Seguidores

segunda-feira, setembro 08, 2014

Sesc Partituras apresenta concerto de piano e violino em Macapá

0
Por Petrônio Valente

O Serviço Social do Comércio do Amapá traz neste sábado (13), a 2ª edição do Sesc Partituras, com a participação da violinista Eliane Tokeshi e da pianista Lídia Bazarian. O evento ocorre no auditório da Escola de Música Walkíria Lima, às 20h, com entrada gratuita.

No repertório estão obras de Francisco Mignone, Sonata em sol; Herinque Oswald, Romanza; Glauco Velasquez, Trizteza e Página descritiva ópera 39; César Guerra-Peixe, Sonata n.2 e Bilhete de um jogral (para violino solo).

Sesc Partituras

O Sesc Partituras é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo preservar, difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro. É uma biblioteca virtual de música composta por acervo de partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração.

A proposta é disponibilizar a todos os interessados um sistema de catalogação e busca coerente com as reais necessidades dos músicos pesquisadores, o que inclui além de consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e audição de cada partitura. Todas as obras apresentadas nesse concerto têm suas partituras disponibilizadas integralmente no endereço eletrônico www.sesc.com.br/sescpartitura.

Eliane Tokeshi

Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Eliane Tokeshi foi premiada com uma bolsa do governo brasileiro (Capes), deu continuidade aos estudos nos EUA, na Boston University e na Northwestern University, onde concluiu o curso de mestrado e doutorado em violino respectivamente.

A artista recebeu diversos prêmios, como o 1º lugar nos concursos Jovens Instrumentistas do Brasil, Jovens Estímulos do Estado de São Paulo e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, quando atuou sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho.

Em 1998, venceu o Concurso de Solistas da Northwestern University. Como solista, tocou à frente de várias orquestras e também em recitais e concertos. A violinista tem se destacado no trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou um CD com obras para violino e piano, de César Guerra-Peixe, pelo selo YB.

Lidia Bazarian

A pianista Lidia Bazarian desenvolve uma intensa atividade artística como solista e camerista. Tem se dedicado especialmente à pesquisa, execução e gravação do repertório contemporâneo brasileiro.

Como integrante do grupo Novo Horizonte, participou de três volumes da coleção de CDs Brasil, New Music (selos Camerati e Viva Voz) e se apresentou em recitais no Brasil e na Dinamarca. Com o flautista Marcelo Barboza gravou o CD Paisagem Brasileira (Meridien Records/Inglaterra) e se apresentou em concertos nos Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Suécia.

A pianista participou do projeto Música de Câmara Brasileira (selo Laboratório de Acústica Musical e Informática - LAMI ) gravando obras de Edson Zampronha, Gilberto Mendes e Marisa Rezende, e do CD Trópico das Repetições (selo Sesc), gravando obras para piano, solo de Silvio Ferraz. Com o Sonâncias, gravou o CD Ressonâncias (selo LAMI) dedicado a obras de jovens compositores brasileiros.

Atualmente é pianista da Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010) com quem tem se apresentado no Brasil e no exterior.

Serviço:

Sesc Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: ascom@sescamapa.com.br
Fone: (96)3241-4440 (ramal 235) (96)9112-1145
Site: www.sescamapa.com.br
(08/09/14)

No Response to "Sesc Partituras apresenta concerto de piano e violino em Macapá"

Postar um comentário