Seguidores

sexta-feira, setembro 16, 2011

3º Etapa do Projeto Sonora Brasil no mês de Setembro em Macapá

0
No dia 19 de Setembro o SESC trás ao Estado do Amapá a 3º etapa do projeto Sonora Brasil que este ano entra em sua 14º edição. Na primeira e segunda etapa se apresentarão os grupos Caixeiras do Divino (MA) e Comitiva São Benedito da Marujada, de Bragança (PA) representando o tema Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil.

Neste segundo semestre continua o tema Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, que percorrerá as regiões norte, nordeste e centro-oeste. A apresentação da terceira etapa do projeto Sonora Brasil em Macapá será da Banda de Congo Panela de Barro, do Espirito Santo. O grupo composto por seis integrantes trará ao público amapaense os festejos de São Benedito no litoral brasileiro através dos cânticos tradicionais da festa e interação com a plateia.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral nesse estado, estando relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. A cerimônia profano-religiosa pode apresentar características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. Reza a lenda que, a partir de então, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a “fincar o mastro” todos os anos em agradecimento ao milagre.

A 3º etapa do projeto Sonora Brasil acontecerá dia 19 de setembro no auditório da Escola SESC Amapá (Rua Jovino Dinoá N/4311) às 20h. Esta é mais uma iniciativa do SESC com o objetivo de promover cada vez mais a cultura brasileira.

--
Thainá Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Marketing - ASCOM
SESC Amapá
0xx96 - 3241-4440, ramal 235

No Response to "3º Etapa do Projeto Sonora Brasil no mês de Setembro em Macapá"

Postar um comentário