os entendidos em magia, Encantaria é produto da fusão dos cultos amerabas e cristãos e dos elementos da Natureza: Ar, Fogo, Terra e Água.

É com esta proposta de encanto e magia que o show “Encantaria”, será apresentado com um repertório mesclado de canções que já fazem parte do cancioneiro popular, e inéditas que vem sendo ensaiadas há dois meses.

As músicas inéditas que serão apresentadas ao público refletem o trabalho de pesquisa do grupo desde o lançamento de seu último trabalho, o CD Trevelê (1996), e trazem ritmos diversificados: batuque, guarânia, samba, guitarrada, boi bumbá, marabaixo, cacicó, samba-choro e xote.

Desde 1975, quando surgiu no III Festival Amapaense da Canção – FAC, usando o pilão como instrumento musical na música “Geofobia”, de Fernando Canto e Jorge Monteiro, o Grupo Pilão iniciou um percurso de valorização e divulgação da música local que influenciou definitivamente a criação musical do Estado. Nesse período realizou inúmeros shows e gravou três discos e representou o Amapá no Brasil e no exterior.

Tendo sobrevivido por mais de três décadas lutando bravamente em prol da nossa música, sua base de componentes continua a mesma juntamente com as idéias de valorização de nossas coisas, através da pesquisa e da preservação dos valores mais autênticos da cultura amapaense.

A produção executiva do Show “Encantaria” é de Sonia Canto Produções e a direção artística é assinada por Tomé Azevedo.

Serviço:

Local: CENTRO DE CULTURA NEGRA
DATA: 07/12/10 HORA: 23:00H
MESA: R$ 50,00
Informações: 8138-9690/9149-9536

Show Cantiga de Amigos

0

Silvio Carneiro e Yan Fernando encontram-se no Sesc Centro na próxima terça-feira, 30 de novembro, no show Cantiga de Amigos onde interpretam canções consagradas no disco Cantoria 1, gravado em 1984 na Bahia. O show faz parte do Projeto Botequim e traz para o palco músicas de Elomar, Geraldo Azevedo, Xangai e Vital Farias que retratam a vida sertaneja cantada por autênticos nordestinos que traduzem o sertão brasileiro como poucos no show que deu origem ao disco. O sucesso do primeiro lançamento os levou de volta aos palcos para gravar o Cantoria 2, em 1988.

Os músicos- Os dois artistas comungam da mesma paixão por músicas brasileiras e a diferença de idade não impediu as afinidades.

Silvio Carneiro tem 33 anos, nasceu na Paraíba é jornalista e chegou no Amapá em 2005. Tem a música como companhia desde a infância, cresceu ouvindo de clássicos eruditos a populares e aprendeu violão com amigos. Fã de Raul Seixas deixou que o rock entrasse em seu repertório na sua passagem pelo movimento estudantil. Integrou bandas de rock ainda no nordeste, mas a tendência pelo estilo progressista de Raul e Zé Ramalho levou Silvio para as rodadas de violão entre amigos acadêmicos onde fazia imitações de seus ídolos. Além de excelente intérprete, Silvio compõe e depois de alguns anos dedicados ao jornalismo, retornou em 2010 à música com o show “Raul Seixas-21 Anos Sem Luar”. Logo após apresentou no Sesc o “Nordeste Independente” e no Complexo Araxá, “As Aventuras do Maluco Beleza no Reino de Avohai”.

Yan Fernando é um jovem amapaense de 19 anos que descobriu muito cedo a música. Assim como Silvio, Yan cresceu escutando músicas de artistas consagrados e se aventurou primeiro na percussão em festas particulares e ampliou esse conhecimento nas baterias de diversas escolas de samba no Amapá. Yan tenta unir o talento nato ao conhecimento acadêmico. Aos 8 anos entrou na Escola de Música Walkíria Lima mas o tempo dispensado com teorias não estava nos planos do garoto que já queria tocar instrumento. Desistiu, mas ao completar 15 anos retornou à Escola de Música onde decidiu se aperfeiçoar de fato em música estudando violão erudito. Aluno de Beto Oscar, Fabinho Costa e André Pantoja, Yan atuou como tenor na Orquestra Oscar Santos durante dois anos e participou de vários recitais da escola de música. Suas influências musicais vão de Villa Lobos à Paulinho Nogueira, Elomar, Chico Buaque, Belchior, Turíbio Santos e muitos outros. Em 2010 foi convidado por jovens artistas amapaenses para participação em shows, como a exemplo de Rebeca Braga e o próprio Silvio Carneiro.

O Show- Em Cantiga de Amigos a dupla vai interpretar músicas como Sete Cantigas Para Voar, Kukukaya, Ai Que Saudade D’ocê, ABC do Preguiçoso, Saga da Amazônia, Moça Bonita, Arrumação e outras que não fazem parte do repertório do disco, como as de autoria de Renato Teixeira, Almir Sater e Paulinho Pedra Azul. “Podemos definir este show como um resgate da música brasileiríssima de raiz”, fala Silvio.

SERVIÇO:
Show Cantiga de Amigos
Data: 30 de novembro
Local: Sesc Centro
Hora: 22:00
Entrada franca
 
Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação
Mais informações: 8116-6687

quinta-feira, novembro 25, 2010

Oração de hoje

1

Querido Deus!

Até agora meu dia vai bem.

Não perdi minha paciência, não fui sarcástico, rabugento nem chato.

Eu não reclamei, praguejei, gritei ou sai do regime.

Também não coloquei débitos no cartão de crédito.

Mas estou saindo da cama a qualquer minuto e então realmente vou precisar de Sua ajuda.

Amém.

Fonte: http://esquizofasia.blogspot.com/

Princesas Encantadas por Histórias de Mentiras

0

Desde de que a gente tem três anos de idade e consegue entender alguma coisa, começam a contar uma mentira deslavada e cruel, que habita muitas estórias infantis: o mito do príncipe encantado. Quem não passou horas na cama ouvindo a mãe, o pai ou a avô narrar a triste vida da gata borralheira? A pobre submissa e explorada, que vivia na faxina, sem final de semana, sem um cineminha ou uma distração?

Mas um belo dia, eis que toda esta tortura é transformada magicamente em felicidade, com a chegada do príncipe encantado, que ainda por cima era herdeiro do trono. Ou seja, tudo em sua vidinha medíocre muda da água pro vinho. Ou melhor, do farrapo pra seda pura.

Primeiro aparece uma fada madrinha, do nada, e a deixa linda de morrer para o baile.

Depois, cheia de auto-estima e segurança, ela manda a patroa e as mocréias das filhas dela catarem coquinho no mato. Tudo isso por que dançou uma valsa com o príncipe durante alguns minutos numa noite estrelada. Ah! Claro, outro detalhe importante: graças ao seu pé 35, que coube no sapatinho de cristal, o príncipe se apaixona por ela. Fala sério! Se um dia eu tiver uma filha, vou esconder estas estórias dela como se fosse uma arma carregada.

É claro que hoje em dia o repertório de livros anda muito mais vasto e criativo, graças a Deus e a autores infantis maravilhosos. Mas quem tem mais de 30 anos não teve acesso a tantas opções, e sabe que todas estas estórias só terminavam quando chegava a hora do casamento perfeito, seguido da felicidade eterna.

É incrível como ninguém se dá conta, mas isso grudou no inconsciente das mulheres de uma maneira que me dá medo. Toda hora eu escuto queixas de princesas desapontadas com os príncipes das suas vidas. E não são princesas com 5 ou 6 anos de idade, não. Elas são advogadas, administradoras, bancárias, mulheres entre 25 e 45 anos, independentes e analisadas. É claro que se você perguntar a qualquer uma delas se está procurando um príncipe, todas dirão que não, que eles não existem. Mas experimente pedir que façam uma lista de tudo o que esperam de um homem. Pronto!

Troque o carro zero por um cavalo branco e você terá a descrição perfeita de um. Não tem jeito. Fizeram uma lavagem cerebral na gente. A crença de que a vida vai ser tudo que sonhamos a partir do momento em que somos amadas por um homem perfeito é tão introjetada na mente feminina, que já se tornou um paradigma. E paradigma é assim mesmo: ninguém percebe que está dentro dele, a não ser que saia. Como um peixe dentro de um aquário, que pensa que o mundo está submerso. Simples assim.

As mulheres precisam formatar seus HDs, reprogramar suas visões e suas expectativas de uma vida inteira se quiserem ser felizes. Só isso.Mas vamos voltar às análises: Branca de Neve agora. Essa já desde pequena tinha uma relação barra pesadíssima com a mãe, que na verdade se dizia sua madrasta. Aquela inveja tão cruel revela, na verdade, muito mais coisas que nem vale entrar em detalhes aqui. Freud explicaria tudinho fácil, fácil. O problema é levar mães pra fazer análise. Ainda mais uma narcisa e psicótica que falava com o próprio espelho.

Quanto botox, quanta plástica pra nada. Tudo em vão, pois a Branca de Neve era muito mais bonita. E o que era ainda pior: mais jovem, e com a vida inteira pela frente pra conhecer um príncipe.Com uma mãe assim, o jeito era sair de casa mesmo. Se lançar a própria sorte, sem grana pro aluguel, sem conhecer a cidade, no caso, a floresta.

(Pra quem não sabe, sempre que tem floresta numa estória, ela simboliza o desconhecido, algo a ser descoberto, desvendado. Pode ser até mesmo dentro da gente. Normalmente é.)

No caso aqui, a Branca de Neve não teve propriamente iniciativa, mas foi impelida a tomar uma atitude, já que do contrário o lenhador a mataria, lembra? Ok, mas mesmo assim vamos dar um voto a ela, pois comparada à Cinderela, até que a bichinha foi bem corajosa. Tá certo que depois ela foi paparicada até dizer chega pelos sete anões.

Detalhe: todos baixinhos, gordinhos, com cara de vovô. Ou seja, a estória já separa bem: pra amigos eles serviam. Agora pra namorar, nem pensar! Todos eles eram caras legais, simpáticos, trabalhadores e educados, mas Branca de Neve estava em busca do Príncipe Encantado.Logo não deu mole pra nenhum deles. E foi justo quando ela comeu a tal maçã envenenada, quando tudo parecia ter um final trágico, o Príncipe Salvador de Destinos aparece para livrá-la de todo o veneno da madrasta, de todo o tédio da floresta e de uma vida inteira sem emoção nem aventuras. Daqui pra frente, a gente já sabe: eles se casaram e vivem felizes para sempre.

Agora eu pergunto: quem garante isso? Quero provas. Fotos da Branca de Neve depois de 2 filhos e 10 anos de casamento. Ninguém tem, né? Claro! Pra mim, a pior estória de todas, a campeã dos absurdos, aquela que deve ter feito mais vítimas das suas fantasias é a da Bela Adormecida.

A coitada nem vida teve antes que o príncipe beijasse seus lábios e a despertasse. Nem amigos bacanas tipo os sete anões, nadinha. Ela vivia presa num castelo, passando o tempo a fiar numa roca onde acabou furando o dedo, e sendo amaldiçoada a dormir por séculos. Ora bolas, o que é um sono desses, se não a própria morte?

Gente, pensa bem: o príncipe ressuscitou a pobrezinha, é mole? Quanto poder tinha esse homem? Antes dele, ela estava morta! Alguém tem alguma dúvida disso? Claro que antes do beijo ele lutou contra uns dragões imensos e botou todos pra correr. Afinal, príncipe que se preze tem que ser lindo, romântico e corajoso.

É por isso que eu digo: não existe sacanagem maior com uma mulher do que contar esta mentirada toda quando ela é criança. Depois crescemos e precisamos nos deparar com realidades que só acreditamos mesmo por que acontecem com a gente. Caso contrário, diríamos que é estória pra boi dormir.Mas uma coisa é certa: cedo ou tarde, antes ou depois de arrastar muita corrente, durante ou depois de muita análise, com 20 anos se for um prodígio de esperteza, com 30 se for bem observadora ou só aos 40 se for muito ingênua, você vai descobrir que:

1. Príncipes são de carne e osso e andam mais medrosos do que nunca. Medos todos idênticos aos nossos: de perder o emprego, de não ser promovido, de ser assaltado, de não ser amado, do dinheiro acabar antes do final do mês...Enfim, a lista é mais longa do que As Mil e Uma Noites.

2. Um namorado muito bonito pode dar bastante dor de cabeça, principalmente se ele tiver plena noção disso.

3. Um amor de verdade pode sim mudar a vida da gente pra melhor, principalmente se no enredo sobrar respeito, admiração, confiança, intimidade e cumplicidade. Construir uma relação assim que é uma tarefa pra herói, só que feita a dois.

4. A vida e a felicidade não começam quando você conhece um homem. Na verdade, elas podem até terminar exatamente aí, dependendo de quem ele seja. É bom ficar de olhos bem abertos.

Agora, independente de quem VOCÊ seja, como mulher, tem um compromisso intransferível consigo mesma: começar a ser feliz já, tendo ou não encontrado o homem da sua vida. Até por que não existe ímã mais poderoso pra atrair amores, empregos, sucesso e amigos do que a felicidade e o bom humor. E da próxima vez que você encontrar um livro de fábulas como esses que a gente conhece tão bem, mande pra mim.

Estou juntando tudo pra fazer uma fogueira em praça pública. Aliás, se há 40 anos as feministas tivessem queimado todos eles em vez daqueles sutiãs, hoje estaríamos contando estórias bem diferentes para os nossos analistas.

Texto: Luciana Von Borries

Fonte: FaRoFa

Devaneio da madruga

0

Mário Quintana dizia que "amar é mudar a alma de casa", será? Para mim, a ultra-sensibilidade do velho escritor é um exagero. Mas que eu sou fã dele, ah eu sou. Exageros literários a parte, acho legal o velho e bom “chamêgo” e atenção. É melhor do que parecer desinteressado e sufocar sentimentos ou sensações.

Às vezes quem você ama faz ou fala alguma coisa que não é legal para seu marido, esposa, namorado, namorada e afins. Pode parecer inofensivo, mas também pode causar seqüelas graves. Tais atitudes corriqueiras podem ser porque você esqueceu uma data, ou porque não ligou o dia inteiro, ou porque ligou o dia inteiro, ou porque passa tempo demais na internet, ou com fones nos ouvidos, desligado de você, enfim, uma série de pequenas armadilhas do cotidiano íntimo.

Calma lá, a coisa não é tão séria assim. Só reflito sobre aqueles dias em que você precisa receber mais atenção ou dar mais atenção.

Já são uma hora da madruga e meu devaneio é vencido pelo sono. Como dizia Cazuza: “às vezes te odeio por quase um segundo, depois te amo mais”, sem sombra de dúvida.

Só tenho certeza de uma coisa, vou acordar com uma saudade incontrolável de ti e pensar: “o que farei hoje para deixá-la feliz?”

quarta-feira, novembro 24, 2010

Hemoap comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário

0
Hemoap - Foto: Gilmar Nascimento

Nesta quinta-feira, 25 de novembro, é celebrado o dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Amapá (Hemoap) comemora a data dando continuidade a “Semana de Doação de Sangue”, iniciada na última segunda-feira, 22. Com a programação, o Hemoap visa sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter um estoque preventivo de sangue no período dos festejos e férias de final de ano.

A doação de sangue é um ato voluntário. Ao doar, o indivíduo não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas 12h.

A assistente social do Hemoap, Maria Doralice Guedes, explica que, como a campanha é nacional, a Semana de Doação de Sangue encerrará na próxima sexta-feira, 26. Mas segundo ela, o Hemocentro continuará suas atividades para abastecer o Banco de Sangue para as festas de fim de ano.

Doralice Guedes afirmou que, em 2009, o Hemoap captou 7.600 novos candidatos à doação de sangue, totalizando 59.000 cadastros de doação de sangue em todo Estado, mas somente 14% eram doadores fieis. “Existem hoje no Estado 65 mil e 800 doadores de sangue cadastrados, sendo que deste total apenas 20% são doadores assíduos. Por isso é necessário o empenho de todos para que o estoque de sangue atenda a demanda dos hospitais”, explica a assistente social.

Requisitos para ser um doador voluntário

Para se tornar um doador voluntário, é preciso ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 Kg, estar em bom estado de saúde, ter comportamento sexual seguro, estar bem alimentado e não ter gripado nos últimos 15 dias. Além de apresentar um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de motorista ou Carteira de Trabalho) e CPF.

Segundo Doralice Guedes, após a doação, a bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes: hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação, que em seguida são levados para serem armazenados até que sua utilização seja necessária.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são coletadas por ano em média 3,5 milhões de bolsas de sangue no Brasil. Para que o serviço atue com regularidade é preciso que pelo menos 3% a 5% da população doem sangue regularmente. No entanto, dados da OMS mostram que somente 1,8% da população brasileira doa sangue.

“O Hemoap agradece a todas as pessoas que se solidarizam com a missão do Hemocentro, que é salvar vidas. Pedimos a toda comunidade amapaense, que se enquadram no perfil o doador, a doarem sangue. Precisaremos de muito sangue neste final de ano, por conta das festas, período que ocorrem muitos acidentes em Macapá e no interior do Estado”, assinalou Doralice Guedes.

Serviço:

O Hemoap funciona de segunda a sexta, de 7h às 12h30 e fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, no centro de Macapá.
Contato: (96) 3212-6139 - Ramal: 216

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

1º Desafio Internacional de Tênis de Mesa Amapá x Pará x Guiana Francesa

0

Acontecerá nos dias 25 a 28/11 em Macapá, o Primeiro Desafio Internacional de Tênis de Mesa, além dos atletas amapaenses, este desafio contará com os nossos vizinhos paraenses e com atletas da Guiana Francesa. Tendo como objetivos principais a integração entre os países, interação entre os atletas e o desenvolvimento do esporte na região.

O ponto alto do evento, será a partida exibição que acontecerá entre Hugo Hoyama e Israel Barreto no dia 25 as 19:00 h.

O nacionalmente conhecido; Hugo Hoyama é o recordista brasileiro de medalhas em Pan-Americanos , com nove medalhas de ouro, uma a mais que Gustavo Borges da natação, e o manauara Israel Barreto, é o melhor atleta do Norte e campeão brasileiro de 2009. Israel inclusive já está em Macapá, visitou o nosso CT, deu técnicas aos jovens atletas amapaenses e aproveitou para conhecer alguns pontos turísticos.

O Amapá através da sua seleção Sub-15 jogará contra a Guiana Francesa representando a Seleção Brasileira principal, será um fato marcante para o tênis de mesa amapaense, que objetiva cada vez mais figurar entre os melhores do Brasil.


A cerimônia de abertura será dia 25/11 às 18 horas e logo após algumas apresentações locais teremos a tão aguardada partida entre Hugo Hoyama e Israel Barreto.

Programação Completa:
25/11 – a partir de 08:30 as 12:40h – Competição de Equipes sub-15 Seleções Nacionais.
25/11 – 18:00h – Abertura Oficial do Evento.
25/11 – 18:20h – Apresentação Artística.
25/11 – 18:40h – Jogo Exibição.
25/11 – 19:30h – Final - Competição de Equipes sub-15 Seleções Nacionais.
26/11 – 09:00 as 12:00h – Workshop.
26/11 –14:30 as 20:00h - Competição de Equipes e Individual.
26/11 – 20:20h – Congresso Técnico.
27/11 – 08:00 as 12:30h e das 14:30 as 19:30h - Competição Equipes e Individual.
28/11 –09:00 as 11:30h - Competição Individual.
28/11 – 12:00h Cerimônia de Premiação.

Mais informações sobre o evento nos endereços eletrônicos:


E com os coordenadores do evento:

Joel Gonçalves: (96) 9902-5383/8136-6191
Alan Marcus: (96) 9963-005/8133-0126

Convidamos a todos os leitores deste blog a comparecerem nesse grande evento e aproveitar para torcer pelo Amapá, torcer pelo Brasil.

Entrada Franca!

Parabéns Paula Fernanda, eu amo você!!

0
Paula Fernanda Pimentel Tavares

Hoje é aniversário da minha prima, Paula Fernanda Pimentel Tavares. A nossa “Paula”, que hoje completa 26 anos, é a segunda neta da minha avó Peró, em ordem cronológica. Ela é a filha mais velha do meu tio, Paulo Penha Tavares, irmão caçula do meu saudoso pai.

A Paula é uma linda morena, de temperamento forte, grande coração e boa índole. Minha prima é observadora, sensível e franca. Talvez, por nossos laços familiares, ela pareça muito comigo.

Paula, és uma espécie de irmã mais nova que tenho, muito mais que uma prima, é uma amiga. Parabéns querida, eu amo você. Felicidades, hoje e sempre!