Seguidores

quarta-feira, março 30, 2011

GOVERNO ENTREGA EMBARCAÇÃO A AGRICULTORES

1
Barco Comandante Vítor - Foto: Márcia do Carmo.

O chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, representando o governador Camilo Capiberibe, entregou, nesta terça-feira, 29, a comunidade de Jerusalém do Pau Mulato, localizada no município de Itaubal do Piririm, o barco “Comandante Vítor”. A embarcação será fundamental para o escoamento da produção de cerca de 300 agricultores, de várias localidades do interior do Estado.

Segundo Kelson Vaz, a iniciativa, que faz parte da política de fortalecimento do setor primário do governo estadual, surgiu de um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Associação dos Produtores Rurais do Amapá (APRAP).

“Entrego hoje este barco em nome do governador Camilo Capiberibe aos agricultores de Jerusalém do Pau Mulato. Esta embarcação está a serviço dos cidadãos desta e de outras localidades. Eu nasci na Foz do Macoacoarí e conheço a dificuldade do produtor interiorano”, enfatizou o chefe de Gabinete do governo do estadual.

“Outros investimentos como este serão feitos, tanto no transporte, quanto crédito, fomento e comunicação, para dar melhores condições ao homem do campo. Pois o desenvolvimento do setor primário do Amapá é uma meta do governador. Queremos que os ribeirinhos se organizem, pois atenderemos ao interesse coletivo“, afirmou Kelson Vaz.

Kelson Vaz, durante pronunciamento no evento - Foto: Márcia do Carmo.

Participaram também do evento os secretários de Estado do Desenvolvimento Rural, José Roberto, do Meio Ambiente, Paulo Figueira, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba, o técnico do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Pedro Paulo, vereadores de Itaubal, agricultores e ribeirinhos de diversas localidades próximas a Jerusalém do Pau Mulato.

De acordo com o titular da SDR, José Roberto, a embarcação é alugada, no valor mensal de R$ 5.000. O secretário disse ainda que o governo estadual investirá, anualmente, R$ 130 mil para o escoamento da produção agrícola do produtor que vive no interior do Amapá.

“Essa é uma ação fundamental para o desenvolvimento do setor primário do Amapá. Essa política é prioritária para o governador Camilo Capiberibe, pois ele sempre diz que devemos dar mais atenção aos nossos ribeirinhos”, disse José Roberto.

As comunidades que serão atendidas pela embarcação são: Jupati, Itaubal do Piririm, Puraqué, Uruá, Bom Sucesso, Garapé Cobra, Cacau, Capim, Igarapé Novo, Ipichuna Grande, Foz do Macoacoarí, São Tomé do Macacoarí e Largo do Ajuruxí.

O agricultor Joziel dos Santos Lobato afirmou que a embarcação, que tem capacidade para transportar 20 pessoas, era um sonho dos produtores da localidade.

Para o vereador de Itaubal do Piririm, Donio Macêdo (PC do B), essa iniciativa é fundamental para alavancar a produção e melhorar a qualidade de vida do agricultor ribeirinho. Segundo ele, a ação também ajudará na regionalização da merenda escolar, já que os produtores terão estrutura para vender a safra. O parlamentar também agradeceu ao Governo pela ação.

“Isso é um incentivo para que as associações de produtores se organizem. É o setor primário trabalhando junto, falando a mesma língua e desenvolvendo a agricultura do Amapá”, disse o vereador.

“Agradecemos ao governador Camilo Capiberibe, que em três meses de governo, já está trabalhando pelo homem do campo. Pois passamos oito anos sem o mínimo de respeito pelas nossas comunidades”, afirmou Donio Macêdo.
 
Secretário da SDR, Zé Roberto, durante seu discurso - Foto: Márcia do Carmo.
Compromisso

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Paulo Figueira se comprometeu a instituir uma biblioteca ambiental na Escola Agrícola da localidade Jerusalém do Pau Mulato e ceder uma lancha “voadeira” para os cidadãos da comunidade.

Outra boa notícia para os interioranos da localidade foi dada pelo secretário José Roberto. Segundo ele, a exemplo da embarcação Comandante Vítor, um caminhão será disponibilizado para os produtores agrícolas da região.

“Hoje temos a responsabilidade de dar resultado para o setor produtivo do Amapá, de maneira planejada. Essa é uma determinação do governador Camilo Capiberibe”, finalizou o titular da SDR.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Um comentário:

  1. Se todo governo desse o devido valor ao pequeno produtor e ao produtor do setor primário em geral,a situação econômica do país alavancaria bem mais nesses últimos anos, além de um maior crescimento na empregabilidade do setor rural!!!
    Parabéns ao governo do AP!!!

    ResponderExcluir