Seguidores

sexta-feira, abril 08, 2011

GEA toma medidas para combater enchente em Calçoene

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, visitou nesta quinta-feira, 7, o município de Calçoene, a 370 km de Macapá. Ele foi acompanhado dos secretários de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, Educação, Mirian Corrêa, Saúde, Evandro Gama e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP), coronel Miranda.

O objetivo da presença do governador e parte de sua equipe na cidade foi tomar conhecimento da situação real de Calçoene, onde as chuvas não param de cair desde a última sexta-feira, 1. Ao todo, 60 famílias sofrem com a cheia, no perímetro afetado com as enchentes.

A prefeita do município, Maria Lucimar Silva e o deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB), receberam o governador e os secretários em Calçoene. Eles também acompanharam a visita de Camilo em vários pontos de alagamento na cidade.

Durante sua estada em Calçoene, o governador conversou com dezenas de moradores e lideranças locais. A principal queixa foi a falta de água potável, ocasionada pela cheia do rio Calçoene, que resultou no alagamento da estação de tratamento da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) na cidade.

De acordo com o governador, as medidas que serão tomadas para evitar que as enchentes futuras afetem Calçoene são: a construção do muro de arrimo para conter as águas do rio Calçoene e a mudança do local do prédio da Caesa da cidade, para que o abastecimento de água não seja mais interrompido a cada cheia e a construção de um Cais, que atenda os pescadores da região.

“O CBM e Defesa Civil já controlaram a situação. Recomendamos aos bombeiros que façam atendimentos emergenciais aos cidadãos que necessitem de cuidados. Viabilizaremos a construção do muro de arrimo e do cais de atracação, para que as indústrias que trabalham com pescado possam se instalar aqui. Executaremos essas ações em parceria com a prefeitura de Calçoene”, disse o governador.

“Trabalharemos para minimizar o sofrimento dos cidadãos. Tomaremos as providências para construir as obras necessárias para resolver o problema das cheias no município”, pontuou Camilo Capiberibe.

Vistoria e compromisso

Além de verificar os pontos de alagamento da cidade, o governador visitou obras inacabadas, como as instituições de ensino em Calçoene. Trata-se do Ginásio de Calçoene, onde o prédio precisa ser terminado e a quadra reformada, além da construção de uma piscina. E Escola José Cordeiro, que necessita da construção de uma subestação e refazer toda parte elétrica do prédio.

O governador pediu ao titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, que atenda todas as demandas colocadas pela comunidade, nas duas escolas. Camilo Capiberibe também visitou o Hospital de Calçoene, onde tomou conhecimento de várias demandas, como a progressão salarial de 70% da equipe de enfermeiros da instituição.

Outra reivindicação feita ao governador, pelo do diretor da Unidade de Saúde, Luis Rodrigues de Alencar Junior, foi a melhoria do setor odontológico da casa de saúde. As demandas foram direcionadas ao titular da Sesa. Evandro Gama afirmou que atenderá as reivindicações.

“Criaremos instrumentos para que o hospital tenha o mínimo de autonomia, para obras emergenciais. Temos que formular uma forma para que a direção da Casa de Saúde resolva seus problemas sem precisar recorrer a Sesa”, destacou o governador.

“Constatamos o desperdício de medicamentos, que segundo o diretor, chegaram aqui perto da data de vencimento, uma irresponsabilidade com a vida humana”, comentou.


Camilo Capiberibe também prometeu revitalizar o estádio da cidade e reformar a biblioteca pública do município. As duas medidas foram encaminhadas ao titular da Seinf, que se comprometeu em tomar as providências.

Má gestão de recursos

O governador explicou que os recursos federais, provenientes de emendas da bancada Federal, em 2006 e 2007 e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) vieram para a conclusão de obras em Calçoene, mas as construções não foram concluídas.

“Não entendo porque as obras em Calçoene não foram concluídas. Faremos um esforço em conjunto com a nossa bancada federal, para ver se conseguimos salvar parte dos recursos que não foram utilizados, por falta de boa vontade da gestão passada”, explicou o governador.

Ao final de sua estadia em Calçoene, Camilo Capiberibe concedeu entrevista a uma rádio local, onde esclareceu quais medidas serão tomadas, de acordo com os fatos que ele e sua equipe constataram no município.

“Além do controle da enchente e retomada de obras, faremos um conjunto de ações para beneficiar Calçoene. Firmaremos convênio com a prefeita da cidade para a limpeza pública do município”, finalizou Camilo Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "GEA toma medidas para combater enchente em Calçoene"

Postar um comentário