Seguidores

sexta-feira, agosto 31, 2012

Lua!

0
Lá fora, ela ta assim. Muito firme!

O cara mais sujo do século

1
Esse levou muito a sério o papo de "dar a primeira". 

Dona Joaquina Jacarandá: os 60 anos da mestra de Mazagão Velho

0

Uma mulher abnegada. Uma senhora que se devota em nome da fé e da cultura de Mazagão Velho. A mestra da terra de São Tiago. Uma pessoa capaz de representar como poucas a simplicidade e simpatia da comunidade que atravessou o Atlântico.

Neste dia 31 de agosto, dona Joaquina da Silva Jacarandá completa seis décadas de vida. Ela é filha de um casal pioneiro da velha Mazagão: dona Olga Jacarandá, hoje com 101 anos de idade, e seu Acendino Jacarandá, que já partiu para o Plano Astral. Das várias irmãs, “Tia Joca”, como é conhecida pelos muitos amigos e admiradores, é a única que abraçou com afinco o legado de dona Olga: cuidar das festas religiosas da igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Dona Joaquina pode ser descrita como uma síntese da fé e da cultura do povo mazaganense. É foliã de São Gonçalo, devota da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção – e dedica atenção especial à igreja que leva o nome da Santa – é uma das principais organizadoras da parte religiosa da Festa do Divino Espírito Santo, em agosto, e mestra do premiado Cordão das Pastorinhas. Mas, claro, dança e se diverte quando se junta às amigas nas rodas de marabaixo e nas poucas festas que vai.

É cena comum dona Joca iniciando os cânticos religiosos entoados nas missas e novenas em Mazagão Velho. E essa voz também já foi emprestada para a gravação dos diversos CD’s que eternizam o batuque e o marabaixo mazaganenses, além de presença constante nas apresentações dos grupos em Macapá.

Por falar em São Tiago, durante o mês de julho, dona Joaquina abre mão de ficar ao lado da família para se dedicar com esmero à preparação de nossa maior manifestação cultural. Está sempre à disposição para colaborar para que o festejo do Glorioso saia o melhor possível. Também demonstra simpatia e bom humor invejáveis para dar informações e depoimentos aos visitantes.

Aliás, que sorriso capaz de irradiar alegria! Desde garoto, não lembro de ter visto dona Joaquina mau humorada, aborrecida. Ou ao menos demonstrando isso. E é dessa forma singela e carinhosa que sempre cuidou do marido, José da Conceição (Zé Cardinho), dos filhos André Luiz, Ana Luiza e Nazaré Jacarandá, dos muitos filhos de coração e dos netos Eduardo e Anderson; talvez seja dessa energia positiva que tire fé e forças para lidar com a perda do primeiro neto, Aluísio Neto, que ainda criança foi chamado por Deus.

Joaquina da Silva Jacarandá se traduz em uma linda figura humana. Se traduz em amor, fé, em uma supermãe, super avó, super irmã, super tia, super sogra, enfim, uma super amiga. É amada e respeitada, uma unanimidade em Mazagão Velho. Tanto que os amigos e familiares reúnem para festejá-la, numa noite que promete muita surpresa e emoção.

Mais do que homenagear dona Joaquina, a ocasião é para agradecê-la. Peço licença para falar em nome da comunidade de Mazagão Velho e dizer “obrigado” à dona Joca, por tudo o que já fez e ainda vai continuar fazendo em nome da nossa identidade, nossa fé e nossa cultura. Parabéns, mestra Joaquina, pelos seus 60 anos!

Gabriel Penha – Jornalista

49ª Expofeira Agropecuária: começa nesta sexta-feira a maior vitrine de negócios do Amapá

0

Inicia nesta sexta-feira, 31, no Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Antônio Roberto Ferreira da Silva, no distrito de Fazendinha, o maior evento agropecuário do Estado.A 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá, a primeira autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), terá uma vasta programação, que inclui encontros de negócios, palestras, exposições, comercialização de animais e produtos, feira de artesanato, oficinas, shows nacionais, prestação de serviços à comunidade e outras novidades.

Com uma estrutura reduzida e dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Parque de Exposições da Fazendinha foi totalmente adaptado, com a construção de muro, maloca, pedilúvio, rodolúvio, reestruturação do estacionamento e drenagem da arena de rodeios, objetivando a segurança e comodidade aos empresários e visitantes da feira.

"A Expofeira deste ano será uma grande mesa de negócios, onde o Amapá está recebendo empresários de outros países. Conseguimos reduzir o valor da estrutura da Expofeira em um milhão de reais sem tirar o brilho do evento. Esperamos pela visita do público amapaense, pois todas as ações estão sendo preparadas para atendê-lo, além de proporcionar lazer e cultura", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

Com o tema "Economia Verde: Negócios Sustentáveis no Amapá", a 49ª Expofeira Agropecuária terá como principal destaque o Pavilhão Internacional de Oportunidades e Negócios. O espaço, com mais de mil metros quadrados, foi totalmente planejado para atender empresários dos mais variados segmentos, como a construção civil, mineradoras, moveleiros, empresas de transporte e empresários da Guiana e Suriname, além da participação do presidente da Câmara de Comércio dos EUA.

De acordo com a coordenadora da Comissão Geral da 49ª Expofeira, Ivana Antunes, a proposta é que a cada ano o evento possa se tornar verdadeiramente agropecuário, voltado para a oportunidade de negócios e o desenvolvimento do setor no Amapá.

Durante os 10 dias de feira, diversas instituições governamentais e não governamentais estarão apresentando e desenvolvendo uma variedade de atividades, como atendimentos de assistência técnica aos agricultores, serviços de financiamento, apresentação de programas estaduais e federais voltados para os grandes e pequenos produtores, pesca esportiva, atendimento odontológico à população, comercialização de produtos e uma vasta programação cultural.

Abertura

Abrindo o primeiro dia de evento, no Pavilhão Internacional de Oportunidades e Negócios, terá início ao ciclo de palestras e negociações de empresários dos mais variados setores, além da exposição de produtos e serviços.

No palco principal da feira, localizado na arena de rodeios, terá início as competições do rodeio regional, com a apresentação da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Nos palcos alternativos, cantores e artistas locais irão se revezar em uma mistura de ritmos e estilos, voltados para todos os gostos e públicos.

Para os admiradores do pescado, a grande novidade deste ano e que acontecerá desde a primeira noite do evento será a realização do Festival Gastronômico de Peixes do Mar, onde serão produzidas receitas dos mais variados tipos, que serão comercializadas a preços bem populares.

Durante os dez dias de feira, a população poderá visitar e conhecer também as diversas atividades que estarão sendo desenvolvidas. No Espaço Agroecológico estarão expostos o cultivo em garrafa pet, a produção de farinha e iguarias com produtos regionais e realização de oficinas. A piscicultura também estará presente com um espaço mostrando o fortalecimento do setor pesqueiro no Estado, com a exposição de aquários e pesca esportiva, além de poder participar de oficinas, palestras e minicursos.

Investimentos

Com a realização da 49ª Expofeira Agropecuária do Amapá, o governo do Estado investiu R$ 6,5 milhões, destinados à contratação de serviços, pagamento de pessoal, construção e adaptação de estruturas fixas no Parque de Exposições da Fazendinha, pintura, contratação de empresas e artistas locais, serviço de vigilância, manutenção da rede elétrica do parque, a compra de um trator e duas roçadeiras para a realização da manutenção dos serviços de limpeza, além de outros serviços.

Karla Marques/Secom

Música de agora: The Killing Moon - Echo & The Bunnymen

0
The Killing Moon (A lua mortal) - Echo & The Bunnymen
Debaixo de uma lua azul eu o vi Logo você me levará Em seus braços é tarde para implorar Ou anular entretanto eu sei que deve ser assim O tempo mortal, me desanima
Destino, contra seu testamento, Num instante escasso Ele esperará até que Você se entregue a ele
Em noites iluminadas pelas estrelas eu o vi Assim cruelmente você me beijou Seus lábios um mundo mágico Seu céu todo enfeitado de jóias A lua mortal, virá muito cedo
Destino, contra seu testamento, Num instante escasso Ele esperará até que Você se entregue a ele
Debaixo de uma lua azul eu o vi Logo você me levará Em seus braços é tarde para implorar Ou anular entretanto eu sei que deve ser assim O tempo mortal, me desanima
Destino, contra seu testamento, Num instante escasso Ele esperará até que Você se entregue a ele
Destino, contra seu testamento, Num instante escasso Ele esperará até que Você se entregue a ele

Porto de Santana

1

Essas fotos foram feitas pelo amigo e colega de trabalho Max Renê, enquanto cobríamos uma pauta no município de Santana. Na ocasião, atravessamos o Rio Amazonas rumo a Ilha de Santana. No porto da cidade e principal do Amapá, catraieiros e navios de carga, embarcações de pequeno, médio e grande porte dividem espaço democraticamente.  Um local bem legal, cheio de peculiaridades, natureza em estado bruto e várias potencialidades. 

Elton Tavares

100 riffs de guitarra em 12 minutos (paidégua demais!)

0


Palmas pro cara, que ele é PHoda!

Hoje, o Coletivo Palafita realiza 2º edição do Cabaré Fora do Eixo

0

O grupo cultural Coletivo Palafita realiza nesta sexta-feira (31), às 19h, na Casa Fora do Eixo, a segunda edição do Cabaré Fora do Eixo. O evento contará com a participação de parceiros das diversas frentes que compõem o Circuito Fora do Eixo, venda de produtos artísticos e bebidas.

Artes cênicas, Literatura e muita Música para todos! E o mais legal é que o público é quem decide o valor do ingresso no evento, a final, a gente, também quer saber “Quanto Vale o Show?”. E quem vai responder isso é você, que pode opinar sobre o evento, as apresentações artísticas e contribuir com um valor a ser pago na saída do Cabaré. (Simples assim: o público paga o valor que achar justo na saída.)

Programação:

MÚSICA: bandas Ekinócio Band e Sansara Maya. ARTES CÊNICAS: peças “A Língua Solta do Palhaço Joca” (Grupo Eureca) e “CART’S” (Cia. Supernova). LITERATURA:“Poemas (A)gosto” (Fora do Eixo Letras / Grupo Respingo). ARTES INTEGRADAS:“Patativa, Um Verbo Poético” (Cia. Tucuju).

Serviço: 

Cabaré Fora do Eixo 
Atrações: Aapresentações de Teatro, Poesia e Música.
Local: Casa Fora do Eixo, localizada na Avenida Henrique Galúcio, Nº 820, centro de Macapá.
Hora: a partir das 19h.
Entrada: você que decide, pois será paga na saída do evento.

quinta-feira, agosto 30, 2012

Lua de agora

1
Fiz essa foto há cinco minutos. 

Desenho paidégua do meu amigo Lênio Mont'Alverne.

0



"Integrante de uma das mais influentes e importantes bandas de todos os tempos. Nascido John Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, lendário guitarrista dos Ramones. Morto em 15 de setembro de 2004.Desenho em caneta e lápis" - Lênio Mont'Alverne. 

Música de agora: Eytan and The Embassy - Everything Changes (banda nova)

0

Eytan and The Embassy - Everything Changes
Bem, se você está cansado de ser você mesmo
Vá em frente e ser outra pessoa
Enquanto as estrelas estão queimando
O mundo continua girando você sabe ...
que tudo muda
Como você sabe o que é da terra eo que é divino?
E se o sentido da vida é a criação, em seguida, por que estamos perdendo nosso tempo ...
Olhando em volta para descobrir a nós mesmos como se fosse um ponto fixo que você pode encontrar?
Você pode começar a perder a cabeça
Mas se você está cansado de ser você mesmo
Vá em frente e ser outra pessoa
Enquanto as estrelas estão queimando
O mundo continua girando você sabe ...
Que se você está cansado de ser você mesmo
Vá em frente e ser outra pessoa
Tire todas as regras e quebro
Seus planos e refazer los porque você sabe
Tudo muda
Você está pronto para sair?
Você está fora? É isso?
Bem, nós todos tomar uma batida, mas nós continuaremos lutando
Como é que você acaba neste lugar por tanto tempo?
E o que fez você pensar que este é o lugar onde você pertence?
Andando pelas ruas como um cão que foi bater porque você apenas não pode dormir hoje à noite
Será que você vai fazer isso certo?
Bem, se você está cansado de ser você mesmo
Vá em frente e ser outra pessoa
Enquanto as estrelas estão queimando
O mundo continua girando você sabe ...
Que se você está cansado de ser você mesmo
Vá em frente e ser outra pessoa
Tire todas as regras e quebro
Seus planos e refazer los porque você sabe
Tudo muda
* Dica do André Mont'Alverne.

Pôr do Sol

0
                                       Visto da Orla do Santa Inês, zona Sul de Macapá.

Eu....

0
Quando moleque. :)

Vencer na vida...

0

quarta-feira, agosto 29, 2012

É por essas e outras que não reclamo do meu emprego...

0

Tudo bem, o prédio, na Avenida Fab com Rua General Rondon, centro de Macapá, não é tão alto quanto muitos que vi Brasil a fora. Mas que tem que ter queixo pra trampar ali em cima, ah isso tem!

Governador Camilo inaugura escritório da Agência de Pesca do Amapá em Santana

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quarta-feira, 29, em Santana, o escritório da Agência de Pesca do Amapá (Pescap). O novo espaço tem o objetivo de facilitar o atendimento e incentivar o aumento da produção dos pescadores da cidade e das comunidades que compõem o município. Ao todo, cerca de cinco mil cidadãos que trabalham com a pescaria de camarão e peixe, de rio e mar, serão beneficiados.

Segundo o presidente da Pescap, João Bosco Alfaia, o escritório, localizado na rua Claudio Lucio Monteiro, n° 143, na área portuária, em frente à feira do Mete a Mão, descentralizará o serviço e atenderá o pescador de Santana e das adjacências da própria cidade. Ele afirmou que o local foi locado e aparelhado com recursos do Estado. O valor mensal da locação é de R$ 800,00 ao mês e o investimento no equipamento soma R$ 20 mil. No novo posto, trabalhão três engenheiros de pesca, que orientarão os trabalhadores do setor na melhoria de suas atividades.

O titular da Agência de Pesca do Amapá explicou também que o serviço já está disponibilizado nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades onde o governador inaugurou postos do órgão. João Bosco Alfaia disse ainda que o escritório de Mazagão será inaugurado em setembro de 2012.

Para o governador, a descentralização da estrutura da Pescap irá facilitar a vida dos pecadores do município e demais localidades próximas, que terão a política pública próxima de onde residem.

"O escritório auxiliará e orientará os pescadores a formularem projetos e acessar financiamentos para melhor desenvolver suas atividades. Desta forma, estes trabalhadores terão um trabalho mais eficiente e assim melhorarão suas produções. Estamos implementando essa política pública voltada para o setor pesqueiro do Amapá para desenvolver nosso potencial, melhorar a qualidade de vida destes cidadãos", ponderou o governador.

Capacitação

Após a inauguração, o governador seguiu para a Ilha de Santana, onde participou de uma reunião com cerca 200 famílias que compõem a Colônia de Pescadores Z 6. Na ocasião, Camilo Capiberibe anunciou o início das inscrições para o curso "Apetrechos e Pesca". O recurso investido na capacitação, na ordem de R$ 100 mil, é fruto de convênio federal com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Sebastião Rocha, com contrapartida do Estado, no valor de R$ 16 mil.

Conforme o titular da Pescap, o curso iniciará nesta segunda-feira, 3. Ele esclareceu que a capacitação será especificamente para os pescadores artesanais de Santana e seus arredores. O objetivo é oferecer base teórica e específica sobre como confeccionar malhadeiras, matapis, redes de lancear e espinhais, além de equipamentos da pesca artesanal. Cerca de 400 trabalhadores do setor participarão da oficina.

Durante o encontro, o governador escutou reivindicações dos ribeirinhos e explicou aos pescadores que o curso os certificará e assim eles poderão acessar o Fundo de Desenvolvimento do Amapá (Frap), financiamento específico para a categoria. O convênio estará disponível durante a realização da 49ª Expofeira Agropecuária.

"Com essa capacitação, os pescadores aliarão seus conhecimentos tradicionais com os técnicos. Além disso, a certificação os habilitará para acessar mais recursos. Essa ação significa que o governo do Estado tem compromisso com o pescador e com o desenvolvimento da pesca no Amapá. A medida não só aumentará a produção do pescado, mas aprimorará as práticas de trabalho no setor", avaliou o governador.

O Frap

O Frap consiste em 2% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), provenientes da arrecadação estadual, para fomento de projetos agrícolas e agropecuários. O recurso é estadual, mas o acesso do cidadão ao benefício é feito pelo Banco da Amazônia (Basa), desde o ano 2000, por meio de cooperação técnica.

Suspensão de imposto sobre a pesca

Ainda em Santana, após ouvir o apelo dos pescadores por conta do ICMS de 17% sobre a comercialização de peixe, o governador resolveu suspender a cobrança do imposto, feita por meio da Secretaria da Receita Estadual (SRE).

Camilo Capiberibe garantiu que analisará, junto a sua equipe de governo, uma forma de tributação que não seja tão pesada para os pescadores e comerciantes que trabalham com pescado no Estado.

Elton Tavares/Secom

Microconto: o Sabonete e o Ralo

1


O Sabonete e o Ralo.

Ela reclamou dos pelos no sabonete.

Ele reparou que quando ela sai do banho, o ralo parece um Afegão.... 

Marcelo Guido

Será?

0
Tomara que não!

Música de agora: City Of Blinding Lights - U2

0
City Of Blinding Lights (Na cidade de luzes que ofuscam) - U2 
Quanto mais você vê menos você sabe
Menos você descobre, conforme você caminha 
Eu sabia muito mais do que eu sei agora
Coração de néon, olhos fluorescentes
Uma cidade iluminada por vagalumes
Eles estão anunciando nos céus 
Para pessoas como nós
Sinto sua falta quando você não está por perto
Estou me preparando para partir
Ooh do ooh de Ooh 
Ooh do ooh de Ooh 
Oh, voce está tão linda esta noite 
Na cidade de luzes que ofuscam 
Não olhe antes de rir 
Pareço feio na fotografia 
Flashes, íris avermelhadas 
A câmera não pode ver 
Eu a vi caminhar sem medo 
Eu a vi vestindo roupas que voce fez 
Você vê a beleza dentro de mim ? 
O que aconteceu com a beleza que eu tinha dentro de mim? 
Sinto sua falta quando você não está por perto
Estou me preparando para partir
Ooh do ooh de Ooh 
Ooh do ooh de Ooh 
Oh, voce está tão linda esta noite 
Na cidade de luzes que ofuscam
Tempo... tempo... 
Não vá me deixar do jeito que eu sou 
Mas o tempo não vai levar o garoto que está dentro desse homem
Oh, voce está tão linda esta noite 
Oh, voce está tão linda esta noite
Oh, voce está tão linda esta noite
Na cidade de luzes que ofuscam
Quanto mais você sabe, menos você sente
Alguns oram para outros roubarem 
As bençãos não são somente para os que ajoelham... felizmente

Hoje, CINEMA;LITERATURA no CINE I'Ã do Museu Sacaca exibe filme MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

0

O curta-metragem, o longa, MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (2001). A entrada é franca. 

Sinopse: 

Após sua morte, no ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. Começa então a relembrar dos amigos, como Quincas Borba, da sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e, ainda, do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

Trailer: 
Serviço:
Exibição do filme MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS. DIA: 29 de agosto, quarta feira. HORA: 19h. LOCAL: Auditório do Museu Sacaca. Entrada franca. Fonte: http://eusoudonorte.blogspot.com.br/

Vexame no restaurante

0

Todo mundo já passou vexame em restaurante, né? Eu sou campeão dessa modalidade. Chego ao restaurante e lá vem o garçom:

- Vai querer o quê, patrão?

Eu já fico mordido. Como é que eu, chegando muito confortável na minha condição de cliente, sou recebido com esse xingamento? O cara, sem a menor cerimônia, já me recebe com esse palavrão: patrão! Tenho vontade de dizer:

- Se eu fosse teu patrão, já estarias demitido!

Há um tipo de garçom que já vem dizendo aquela frase, que me deixa inquieto:

- Fique à vontade!

Como assim ficar à vontade? Estou me sentido muito à vontade, por que diabos o garçom me pede pra ficar à vontade? Será que não pareço suficientemente à vontade?

Certa vez entrei num restaurante bem pé-sujo. O garçom nem notou minha presença. Ficou lá no fundo do balcão discutindo futebol com um cliente. Fiquei sentado por mais de oito minutos, rigorosamente cronometrados, até que alguém se atreveu a me atender. Era a dona da espelunca que veio da cozinha com um avental engordurado, com sujeira acumulada desde a Idade Média, e me disse à queima-roupa:

- Vai querer o quê?

Antes que eu pudesse dizer alguma coisa, ela disparou a frase, junto com um resto de catarro que espirrou no balcão:

- Só tem carne assada. É pegar ou largar. Quem manda chegar tarde? Tá pensando que isso aqui é uma bodega? 

Com toda aquela delicadeza só me restou aceitar. Ela acionou o garçom, que me encarou furioso, mas se acalmou logo em seguida, por força da profissão. Abriu o velho baú de utilidades, tirou um sorriso forçado, colocou no rosto barbado e trouxe uma carne assada só o filé. De dura!

Pra quebrar o gelo, elogiei a tatuagem que ele tinha na mão. Ele respondeu que não era tatuagem. Era uma ferida crônica.

Abaixei a cabeça e enfrentei aquela coisa disforme que o cardápio deles classificava como carne assada de panela. Panela suja, claro!

Depois de me regalar com tal acepipe, pedi um palito de dente. O garçom me pediu pra esperar um pouco. No momento, os palitos estavam todos sendo usados. Pedi um cafezinho e ele me mandou tomar cafezinho na casa da minha mãe.

Paguei a conta, mais apimentada do que o tempero, mais salgada do que a batata frita. Paguei com ticket-alimentação e o garçom não gostou. Pegou o baú de utilidades e tirou de lá uma cara mais feia do que o bife de carne de sol, especialidade da casa, pintado na parede ao lado do banheiro. Sim, senhores! O restaurante tinha banheiro!

Engoli os desaforos em seco e sai correndo daquele lugar. Recomendo aos meus desafetos mais íntimos.

Ronaldo Rodrigues

Companhia do DF apresenta o espetáculo infantil "Os Meninos Verdes", de Cora Coralina

0


Através da manipulação de bonecos, a companhia brasiliense Voar Teatro de Bonecos vai encantar o público infantil com o espetáculo recheado de fantasias "Os Meninos Verdes", montagem adaptada do livro homônimo de Cora Coralina - uma fábula que conta a história de duendes sapecas, que surgem no jardim da vó Cora. O espetáculo será nos dias 1º e 2 de setembro, no Teatro das Bacabeiras. No dia 31, o grupo ministrará uma oficina de manipulação de bonecos, no Teatro Porão do Sesc Araxá, das 19h às 22h.

O projeto de circulação nacional consiste em levar o espetáculo para completar o circuito nacional com apresentações nos únicos estados ainda não atingidos pelo grupo: Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Piauí e Sergipe. Este espetáculo é da autora goiana Cora Coralina, com adaptação de Marco Augusto, diretor da Cia. Voar, e trata das dificuldades em lidar com as diferenças. É direcionado ao público infantil, mas de abrangência a toda a família. A peça foi agraciada pelo Fundo de Apoio à Cultura, edital 2011 para execução em 2012.

Na história, Os Meninos Verdes conquistam o afeto da poetisa, vó Cora, através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos.

A Companhia Voar Teatro de Bonecos teve sua fundação em 2003, possuindo oito anos de trabalhos ininterruptos com um vasto histórico de apresentações em sua cidade de origem, Brasília (DF) e por vinte estados do país, em diversos festivais de teatro, sempre selecionado através de inscrições e/ou editais e também participação por convites, além de ter conquistado várias premiações.

Em Macapá, o espetáculo conta com a produção do Coletivo de Artistas Amazourbanidade e apoio do governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, Sesc Amapá, Movimento Cultural Desclassificáveis, Rede Amazônia de Artes, Restaurante Norte das Águas, Academia Amapaense de Circo, Museu da Imagem e do Som (MIS).

Confira a programação:

Espetáculo: "Os Meninos Verdes"

Dias:

31 de agosto - Das 19h às 22h / Oficina de Manipulação de Bonecos, no Teatro Porão do Sesc Araxá

1º de setembro (sábado) - Seções às 10h e às 14h - no Teatro das Bacabeiras.

2 de setembro (domingo) - Seção às 14h - no Teatro das Bacabeiras

Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Rita Torrinha/Secult

Hoje, espetáculo "Anatomia Frozen" entra em cartaz no Teatro das Bacabeiras

0

Sucesso de crítica e de público, os amapaenses terão a oportunidade de conhecer o espetáculo "Anatomia Frozen", obra de Bryony Lavery, adaptada para o teatro pela premiada Companhia Razões Inversas, de São Paulo. A montagem está em turnê pelas capitais do Norte e Centro-Oeste do Brasil e se apresentará no Teatro das Bacabeiras nos dias 28 e 29 de agosto, às 19h30. A produção local é do Coletivo Amazourbanidade. A bilheteria será 50% destinada a alunos de escolas públicas, gratuitamente; os outros 50% têm o valor de R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).

"Anatomia Frozen" é um drama perturbador sobre a violência contra a criança. Os artistas Andreazza e Marcello se revezam em personagens entrelaçados, no encontro de um pedófilo com sua psiquiatra e a mãe de uma vítima, recheado de tensão.

Em 2010, por meio do Prêmio Myriam Muniz, o espetáculo percorreu todas as capitais do Nordeste, reforçando o debate e promovendo o diálogo artístico acerca do tema da pedofilia e violência contra a criança. O sucesso dessa experiência levou a ampliar o projeto, por meio do Prêmio Procultura, às capitais das regiões Norte e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal.

No período de 11 de agosto a 24 de setembro de 2012, além das apresentações do espetáculo em cada capital, serão realizados debates com a presença de profissionais da área social e médica, promovendo também o intercâmbio artístico com grupos de teatro locais, propondo o debate sobre o cientificismo na arte e seus desdobramentos sociais.

"Anatomia frozen"

Em 2009, a atriz e produtora Rachel Ripani apresentou à Companhia Razões Inversas o texto "Frozen", de Bryony Lavery, com sua tradução. O interesse pela forte temática do texto levou a Companhia a reunir a mesma equipe do premiado "Agreste", o diretor Márcio Aurélio e os atores Joca Andreazza e Paulo Marcello, para a criação do espetáculo "Anatomia Frozen", em coprodução com a Raquel Ripani Produções.

O espetáculo estreou em 11/06/2009 dentro do projeto Vitrine Cultural e cumpriu temporada regular em São Paulo, obtendo o reconhecimento da crítica especializada e o sucesso de público. Recebeu o Prêmio Funarte - Myriam Muniz de Teatro, circulando por todas as capitais do Nordeste, e os Prêmios APCA de melhor diretor e CPT de melhor elenco, além da indicação para o Prêmio Shell de melhor diretor.

Sinopse

"Anatomia Frozen" apresenta três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina, que desapareceu aos dez anos de idade. Esses três personagens que se encontram congelados em seus estados emocionais são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social.

Razões Inversas

Criada em 1990 pelo premiado diretor Márcio Aurélio e pela primeira turma de formandos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, a Companhia Razões Inversas obteve o reconhecimento da qualidade de seus trabalho pela crítica, prêmios e do público que acompanha suas criações como as premiadas "Agreste", "Senhorita Else", "A Bilha Quebrada", "A Arte da Comédia", entre tantos espetáculos apresentados no Brasil e no exterior.

Em 2012, a Companhia Razões Inversas completa vinte e dois anos de existência mantendo como principal característica uma metodologia de trabalho voltada para o constante processo de formação técnica e intelectual dos intérpretes e demais artistas, criando um ambiente de pesquisa e posicionamento ativo do ator, investigador das possibilidades de eficiência e qualidade de expressão cênica.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Razões Inversas

Rita Torrinha/Secult

Café de Domingo

0

Bom dia!

0

terça-feira, agosto 28, 2012

Workshop de interpretação para TV e Cinema no auditório do MIS AP

0

Oficina de Roteiros para HQ´s

0

O Coletivo AP Quadrinhos continua com o seu processo de formação dos seus membros e comunidade. Nesta quinta (30) e sexta-feira (31) de agosto, no auditório do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS/AP), será ministrada uma oficina de roteiro para história em quadrinhos com o roteirista Gian Danton. O encontro ainda contará com exibição do documentário " o Roteirista".


Trailer do documentário: 


Serviço:  Oficina de Roteiros para HQ´s Palestrante: Ivan Carlo Local: MIS, localizado no 2º piso do Teatro das Bacabeiras. Data: 30 e 31 de agosto de 2012.  Hora: 18:30h.  Entrada: Franca! Fonte: http://marypaes.blogspot.com.br/

Palavrões…

0


Caralho, descobri o motivo (Desculpem, liberdade de expressão. E outra, eu ri!).

Selvagem ao Extremo

0
Eu e o biólogo (e apresentador do programa de TV "Selvagem ao Extremo") Richard Rasmussen. Foto: Marcelo Sá Gomes (o popular "Vampiro"). Em 28/08/2012. 

Sejuv firma parceria com Aaskt para criação de pistas de esportes radicais em Macapá

0
Ontem (28), o titular da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), Alex Nazaré, firmou uma parceria com a Associação dos Skatistas do Amapá (Aaskt) para a criação de quatro novas pistas para a prática do esporte em Macapá.
                                                                                                                                                                     
De acordo com Alex Nazaré, a medida do Governo do Estado visa atender a demanda dos jovens que praticam esportes radicais em Macapá. "A primeira pista será criada na nova praça localizada atrás da unidade do Super Fácil do bairro do Beirol, terá o tamanho de 20m x 18m e irá agraciar skatistas, patinadores e demais modalidades radicais", garantiu o secretário. 

O secretário ressaltou que, outras três pistas serão criadas no bairro Congós, ficará em frente ao Centro Integrado de Operações Especiais (Ciosp) e fará parte do complexo habitacional que está sendo construído no bairro; bairro Novo Horizonte, na praça do Lago da Vaca e praça Beira Rii, em frente à residência governamental, área hoje utilizada para a prática de caminhadas.

Segundo o secretário da Aaskt, Kookimoto Mira, as pistas atenderão jovens da zona Norte e zona Sul da capital amapaense, já que ficarão em pontos estratégicos da cidade. 

"Desde o início, o governador Camilo Capiberibe e o secretário da Juventude demonstraram interesse pelas pistas de esportes radicais, e o ponto alto será o complexo que ficará localizado na Beira Rio, já que atenderá todos os públicos, como skatistas, BMX, patins, entre outros", comentou o secretário da Associação dos Skatistas do Amapá, Kookimoto Mira.

Informações do assessor de comunicação da Sejuv, Petton Laurindo. 

Vídeo da prática de skate em Macapá feito pelo skatista Daniel Nec


Meu comentário: 
Em setembro de 2011, a Prefeitura de Macapá (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), proibiu os skatistas de praticar o esporte em logradouros públicos, principalmente na praça Floriano Peixoto, quando guardas municipais impediram os esportistas a “andar de carrinho” no referido local. 
Na época, ficou determinado que "agentes fiscalizadores coibissem o uso de skates e equipamentos congêneres, ficando proibido em áreas de circulação de pedestres como passeios públicos, calçadas de praças e demais logradouros”. 
O engraçado, para não dizer outra coisa, é que os skatistas praticavam o esporte na quadra da Praça, sem deteriorar o patrimônio público. Nunca colocaram ninguém em risco por conta da prática esportiva ou  atrapalharam o passeio público. Com essa parceria entre Sejuv e Aaskt, os esportistas terão espaços adequados para suas manobras, em paz. Parabéns aos responsáveis pela iniciativa! 
Elton Tavares

O sabor do perfume pelo caminho

0
Era para ser um resgate do meu eu, meio perdido assim, quem sabe... Mas, eu gosto dessa perdição toda e, saí a esmo. 

Durante o trajeto, lembrei que da última vez que havia feito isso sozinha lá se iam muitos meses... Ontem foi especial.

O clima ameno e aqui isso é raridade, ventava forte até. Um rastro de folhas serpenteava o ar e até parecia alguém por ali, quem sabe me fazia companhia. 

Havia perfume de jambo pelas ruas, essa fruta regional me lembra o gosto de rosas vermelhas, principalmente a casca, a parte de dentro suculenta e carnuda translúcida, é um azedo meio doce. Sabor sem comparação.

E, percebi o avançar das horas, enquanto meus passos eram movidos em um ritmo muito mais lento, como se ao mesmo tempo não estivesse ali, se fosse outro lugar eu veria a noite cair...

Pensei em como não pensar em nada. Vi carros capotados, gente apressada. Notei os intermináveis momentos de solidão, quando há milhares de pessoas ao redor e que bom que não terminavam. Rostos estranhos, mas sem nada de esquisito.

Aquela sensação de invisibilidade me levou para um lugar muito melhor que minha zona de conforto. Fiquei mais forte.

Agora já sei para onde vou e o que irei provar. Finalmente, acordei.

Hellen Cortezolli