Seguidores

quarta-feira, abril 06, 2011

GOVERNO TRABALHA TRATAMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR

0
Foto: Márcia do Carmo.

O Projeto Piloto do Sistema de Purificação de Água, implantado na Vila de Anauerapucu, área rural do município de Santana, foi apresentado nesta quarta-feira, 6, ao governador Camilo Capiberibe. A ação, financiada pelo governo federal, foi executada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2010. A contrapartida do Estado foi transportar a equipe de técnicos e pesquisadores da UFCG.

O coordenador do projeto em Anauerapucu, professor da UFCG Kepler França, explicou ao governador, como é feita a ação, que consiste em decantação, dessalinização e tratamento de rejeitos na água da comunidade até torná-la potável. O objetivo da explanação foi pedir apoio ao Estado para a ampliação da medida.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), a ação beneficiou aproximadamente 125 famílias que residem na comunidade. Com a iniciativa, cerca de 1.200 pessoas passaram a receber água potável.

O governador declarou que dará total apoio a iniciativa. Camilo Capiberibe também pediu aos gestores dos órgãos envolvidos para que a ação se estenda a outras comunidades do Estado.  

Foto: Márcia do Carmo.

“As comunidades ribeirinhas precisam deste tipo de medida. As instituições do governo devem discutir e formular um projeto para buscar recursos junto ao governo federal para ações como esta. Inclusive para o Programa de Aceleração do Crescimento II, que tem Saneamento e Habitação como prioridade”, pontuou Camilo Capiberibe.

“Queremos tirar essas comunidades do isolamento e trabalhar para a melhoria de vida do ribeirinho. Formaremos um grupo, coordenado pela Setec, para avançarmos e levarmos água tratada para as comunidades do interior do Amapá”, enfatizou o governador.

Também participaram do encontro o diretor presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, a diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Moreira, representantes da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Mineração (Seicom) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Outros parceiros do programa são: Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Projeto

O projeto, elaborado pela Setec e UFC, faz parte do “Programa Amapá Água: Fonte de Energia Alimento e Saúde”, e tem o objetivo de implantar sistemas de purificação de água, captadas de rios e lagos, bem como o tratamento de águas residuárias com geração de renda para as comunidades.

“A Setec ajudará na ampliação da rede de tratamento já existente em Anauerapucu e coordenará a expansão, mobilizando os órgãos governamentais envolvidos, para implantarmos este projeto em outras comunidades do interior do Estado”, explicou o titular da Setec, Antonio Cláudio Carvalho.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "GOVERNO TRABALHA TRATAMENTO DE ÁGUA NO INTERIOR"

Postar um comentário