Seguidores

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Em apoio à ministra Eliana Calmon, desembargadores e juízes do Rio abrem seu sigilo para o CNJ

1
Cinco magistrados — três juízes e dois desembargadores — do Tribunal de Justiça do Rio decidiram abrir mão do sigilo bancário, telefônico e fiscal para a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon. O grupo autorizou ainda que seus parentes também tenham suas contas vasculhadas. A decisão é uma demonstração de apoio às investigações do órgão, epicentro da maior crise do Judiciário. Os ofícios à ministra foram enviados pelos juízes Marcos Peixoto, Alcides da Fonseca e João Batista Damasceno e pelos desembargadores Siro Darlan e Rogério Oliveira. No Rio, há 900 juízes e 180 desembargadores.

Contas Abertas 2

A decisão dos magistrados ganhou adesão ontem. Quem entrou no ‘bloco de solidariedade’ foi a desembargadora Márcia Perrini, que, como os outros, colocou o seu patrimônio e o da família à disposição de qualquer avaliação da ministra. ‘Temos obrigação de prestar contas. O trabalho da ministra é dar transparência ao Judiciário’, defende Siro Darlan.

Contas Abertas 3

O apoio de juízes e desembargadores do Rio à Corregedoria do CNJ ganhou debate acalorado em página no site de relacionamento Facebook. No grupo, há 144 magistrados cadastrados. Muitos criticam a ação de Eliana Calmon e tratam com desprezo a decisão dos magistrados de abrirem suas contas. Outros apoiam. Ponto para a democracia.

Contas Abertas 4

A caça aos chamados ‘bandidos de toga’, como a ministra Eliana Calmon batizou, também ganhou o apoio da população. Pelo menos é o que indica o balanço parcial da Ouvidoria do CNJ. De outubro a 18 de dezembro, o canal, uma linha direta com o cidadão, registrou 190 manifestações sobre o tema: 180 delas eram de elogios à ação do órgão.

Meu comentário: O Brasil torce pela ministra Eliana Calmon, sei que é difícil, mas tomara que ela vença essa parada.

Um comentário:

  1. A movimentação independente dos juízes mostra o racha na categoria.

    Além disso, ao contrário do STF e das três principais associações de magistrados - Ajufe, AMB e Anamatra -, que tentam desqualificar o trabalho da ministra Eliana Calmon, a sociedade reconhece seu valor, sua coragem e a importância de sua atuação à frente da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ).

    As manifestações de apoio aumentam, a cada dia que passa, principalmente, nos blogs e nas redes sociais como Facebook e Twitter, onde até uma hashtag foi criada #EuApoioElianaCalmon

    Há também um vídeo – simples, mas esclarecedor – que está circulando bastante. Confira e compartilhe!:

    http://www.youtube.com/watch?v=MIyPMCD1D_Q&feature=player_embedded

    Além das opções acima, você também pode manifestar seu apoio em:

    http://www.cnj.jus.br/fale-com-a-ouvidoria

    ou enviar um email para:
    corregedoria@cnj.jus.br

    Pelo controle externo do Judiciário. Contra o corporativismo. Em defesa da Democracia – EU APÓIO ELIANA CALMON !

    - VALEU, ELTON! GDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir