Seguidores

segunda-feira, setembro 15, 2014

Sonora Brasil apresenta concertos com entrada franca na capital e no interior

0
Por Petrônio Valente


O Serviço Social do Comércio no Amapá (Sesc) apresenta no período de 15 a 18 de setembro, a mostra Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais, que tem como tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Em Macapá, o evento acontece no auditório da Escola de Música Walkíria Lima, e nos municípios do Amapá, Laranjal do Jari e Mazagão Novo, nas unidades do Sesc Ler, com entrada gratuita. A programação inicia às 19h.

O projeto Sonora Brasil, busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. Promove também apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e dos intérpretes.


Com temáticas diferentes a cada edição, a mostra promove a circulação de grupos musicais por todo o país. No Estado do Amapá vão circular os grupos Duo Cancionâncias (MS/RS), Quarteto Belmonte (RJ), Quinteto Brasília (DF) e o Octeto do Polyphonia Khoros (SC).

Duo Cancionâncias é formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio. A dupla vem se consolidando desde 2007 no cenário musical, com um repertório de música brasileira e latino-americana do século 20. O Duo se apresenta na segunda-feira (15), em Macapá e na terça-feira (16), em Laranjal do Jari.

O Quarteto Belmonte (RJ) é formado por músicos com experiência em concertos e orquestras. Os integrantes são Márcio Sanchez e Ubiratã Rodrigues (violinos); Dhyan Toffolo (viola); e Janaína Salles (violoncelo). O Quarteto Belmonte tocará na segunda-feira (15), em Mazagão Novo e na terça-feira (16), em Macapá.

Considerado um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste, o Quinteto Brasília, criado em 2000, é formado por Sérgio Barranechea (flauta), José Medeiros (oboé), Félix Alonso (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Shulz (trompa). O Quinteto Brasília é um dos poucos grupos clássicos de sopro em atividade no país e os seus integrantes também atuam como professores em universidades e músicos em orquestras. O grupo se apresenta na quarta-feira (17), em Macapá e na quinta-feira (18), no município do Amapá.


Com um repertório eclético, o Octeto do Polyphonia Khoros vai se apresentar, na quinta-feira (18), em Macapá. O coral de Florianópolis realiza apresentações desde 2011, destacando a música do século XX e XXI. O grupo é regido pela maestrina Mércia Mafra Ferreira, que mantém um trabalho de excelência na área musical. E também é formado por quatro vozes masculinas: Fernando De Carli e Tobias Andreas Weege (tenores), Javier Venegas e Leonardo Barbi (baixos) e quatro vozes femininas: Grasieli Fachini e Natacha De Carli (sopranos), Débora Almeida e Luciana Lira (contraltos).

Edino Krieger


Nasceu em Brusque (SC), no ano de 1928, é compositor, crítico e produtor musical, com formação pelo Conservatório Brasileiro de Música, e tem composições executadas no Brasil e exterior. O músico é criador das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que reúne os mais variados gêneros de música erudita.

Programação

Dia 15 de Setembro
Macapá
Duo Cancionâncias (RS / MS)
Local: Escola de Música Walquíria Lima
Hora: 19h

Mazagão Novo
Quarteto Belmonte (RJ)
Local: Sesc Ler
Hora: 19h

Dia 16 de Setembro
Macapá
Quarteto Belmonte (RJ)
Local: Escola de Música Walquíria Lima
Hora: 19h

Laranjal do Jari
Duo Cancionâncias (RS / MS)
Local: Sesc Ler Laranjal
Hora: 19h

Dia 17 de Setembro
Macapá
Quinteto Brasília (DF)
Local: Escola de Música Walquíria Lima
Hora: 19h

Dia 18 de Setembro
Macapá
Octeto do Polyphonia Khoros (SC)
Local: Escola de Música Walquíria Lima
Hora: 19h

Amapá
Quinteto Brasília (DF)
Local: Sesc Ler Amapá
Hora: 19h

Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: ascom@sescamapa.com.br
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)9112-1145
Site: www.sescamapa.com.br

No Response to "Sonora Brasil apresenta concertos com entrada franca na capital e no interior"

Postar um comentário