Seguidores

sábado, junho 30, 2012

Aviso de desligamento CEA – zona norte de Macapá

0

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informa que haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica na zona norte de Macapá, no domingo, dia 1º, das 8h às 12h, nos bairros Pacoval, São Lazaro, Renascer 1 e 2, Vitória do Renascer, Pantanal, Jardim Felicidade 1 e 2 ,Novo Horizonte 1 e 2, Ipê e CURIAU.

A Direção da CEA pede desculpas pelo transtorno e informa que os desligamentos são necessários para realizar troca de condutores e divisão de circuitos na rede de alta tensão para melhorar o serviço de fornecimento de energia aos consumidores.

A Diretoria

Assessoria de Comunicação

Os 10 anos do Penta

1

Há 10 anos, em 30 de junho de 2002, em Yokohama, no Japão, o Brasil conquistou o Pentacampeonato mundial de Futebol. Naquela manhã de domingo, a nossa seleção venceu a Alemanha por 2 a 0, com 2 gols do Ronaldo Fenômeno. O torneio que foi o primeiro sediado por dois países e aconteceu durante nossas manhãs e madrugadas. E ainda bebíamos nestes horários, claro!

O time que jogou a final era formado por: Marcos, Lúcio, Roque Jr. e Edmilson; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos; Ronaldo e Rivaldo. Entraram ainda Denilson e Juninho Paulista. Luiz Felipe Scolari era o técnico.

Do elenco campeão, já penduraram as chuteiras Cafu, Roque Júnior, Ronaldo, Denílson, Vampeta, Juninho Paulista, Júnior, Edílson, Luizão, Belletti e Marcos. 

Ainda na ativa estão Lúcio (Inter de Milão-Itália), Edmílson (Ceará), Roberto Carlos (Anzhi – Rússia), Ricardinho (Bahia), Rivaldo (sem clube), Anderson Polga (Sporting-Portugal), Kléberson (Flamengo),Gilberto Silva (Grêmio), Rogério Ceni (São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Kaká (Real Madrid) e Dida (Portuguesa).

Na manhã do título, estávamos na casa da tia Tatá, a beira da piscina. Foi muito firme! Bons tempos aqueles! Meu obrigado a todos os heróis daquela seleção. Aquele momento está guardado na memória e no coração!

Elton Tavares

Final de semana

0
Alegria total!

A história nada louca do dia 30...

0

Estava eu novamente mexendo na Wikipédia, a nova mãe dos burros, quando resolvi dar uma olhada no que aconteceu no dia 30 de junho na História.

Resumidamente, apresentaram a Bandeira de Portugal, nasceu o Mike Tyson e o Ralf Schumacher e na mesma data morreu o médium Chico Xavier.

O que mais chamou a atenção mesmo foi que a Seleção Brasileira de Futebol venceu a Copa, em 2002, e sagrou-se a primeira Pentacampeã do mundo.

É engraçado como tudo se encaixa: estamos a um dia do final da Eurocopa, loucos para assistir Itália e Espanha e completamente desacreditados na seleção canarinho.

Também pudera. Nosso maior ópio foi jogada às traças e acredito que nem os urubus ficaram muito afim da carniça. Ou alguém ainda acredita na Seleção?

Cara, num sei dizer quando começou, mas o negócio anda muito feio para os representantes da camisa amarela (e que horror de blusa!). Se Deus é brasileiro, deve ter tirado férias e colocado aquela mala sem alça e sem rodinhas para dirigir (mal) os meninos do Brasil.

De quem é a culpa? Sei lá... só sei que a nossa seleção vai levar uma peia daquelas em 2014... e vai ser muito bem feito!

Ou você acha mesmo que o Brasil passa por qualquer um desses times da Eurocopa? Tolinho...

Darth J.Vader

Findando junho

0

CERVEJA: Levando a paz para todos

0


                                            Afinal, ninguém faz amigos bebendo Leite...


Fonte: atropelavelha.blogspot.com

Banda Los Porongas em Macapá

0
Banda volta a sua região de origem em projeto patrocinado pelo Banco da Amazônia

No dia 29 de junho, a banda acreana LOS PORONGAS inicia uma turnê por sete cidades da Amazônia Brasileira. Os shows acontecem em Belém, Macapá, Rio Branco, Brasiléia, Porto Velho, Manaus e Boa Vista. A turnê faz parte da divulgação do álbum “O Segundo Depois do Silêncio”.

 “O projeto representa além de um sonho antigo, a oportunidade de incentivar e registrar a movimentação cultural da Região Norte do país. Iremos voltar a lugares onde já tocamos e conhecemos o público, como é o caso de Belém, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista; além de conhecer novos públicos como os de Macapá e Manaus”, afirma o vocalista Diogo Soares.

Em Macapá, os Los Porongas se apresenta dia 30 (sábado) no Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço, localizado na Av. Fab em frente à pediatria. A programação inicia às 20h, com entrada a R$ 10 (meia), com a participação das bandas amapaenses Vila Vintém e Tem Deck?.

Os ingressos poderão ser adquiridos no hall do CDC Azevedo Picanço no horário comercial. A Tour Norte do Los Porongas em Macapá conta com o apoio da Casa Fora do Eixo Amapá, Produtora Curupira Vampiro e Agência InTenda.

Tour Norte

A “Tour Norte” é patrocinada pelo Banco da Amazônia através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura. Idealizado pela banda, o projeto tem como objetivos: fazer um mapa da produção musical jovem e urbana na Amazônia, permitindo a visualização e difusão dos movimentos que acontecem no Norte do Brasil.

Os shows acontecem em formato de um mini festival, com apresentação da banda Los Porongas e de atrações locais. Em cada cidade, coletivos culturais e produtoras locais ficam encarregadas da produção e do registro de imagens que farão parte de um documentário, a ser lançado em breve.

O público poderá conferir as novidades, fotos, vídeos e depoimentos, através do site www.losporongas.com.br .

Programação “Tour Norte”:

29/06- Belém
Hotel Gold Mar

30/06- Macapá
Centro de Difusão Cultural Azevedo Picanço

07/07- Brasiléia
Clube Flores

08/07- Rio Branco
Concha Acústica

20/07- Porto Velho
Teatro Um do Sesc

21/07- Porto Velho
Pioneiros Pub

10/08- Boa Vista
Antique Pub

11/08- Manaus
Arte e Fato
  
SOBRE O LOS PORONGAS:

Formado por Diogo Soares (vocal), Carlos Gadelha (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol ( bateria e percussão ). Com residência fixa em São Paulo, o Los Porongas é considerado pela crítica como uma das referências quando o assunto é a nova canção brasileira no rock nacional.

Vale conferir o cd: htpp://losporongas.com.br

Twitter da banda: htpp://twitter.com/losporongas

PS: A foto do mei tá muito grande? Diminuo? Essa será a nossa newsletter.
-- 

Karen Pimenta
(96) 8127-8495/ 3225-1281
@karenpimenta_
skype: karenpalafita
msn: karensantospimenta@hotmail.com

Coletivo Palafita | Ponto Fora do Eixo - Macapá (AP)

Forrock

0
3

sexta-feira, junho 29, 2012

O Festival Folclórico de Parintins - e a verdade sobre ele

0

O Festival Folclórico de Parintins está em sua 47º edição. São três noites em que os bois Caprichoso e Garantido duelam no Bumbódromo, lá naquela cidade pertinho do Pará.

Eis que, no Amazonas, a festa é esperada por pelo menos seis meses e isso tem uma razão bem lógica. O espetáculo é simplesmente fantástico e nada mais nos orgulha do que ver as peripécias do caboclo montando toda uma estória em um local fechado.

Como os carros não passeiam pela Avenida, como no Carnaval, os movimentos tem de ser feitos ali mesmo, na bucha, na frente de trocentas milhões de pessoas.

Toda a imprensa manauara enviou repórteres para lá e você pode acompanhar, em tempo real, toda a movimentação antes, durante e depois, e ainda pode rever tudo se quiser.

A festa é tão louca que as redes de televisão se batiam para ver quem transmitia.

E foi aí que deu merda. A retransmissora atual resolveu, simplesmente, transmitir somente a primeira noite para todo o Brasil, deixando nós, os meros mortais, a 'graça' de assistir tudo repetido, nas três noites.

Para chegar a este extremo, é claro que a TV percebeu que a farra do boi só dá Ibope para o Amazonas, no máximo na região Norte. E como eles nos consideram tudo índio, acharam (penso eu) simplesmente não valer a pena mostrar a caboclada dando show - aquele mesmo cujo Carnaval é doido para copiar, e não consegue...

Darth J. Vader

*Darth J. Vader é jornalista manauara e valoriza a Cultura de seu Estado. 

LIVEIRA LANÇA “CAMINHOS DE RIO...”

0

O poeta Luiz Fernando Liveira lança hoje, às 19h00, no Restaurante Flora, localizado no Igarapé da Fortaleza, município de Santana, o seu primeiro livro, “Caminhos de Rio...”.  A obra traz o Apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá, da Fundação Tancredo Neves, do Governo do Estado do Pará e de outras empresas. Tem quase 400 páginas e é ilustrada por diversos artistas. É apresentada por Nilson Chaves, Fernando César e Fernando Canto. Será comercializada em diversas bancas de jornal e livrarias de Macapá e Santana. A coluna deseja votos de sucesso ao autor.

MARINHEIRO-POETA

O marinheiro Luiz Fernando traz em seu navio-viajante o fado de ser poeta.

Seu livro de poemas abarca, antes de tudo, uma paixão inebriada pela Amazônia e pela sua geografia inconclusa de tantos lugares pelos quais aporta e cultiva um “Jardim do Coração”, local que diz ser “Ideal para a flor do amor.”

E esse amor não existe apenas na feitura dos versos, mas também na paixão que se espraia pela divulgação em seu site e agora por este trabalho da região amazônica, ainda tão desconhecida da maioria dos brasileiros. Nesse processo está contido o “Dever de proteger e declamar os encantos da Mãe-Hileia”, sendo esse o seu talento.

Liveira é um exímio observador da natureza da região. Muito do que diz nos seus textos advém de um olhar perscrutador que transfere para dentro de si, através das “Inexternitudes”, termo criado por ele para explicar metaforicamente seus sentimentos. Porém, é em função de suas inquietações que o autor encara a realidade como se fosse um cipoal de difícil penetração – o mundo a lhe provocar desafios, a sociedade a lhe instigar uma porfia, um duelo constante para que possa realizar seus sonhos e seus projetos sociais pela Amazônia.

Creio que sua preocupação serve de fulcro para tal aventura poética, pois sua poesia tem uma relação direta com a deidade, e sua fé pulsa constantemente ao meio dos versos.

Para um poeta-marinheiro como Liveira o jogo da angústia está em chegar. Chegar aos mais recônditos lugares: cidades, vilas, paragens com seus nomes de origem indígena ou não, e cheios de histórias características, onde está sempre presente o sentimento amor por ele experimentado.

Além disso, ao sentido da observação cabe o olhar ao alto, lá onde passam as constelações que guiavam os primeiros marinheiros exploradores. Além do sentimento telúrico expresso com nitidez, percebe-se em seus versos o orgulho patriótico e o respeito pelos ícones-criadores/retratadores da cultura regional que ele tanto admira.

Ao poeta cabem muitos olhares, dons e dádivas que lhes permite prever e crer. E neste trabalho o poeta não poderia esquecer-se de notar as mudanças que encontra nos lugares por onde andou e de ser incisivo com seus questionamentos, como em “Jari”, quando escreve: ”Caminhando teus curvos caminhos/ Vejo o progresso vir, imponente,/ Transportando riquezas e espinhos,/ O progresso vale a pena, realmente?”. Os poemas do marinheiro-poeta têm versos de um poeta-marinheiro experimentado que cumpre sua missão de educar pela poesia.

Liveira dá aos seus leitores o bônus de se deleitarem com as viagens feitas por ele, nesse trabalho que considero pedagógico e eivado de amor pelo povo da Amazônia e seus encantos. (Fernando Canto)

MP denuncia Moisés Souza e mais quatro pessoas por contrato superfaturado

0

A Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá denunciou, nesta sexta-feira (29), os deputados Moisés Souza e Edinho Duarte pela contratação irregular de uma empresa para digitalização de documentos da Assembléia Legislativa.

De acordo com a Ação, em maio de 2011, o secretário de Administração da Assembleia Legislativa do Amapá, Ednardo Tavares de Souza, encaminhou ao presidente da Casa de Leis, deputado Moisés Souza, o Memorando 026/2011, em que sugeria a implementação do processo de digitalização de todo o ativo e passivo documental da Assembleia Legislativa, sendo aproximadamente oito milhões e quinhentas mil páginas a serem digitalizadas.

“Em face disso, a Assembléia Legislativa por meio de seu presidente, resolveu instaurar procedimento licitatório para esta demanda, na modalidade de pregão, saindo vencedora a empresa INFOMANAGER LTDA, representada por Rita de Cassia. Tudo estaria correto, não fossem as várias irregularidades/ilegalidades ocorridas antes, durante e após o Pregão 010/2011-AL/AP”, consta na ação.

O Ministério Público encontrou indícios de direcionamento da licitação e superfaturamento no contrato, de mais de R$ 7 milhões. A acusação inclui, além de fraude à licitação para todos os denunciados, a de formação de quadrilha para ambos os deputados, e para o secretário finanças e para o pregoeiro.

Também foram denunciados na ação, o secretário de finanças da Assembleia Legislativa, Edmundo Tork, que teria facilitado, de qualquer forma, para a incorporação de patrimônio da empresa INFOMANAGER LTDA de verbas do acervo patrimonial da Assembleia Legislativa do Amapá, e o pregoeiro Janiery Everton, que segundo o MP-AP, contribuiu diretamente para dar aparência de legalidade ao procedimento licitatório, apesar de tê-lo direcionado para que apenas a empresa INFOMANAGER LTDA fosse a vencedora do certame, para, mais tarde, permitir a contratação por um preço com superfaturamento.

O mesmo contrato já havia sido objeto de ação de improbidade que tramita no Tribunal de Justiça desde o início deste mês.

O Ministério Público do Amapá requer a imposição aos denunciados Moisés Souza, Edinho Duarte, Edmundo Tork e Janiery Everton de medida cautelar de afastamento da função pública e proibição de frequentarem o âmbito da Assembleia Legislativa, nos mesmos termos da decisão proferida nos autos n. 0000933-95.2012.8.03.000, com fundamento no art. 319 do Código de Processo Penal.

SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616. Email: asscom@mp.ap.gov.br

O vereador de Macapá, a Semana Municipal do melody e a imbecilidade.

14

Assumir preconceitos é osso, eu já disse aqui que sou “pregofóbico” (não suporto bacacas, pregos, idiotas e etc.) e intransigente quando o assunto é música. Sei que é politicamente errado julgar as pessoas e suas preferências. Ok. Mas daí concordar com a disseminação de entalado de mau gosto, vereança imbecil e leis de merda é demais. 

Vamos por partes. Em nosso Estado, a mídia auditiva dominante é o Tecno Brega, o tal “Melody”. A batida nos dá a impressão que estão tocando a mesma música. A musicalidade é de gosto duvidoso e foi importada, como várias outras coisas, do Pará. Entretanto, faz mais sucesso do que a dita Música Popular Amapaense (MPA) ou o Marabaixo, que são genuínas da nossa cultura. 

Hoje (29), soube que um iluminado vereador de Macapá propôs a criação da “Semana Municipal do Melody”, que, se a loucura for aprovada, será celebrada anualmente, na primeira quinzena do mês de junho. 

A argumentação do autor da infeliz proposta é: “buscar o fortalecimento da cidadania por meio da música e de atividades culturais que constituem um instrumento privilegiado no processo de formação e transformação dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, é também importante ferramenta de inclusão social aos envolvidos com o Melody”. 

Como assim? A nossa capital tem tantos problemas e os vereadores poderiam se preocupar com tanta coisa mais importante. Aí aparece um cara e apresenta um Projeto de Lei destes. É como dizem: “seria cômico, se não fosse trágico”. 

Tudo bem que o grau de escolaridade, viagens, livros e o meio forjam nossa percepção de Cultura. Não culpo os que não sabem discernir o que lhe é imposto pelo voraz mercado fonográfico. Mas e o pessoal que é letrado, viajado? Com mandato então, esses que deveriam fazer algo. 

Não possuo conhecimento amplo sobre música, tudo que digo ou escrevo é baseado nos meus achismos e experiências de vida. Mas Melody é som medíocre, com letras infames, versos clichês e sonoridade repetitiva. 

Os que se dizem “ecléticos” (pessoas sem senso crítico musical ou opinião formada sobre música) irão adorar essa lei de merda. Aliás, eles são falsos liberais, que pregam a “gentebonisse” e no fundo são homofóbicos, racistas, xenófobos, etc. É, pequenas coisas fazem falta para muitos e eles nem percebem. 

Muitos já disseram que isso é uma limitação minha, se for, amo tais limites. Outros me chamam de preconceituoso, não acho. Na verdade, brinco e afirmo que o que tenho é conceito, isso sim. Afinal, se eu gostasse de Brega, Pagode e Sertanejo, universitário ou não, seria “eclético” (desculpa recorrente do mau gosto musical de 9 entre 10 amapaenses). 

Se você leu este texto e achou arrogante, é por que também está nesta esteira de montagem de babacas. Senão, está no mínimo rindo. Por fim, deixo claro que não tenho preconceito musical. O que tenho é conceito mesmo. Bom fim de semana pra vocês. 

Elton Tavares

Radialista Mução é preso em Fortaleza acusado de pedofilia

1

O humorista e radialista Mução foi preso acusado de divulgação de pornografia infantil na internet na manhã desta quinta-feira (28), no bairro de Meireles, em Fortaleza, no Ceará, onde mora atualmente. A prisão foi desencadeada pela Operação Dirty-Net, da Polícia Federal, que é de caráter nacional.

A Polícia Federal apreendeu tablets, HDs e notebooks para maiores investigações. Se o crime for comprovado nos materiais, o apresentador permanecerá preso em Fortaleza. Se não, será encaminhado ao Recife, onde começaram as investigações. A previsão da PF é que a conclusão seja divulgada ainda nesta quinta-feira.

A prisão temporária de Mução, Rodrigo Vieira Emerenciano, é de cinco dias, podendo ser prorrogada. Segundo a PF, no entanto, devido às provas já obtidas em e-mails e no cruzamento de informações durante as investigações, iniciadas em dezembro, pode mudar para preventiva.

A produção do programa A Hora do Mução, apresentado pelo humorista, negou a informação nesta manhã, afirmando que o programa será transmitido normalmente de Fortaleza nesta quinta-feira, às 17h. A página de Mução no Twitter, @mucaoaovivo, chegou a ser atualizada na manhã desta quinta-feira (28), com as frases Bom dia pra você que acordou com um gosto de maçaneta de banheiro químico na boca, Bom dia pra você que está passando limão no sovaco de uma Miss e Bom dia pra você que está mais atrasado que morte do Niemeyer.

Rodrigo Vieira Emerenciano é filho da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira, que ocupou o cargo por cerca de 11 meses, sendo demitida pelo desgaste da sua imagem na disputa do órgão com a Petrobras envolvendo o recolhimento de impostos na estatal.

O número de presos na Operação Dirty-Net já chega a 10 em 11 estados e no Distrito Federal. As investigações começaram em 2011, pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. Segundo a PF, integrantes do grupo trocavam arquivos contendo cenas degradantes de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual.

Teste do baphômetro

0

Se você até fez biquinho e imaginou seu posicionamento quanto aos limites alcoólicos antes de pegar no volante, trate de se desarmar, os baphos deste contexto se referem à fofocas ou sob nova roupagem "bapheenhos".

Os baphos existem desde que o mundo é mundo e independente da força que fizermos para combatê-los, de algum modo sempre estarão inseridos em todo o tipo de conversa. 

Todavia, como todos os excessos, esse tipo de coisa cansa.

Tem pessoas que não vivem sem um bapho, porque de certa maneira (ou totalmente errada) saber sobre a vida alheia é tão necessário quanto o oxigênio.

Cuidar das próprias atitudes requer o mínimo de caráter, que infelizmente os viciados nessa prática não dispõem.
  
O mais lamentável é que dificilmente os baphos beneficiem de fato os envolvidos. 

Acredito que esse termo novo caiu como uma luva, porque "bapho" fede. 

Agora para fazer um teste do baphômetro eficaz, experimente contar algo nada interessante, mas com um tom envolvente e conclua com um sonoro "isso fica entre nós" ou ainda "em off tá?".

Hellen Cortezolli

Papo de rocha

0

Raspa do Liu Kang

0

Projeto Vamos Comer Teatro inicia suas atividades

1


O Projeto Vamos Comer Teatro do SESC Amapá estará iniciando suas atividades no dia 05 de julho, com o espetáculo Cabaret Anjos Em Crise.Com do Grupo Teatral Amapaense Desclassificáveis.

O Projeto já está partindo para a sua quinta edição consecutiva, e vem promovendo espetáculos de grupos de teatro, dança e circo, do estado do Amapá. É sobretudo um projeto de olho no fomento de novos fazeres culturais. O projeto acontece no Teatro Porão do SESC Araxá, oportunizando grupos ou Companhias, que numa relação de parceria, torna-se real o desejo de expor seus trabalhos em forma de temporadas.

Ascom/Sesc/AP

quinta-feira, junho 28, 2012

Governador Camilo Capiberibe inaugura Siac Super Fácil no município de Calçoene

1

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quinta-feira, 28, mais uma unidade do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) - Super Fácil. Desta vez, o município contemplado foi Calçoene. A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios.

A medida beneficiará nove mil cidadãos que moram na cidade, que não precisarão se deslocar até Macapá para obter os diversos atendimentos que o órgão disponibiliza na capital.

De acordo com o diretor-presidente do Siac, Dário Nascimento, a ação foi executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Calçoene, que reformou o antigo Hotel de Trânsito do Governo Estadual e adequou o prédio onde funcionará o Super Fácil. A Prefeitura também cedeu 10 servidores, que foram capacitados pelo Estado, para realizarem os atendimentos no Siac.

O diretor também explicou que o custo mensal do Estado com a nova unidade é de R$ 14 mil ao mês, montante que pagará as gratificações para os funcionários municipais cedidos ao Siac, além do investimento de R$ 33 mil em móveis e aparelhamento do órgão. Essa é a 9º unidade do Super Fácil no Amapá.

A prefeita de Calçoene, Maria Lucimar Lima, destacou que o município está melhorando sua infraestrutura graças à parceria com o Estado. Ela enfatizou que o governador Camilo Capiberibe tem honrado contrapartidas e repasses de recursos por meio de convênios, o que possibilitou a reforma do prédio.

Durante a solenidade, o governador entregou o diploma do Curso de Excelência no Atendimento aos servidores capacitados para trabalhar no Siac. Camilo Capiberibe ressaltou que o Super Fácil foi reivindicado pelos habitantes de Calçoene durante a escuta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA), quando ele e toda a equipe de governo estiveram na cidade para ouvir a comunidade.

"Entregamos esse Super Fácil graças a parceria com a Prefeitura, para garantir cidadania para a população e mostrar que o Estado está presente no município. Todos têm o direito de resolver seus problemas em sua própria cidade, por isso efetivamos essa medida. Estamos trabalhando para o povo de todo o Amapá, independente do partido do prefeito, pois governamos para o bem-estar do cidadão", ponderou Camilo Capiberibe.

"Todos os municípios do Amapá já deveriam ter seus Siac's, mas por falta de compromisso do governo passado, isso não aconteceu. Estamos reconstruindo e estruturando o Estado. Somente com parceria que avançaremos no desenvolvimento do Amapá e na melhoria de vida da nossa população", avaliou Camilo Capiberibe.

Serviços

Dário Nascimento explicou que no local serão disponibilizados serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Agência de Fomento do Amapá (Afap) e Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec).

A solenidade contou com a presença do senador do Amapá João Alberto Capiberibe, da deputada federal Janete Capiberibe, do chefe de Gabinete Civil do Governo, Kelson Vaz, secretários de Estado, vereadores de Calçoene, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares/Secom

Educação e Cultura: governador Camilo Capiberibe inaugura Biblioteca Pública de Calçoene

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quinta-feira, 28, a Biblioteca Pública Professor Marcivaldo Silva, no município de Calçoene. O prédio é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Amapá, que repassou R$ 388.226.88, por meio de convênio, para a implantação do órgão. A obra visa a promoção da cultura e o fortalecimento da educação da comunidade.

A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios.

De acordo com a secretária de Educação de Calçoene, Francisca Oliveira, a Biblioteca conta com um acervo de dois mil livros. Conforme a prefeita de Calçoene, Maria Lucimar, a inauguração da primeira Biblioteca do município é um marco para a educação de Calçoene. Ela enfatizou que a ação é prova do compromisso do governador Camilo Capiberibe com a educação e promoção da cultura na cidade.

O governador destacou que a implantação da Biblioteca promoverá a cultura, educação e conhecimento da população de Calçoene. Camilo Capiberibe disse ainda que, em oito anos, a gestão passada não executou a obra, em um ano e meio, com recursos do Estado e parceria com a Prefeitura, a obra foi concluída.

"É incentivar a leitura e promoção do conhecimento. O acesso à informação é um direito do cidadão e agora este serviço será prestado aos cidadãos de Calçoene. Estamos trabalhando com responsabilidade e investindo o dinheiro público em ações efetivas para a população e essa biblioteca é prova disso", pontuou o governador.

A solenidade contou com a presença do senador do Amapá, João Alberto Capiberibe, da deputada federal Janete Capiberibe, do chefe de Gabinete Civil do Governo, Kelson Vaz, secretários de Estado, vereadores de Calçoene, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares/Secom

Governo do Amapá inaugura duas creches no município de Calçoene

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quinta-feira, 28, no município de Calçoene, duas creches. São elas: Professora Neucicleia Abreu Silva e Professora Vivalda Aires Cardoso. Os prédios foram construídos pela Prefeitura Municipal de Calçoene, com recursos de emendas parlamentares e contrapartida do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf).

O total do investimento do governo estadual na obra soma R$ 55 mil. Com os novos espaços, os cidadãos da cidade ganham locais adequados para deixar os filhos enquanto trabalham.

Segundo a prefeita de Calçoene, Maria Lucimar Lima, na creche Professora Neucicléia Abreu Silva, foi investido R$ 300 mil repassados pelo Ministério da Defesa, por meio do Projeto Calha Norte. Ela ressaltou que a obra recebeu contrapartida do Estado no valor de R$ 30 mil.

A prefeita elucidou que a creche Professora Vivalda Aires Cardoso, também recebeu do Calha Norte R$ 250 mil, com contrapartida do governo do Estado de R$ 25 mil. Ela disse ainda que as creches atenderão centenas de crianças na faixa etária de dois e três anos. Os espaços são estruturados e conta com corpo técnico qualificado. Lucimar Lima afirmou que os espaços possuem capacidade para atender 80 crianças, 40 em cada um, no horário de 7h30 às 16h30.

"As verbas foram alocadas pela deputada federal Janete Capiberibe e pelo ex-deputado federal Jurandil Juarez, mas as contrapartidas do Estado são fundamentais para que possamos receber recursos federais. Portanto, agradeço o apoio do governador Camilo Capiberibe pela vontade política e apoio para o desenvolvimento econômico de Calçoene e melhoria da vida dos nossos cidadãos", pontuou a prefeita.

A representante da sociedade civil, Martineza Pitá, lembrou que as creches foram demandas no Plano Plurianual Participativo (PPA), quando a comunidade elegeu suas prioridades nas escutas públicas comandadas pelo governador Camilo, em 20112.

"As creches são espaços seguros para as crianças ficarem enquanto nós, pais, trabalhamos. O governador ouviu nosso apelo no PPA e atendeu nosso anseio. Calçoene nunca teve uma creche, mas agora, Camilo Capiberibe olha pelo nosso povo e estamos felizes por isso", comemorou Martineza Pitá.

Para o governador, as creches são fundamentais para que os pais exerçam suas funções profissionais com tranquilidade, enquanto seus filhos recebem cuidados. Camilo Capiberibe ressaltou que a ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado.

"As mães de Calçoene agora possuem duas creches estruturadas e aptas a receber as crianças do município. Assim essas mulheres terão tranquilidade para trabalhar, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e com pessoal capacitado", ponderou o governador.

A solenidade contou com a presença do senador do Amapá, João Alberto Capiberibe, da deputada federal Janete Capiberibe, do chefe de Gabinete Civil do Governo, Kelson Vaz, secretários de Estado, vereadores de Calçoene, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares/Secom

Sociedade do Superego (parte I)

0

Relação professor-aluno:

Na sala de aula vivo me questionando sobre qual é o real papel do professor. Cheguei até a ensaiar a diferença entre ser professor e ser educador. O primeiro segue as regras da relação com o aluno e as questiona pouquíssimo, um, para garantir sua autoridade, dois, para manter-se seguro e três deve ser também por alguma necessidade mais inconsciente.

O caso é que, por que é tão difícil sair do pedestal?

Bem, na minha opinião, um dos motivos deve ser o fato de vivermos na sociedade do superego, para quem faltou as aulas de psicologia superego é uma instancia psíquica que compõe a estrutura do aparelho psíquico, este formado também pelo Id (principio do prazer) e pelo Ego (mediador). O superego é a dimensão que vai se constituindo ao longo da vida (para alguns hehehe) que é regida pelo princípio do dever, ou seja, que reproduz as regras sociais e morais da sociedade.

Numa intervenção teatral que participei, e para facilitar a compreensão do grande público, ainda que caindo no perigo de resumir o conceito, se o superego tivesse uma fala ele diria: “Voce não pode”, “o que a sociedade vai pensar?”  ou “Isso é errado, ou isso é certo”. O Id por sua vez diria: “Eu quero, eu desejo...eu preciso”. Enfim, enquanto um quer realizar o seu desejo CQC, o outro tenta impedi-lo, censura-lo.

A partir dessa breve explicação sobre o conceito de Superego, que me perdoe Freud que dedicou a vida e produziu uma extensa obra sobre o assunto, eu repito a frase: vivemos numa sociedade do superego.

O que quero dizer é que estamos sempre precisando de alguém dizendo o que devemos fazer ou não. Estamos sempre requisitando as velhas formas de vigilância das quais falou Foucault. E ainda assim, falamos em liberdade, autonomia... Democracia!!!

Sinceramente, como podemos pensar em liberdade se não sabemos ser livre? Como falar em autonomia se precisamos sempre de alguém mostrando o caminho a seguir? Democracia nem se fale! Como podemos imaginar viver democraticamente se não respeitamos nossos opositores? Se não sabemos escutar e compreender que nas relações interpessoais há divergências de interesses e isso implica em de vez em quando EU ter que rever os meus para nos entendermos?!

Assim, sair do pedestal é sempre um movimento muito difícil e trabalhoso, pois vai nos colocar em um outro grau de relação com nossos alunos, e que nem sempre vai nos trazer boas experiências.

Janisse Carvalho

GEA inaugura Câmara de Vereadores do município de Calçoene

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quinta-feira, 28, a Câmara de Vereadores de Calçoene. O prédio foi construído pela Prefeitura com recursos de convênio com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). O total do investimento do governo estadual na obra soma R$ 622.144.78.

A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios. A medida visa o fortalecimento do Poder Legislativo municipal.

De acordo com a prefeita de Calçoene, Maria Lucimar Lima, a obra foi iniciada na gestão do então governador João Alberto Capiberibe, mas foi paralisada durante todo o governo passado.

"Conseguimos executar essa obra e concluí-la com êxito. A nova Casa de Leis dará o suporte necessário para os nossos vereadores e isso só foi possível graças ao apoio do governador Camilo Capiberibe", salientou a prefeita.

O governador ressaltou que os vereadores precisam de um espaço adequado para legislar em favor do povo de Calçoene. Durante a inauguração, Camilo Capiberibe se comprometeu em repassar mais recursos à Câmara para a compra de móveis e aparelhos.

"Chamamos todos os prefeitos para o diálogo, conveniamos com a maioria dos municípios do Amapá. Só não tem convênio gestor que não quis trabalhar em conjunto com o governo. Parabenizo Lucimar Lima pelo belo prédio, com a parceria entre o Estado e a Prefeitura. Conseguimos construir uma Câmara digna para os vereadores de Calçoene", avaliou o governador.

Elton Tavares/Secom

quarta-feira, junho 27, 2012

Cuidado com os conselhos da bebida

0

Ciclo hipócrita

0

Política efetiva para juventude: governador Camilo Capiberibe lança o programa Onda Jovem

4

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta quarta-feira, 27, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o programa Onda Jovem, que em 2012 disponibilizará 7 mil vagas para qualificação da juventude amapaense. A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios. O objetivo é capacitar jovens e adolescentes, com idade entre 15 a 29 anos.

A ação será coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), em parceria com diversas secretárias de Estado. Além de qualificar os jovens, o programa pagará uma bolsa, no valor de R$ 120,00, que auxiliará o estudante a se manter na sala de aula. O Onda Jovem substitui o antigo Amapá Jovem.

Conforme o titular da Sejuv, Alex Nazaré, o Onda Jovem promoverá lazer, entretenimento, práticas esportivas e capacitação para os jovens amapaenses. Ele disse ainda que a secretaria fará o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas por eles.

Alex Nazaré ressaltou que o programa foi planejado de acordo com as demandas da juventude amapaense e que a existência de dotação orçamentária para o desenvolvimento do projeto, que na gestão anterior utilizava recursos de outros setores para o pagamento das bolsas, será de R$ 12 milhões ao ano.

"Nesta primeira etapa, o Onda Jovem atenderá inicialmente 7.000 jovens nos 16 municípios do Amapá, mas pretendemos ampliar o alcance do programa. Além do valor da bolsa, ofertaremos políticas públicas para a juventude em várias áreas, como Saúde, Esporte, Empreendedorismo, Educação, Cultura, entre outras. Queremos que este programa seja um exemplo para o Brasil e contamos com o total apoio do governador Camilo Capiberibe, que é o principal incentivador do programa", pontuo Alex Nazaré.

Portal Onda Jovem

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Junior, apresentou o Portal Onda Jovem, onde serão disponibilizados dados sobre os beneficiados e as ações das secretarias de governo sobre o programa. A página também servirá para inscrições em subprogramas do governo estadual voltados à juventude amapaense.
O endereço da página é www.ondajovem.ap.gov.br

Apoio do governo federal

O assessor da Secretaria Nacional da Juventude, Fabrício Lopes, afirmou que o Amapá é o único Estado do Brasil com uma política efetiva em prol dos jovens. Ele destacou a eficácia do programa Crédito para a Juventude, lançado em 2011 pela atual gestão e coordenado pela Sejuv.

"Tenho certeza que o Onda Jovem, a exemplo do Crédito para a Juventude, será uma política pública eficiente para os jovens do Amapá. O governador e sua equipe recuperou a credibilidade deste Estado junto ao governo federal e daremos o apoio necessário para que as ações que visam a melhoria de vida do jovem amapaense tenham sucesso", disse Fabrício.

O governador enfatizou que o programa Onda Jovem é uma ação efetiva em prol da juventude. Na ocasião, Camilo Capiberibe reforçou seu compromisso com os jovens do Amapá.

"No governo anterior, o programa Amapá Jovem era apenas transferência de renda. Não adianta somente repassar dinheiro, é preciso uma política efetiva para a melhoria de vida da nossa juventude. Por isso lançamos o Onda Jovem, que substitui o antigo programa, mas é de fato uma ação em prol dos jovens, pois além do pagamento de bolsas, a medida irá qualificar milhares de estudantes", salientou o governador.

"Nossa intenção não é fazer uma política de renda mínima para a juventude e sim uma política de inclusão social, inserção produtiva, de apoio ao protagonismo juvenil na Cultura e Esporte. Eu acredito na juventude e reafirmo o meu compromisso com o lançamento do programa Onda Jovem, que é uma ação do governo inteiro para melhorar a vida dos jovens amapaenses", garantiu o governador.

Visão do jovem

O estudante Bruno Vaz pontuou que a proposta do programa é fundamental para a melhoria de vida da juventude amapaense. "O Onda Jovem atende nossos anseios. O programa trará capacitação, nos dará oportunidade de participar de projetos esportivos e sociais. Essa medida é um pacote de ações efetivas para o presente e futuro dos jovens amapaenses. Estou muito feliz e agradecido ao governador pela iniciativa", avaliou.

Elton Tavares/Secom

Governador visita hospital e obra de escola no município de Pedra Branca do Amapari

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, acompanhado do titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Lineu Facundes, visitou a Unidade Mista de Saúde (UMS) do município de Pedra Branca do Amapari. Durante a vistoria, funcionários da casa de saúde e cidadãos conversaram com o governador sobre deficiências do órgão de pronto atendimento.

Também participaram da vistoria a prefeita da cidade, Socorro Pelaes, o gestor da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Joel Banha e o chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz.

Após tomar conhecimento das dificuldades estruturais, materiais e de pessoal do hospital, o governador determinou que equipes da Sesa e Seinf visitem nos próximos dias, a casa de saúde. Camilo Capiberibe ressaltou que a medida visa alinhar ações conjuntas que resolvam as demandas da UMS.

Durante a vistoria, o governador foi informado que somente três equipes de enfermeiros, com apenas dois médicos, se revezam para atender centenas de pacientes de Pedra Branca e das localidades próximas. Outro problema é a falta de medicamento na casa de saúde.

Inspeção em obra de escola

Na comunidade de Água Fria, ainda no município de Pedra Branca do Amapari, o governador inspecionou a obra da Escola Estadual José Fernandes da Silva, que se encontra parada.

De acordo com o secretário Joel Banha, os serviços no local foram paralisados por conta de uma mudança no projeto da obra. O governador cobrou celeridade do secretário, que afirmou que os serviços serão retomados imediatamente.

Elton Tavares/Secom

Vinho e uma nota assinada

0

Mais um dia comum, com jeito meio esquisito, de leitura difícil, como quem deve ou tem rabo preso. Não tenho álibi. Meu crime foi esperar que a vida fosse capaz de me surpreender e na tentativa de compreender isto lá se foi um litro de vinho e, do bom.

Não sinto mais nada, além da frustração de esperar por respostas que nunca chegaram... Como sempre, perdi a hora.

Queria um amor tranqüilo que me dissesse nas entrelinhas que sempre li tudo errado. Destacasse minha interpretação ruim. 

Talvez as conversas não tenham me ajudado. Hoje o álcool não fez nenhum milagre, além de me anestesiar. Porque a vida dói e ao contrário de meus desejos mais ocultos, nunca ei de me acostumar.

Não sei o que quero da vida. Pronto! Admito! 

Já desejei tanto e tudo que nem me pertenceu, me foi tirado. Agora o que vier é lucro. 

Fiz as escolhas com meus dedos podres e colhi frustrações. 

Conto em uma mão as verdadeiras amizades e no sorobã, as decepções.

Tive nome, reconhecimento, dinheiro e quis um amor maduro... Hoje não tenho nada. 

Muito vinho sim, e daí?

Quem se importa?

Quantas vezes você fez a pergunta certa? E quantas se convenceu com a resposta?

O não pertencer a lugar nenhum, o não ter paradeiro não me torna mais interessante, não atraio aventureiros.

A paz que senti em 25 dias me fez perceber que o pensar é uma tela em branco, não fui capaz de pichar, nem alterar com talento nato.

Os amigos vêem algo que não sei se tenho, os inimigos me dão um poder que sequer alcanço. 

Quanta besteira!

Deito, adormeço e enquanto a cama gira, amanhã nem reconheço.

Hellen Cortezolli