Seguidores

domingo, novembro 09, 2014

25 anos da queda do Muro de Berlim, o Monumento à Estupidez

0
Há 53 anos, a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) construiu o Muro de Berlim, no período pós Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha foi ocupada por os russos à Leste e franceses, ingleses e americanos à Oeste. 

A muralha separava a Berlim Ocidental da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Hoje (9) faz 25 anos que o muro da vergonha foi derrubado. 

A muralha tinha 156 km de extensão, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Ele simbolizava a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste do continente europeu. Era uma barreira quase intransponível. 

A barreira física simbolizava a divisão do mundo em duas partes: os países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América (EUA) e o outro composto pela República Democrática Alemã (RDA) e os países socialistas simpatizantes do regime soviético.  A época foi marcada pela oposição entre Estados Unidos e União Soviética no período conhecido como Guerra Fria

Foram 28 anos de suspensão do direito de ir e vir dos alemães em seu próprio país. Quanta Democracia não?
Desde a última sexta-feira (7), oito mil balões iluminados cobrem 15 quilômetros, dos 155 Km, onde existia o Muro. O objetivo é mostrar para os alemães mais jovens e para os turistas onde ficava o muro e como a cidade era dividida. 

Às 19h de hoje, os balões serão soltos ao som de ‘Ode à Alegria’, a última parte da nona sinfonia de Beethoven, para iluminar os céus de Berlim. É o mesmo horário que iniciou a derrubada da muralha. A queda do Muro de Berlim marcou a reunificação alemã e o fim da Guerra Fria.

Eu tinha 13 anos e lembro bem daquelas imagens que vi na TV. A população destruindo o monumento à estupidez. Uma frase, escrita no paredão, previu queda do muro em um futuro mais distante: "No próximo século, tocarei o teu coração". Lindo e triste. 

Ainda existem muitos tipos de intolerância e absurdos no mundo, mas Muro de Berlim, Apartheid, Escravidão e outras doenças mentais de líderes imbecis foram extintas. Tomara que a humanidade avance contra “ismos” e “fobias”, pois muitos não assumem, mas possuem muros dentro de suas cabeças e corações. 

que as luzes dos balões iluminem não somente a capital alemã, mas o mundo todo, para que coisas deste tipo nunca mais ocorram.

Elton Tavares

Fontes: Wikipédia, UOL, livros de história e papos de mesa de bar.

No Response to "25 anos da queda do Muro de Berlim, o Monumento à Estupidez"

Postar um comentário