Seguidores

quarta-feira, junho 27, 2012

Política efetiva para juventude: governador Camilo Capiberibe lança o programa Onda Jovem

4

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta quarta-feira, 27, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o programa Onda Jovem, que em 2012 disponibilizará 7 mil vagas para qualificação da juventude amapaense. A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios. O objetivo é capacitar jovens e adolescentes, com idade entre 15 a 29 anos.

A ação será coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), em parceria com diversas secretárias de Estado. Além de qualificar os jovens, o programa pagará uma bolsa, no valor de R$ 120,00, que auxiliará o estudante a se manter na sala de aula. O Onda Jovem substitui o antigo Amapá Jovem.

Conforme o titular da Sejuv, Alex Nazaré, o Onda Jovem promoverá lazer, entretenimento, práticas esportivas e capacitação para os jovens amapaenses. Ele disse ainda que a secretaria fará o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas por eles.

Alex Nazaré ressaltou que o programa foi planejado de acordo com as demandas da juventude amapaense e que a existência de dotação orçamentária para o desenvolvimento do projeto, que na gestão anterior utilizava recursos de outros setores para o pagamento das bolsas, será de R$ 12 milhões ao ano.

"Nesta primeira etapa, o Onda Jovem atenderá inicialmente 7.000 jovens nos 16 municípios do Amapá, mas pretendemos ampliar o alcance do programa. Além do valor da bolsa, ofertaremos políticas públicas para a juventude em várias áreas, como Saúde, Esporte, Empreendedorismo, Educação, Cultura, entre outras. Queremos que este programa seja um exemplo para o Brasil e contamos com o total apoio do governador Camilo Capiberibe, que é o principal incentivador do programa", pontuo Alex Nazaré.

Portal Onda Jovem

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Junior, apresentou o Portal Onda Jovem, onde serão disponibilizados dados sobre os beneficiados e as ações das secretarias de governo sobre o programa. A página também servirá para inscrições em subprogramas do governo estadual voltados à juventude amapaense.
O endereço da página é www.ondajovem.ap.gov.br

Apoio do governo federal

O assessor da Secretaria Nacional da Juventude, Fabrício Lopes, afirmou que o Amapá é o único Estado do Brasil com uma política efetiva em prol dos jovens. Ele destacou a eficácia do programa Crédito para a Juventude, lançado em 2011 pela atual gestão e coordenado pela Sejuv.

"Tenho certeza que o Onda Jovem, a exemplo do Crédito para a Juventude, será uma política pública eficiente para os jovens do Amapá. O governador e sua equipe recuperou a credibilidade deste Estado junto ao governo federal e daremos o apoio necessário para que as ações que visam a melhoria de vida do jovem amapaense tenham sucesso", disse Fabrício.

O governador enfatizou que o programa Onda Jovem é uma ação efetiva em prol da juventude. Na ocasião, Camilo Capiberibe reforçou seu compromisso com os jovens do Amapá.

"No governo anterior, o programa Amapá Jovem era apenas transferência de renda. Não adianta somente repassar dinheiro, é preciso uma política efetiva para a melhoria de vida da nossa juventude. Por isso lançamos o Onda Jovem, que substitui o antigo programa, mas é de fato uma ação em prol dos jovens, pois além do pagamento de bolsas, a medida irá qualificar milhares de estudantes", salientou o governador.

"Nossa intenção não é fazer uma política de renda mínima para a juventude e sim uma política de inclusão social, inserção produtiva, de apoio ao protagonismo juvenil na Cultura e Esporte. Eu acredito na juventude e reafirmo o meu compromisso com o lançamento do programa Onda Jovem, que é uma ação do governo inteiro para melhorar a vida dos jovens amapaenses", garantiu o governador.

Visão do jovem

O estudante Bruno Vaz pontuou que a proposta do programa é fundamental para a melhoria de vida da juventude amapaense. "O Onda Jovem atende nossos anseios. O programa trará capacitação, nos dará oportunidade de participar de projetos esportivos e sociais. Essa medida é um pacote de ações efetivas para o presente e futuro dos jovens amapaenses. Estou muito feliz e agradecido ao governador pela iniciativa", avaliou.

Elton Tavares/Secom

4 comentários:

  1. muito bom isso, parabens Camilo.

    ResponderExcluir
  2. Camilo vc é um espetaculo, continue investindo no social é disso que o nosso povo precisa, força não desista, não deixe quie os inimigos possam vence-lo, pois vc precisa mudar o conceito que o nosso Estado herdou de corrupto, tenho certeza absoluta que vc mudara essa slogan que os maus administradores deram ao nosso querido Amapá. Siga firme no seu proposito de mudar essa triste história que criaram para o nosso Estado,vc já é um vencedor pelo fato de estar vencendo sozinho (há sozinho não, vc tem um DEUS maravilhoso, que ti sustenta)esta batalha, eu sei que não é fácil mudar a opinião das pessoas que estão se deixando levar pelas conversas dos que nãoquerem o bem do Amapá, mas é mostrando trabalho que vc vai conseguir. Tenho uma admiração enorme por vc, porque penso igual a vc, com honestidade, dignidade, dissernimento e sabedoria vc irá conseguir melhorar muito a vida dos amapaenses e daqueles que vieram para cá fazer fortuna. Boa sorte, estou apostando em vc.

    ResponderExcluir
  3. adorei o que voce ta fazendo pelos jovens isso que e uma atidude de homen que pensa nao pensa em si proprio e sim em todos;meus parabens!!!!!!tacyane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens camilo isso mostra,que a cidade de macapá está crescendo com seus projetos!

      Excluir