Seguidores

sexta-feira, julho 20, 2012

Governador Camilo premia vencedores da primeira etapa dos Jogos no Meio do Mundo

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, premiou nesta quinta-feira, 19, no ginásio Avertino Ramos, 148 vencedores da primeira etapa dos Jogos no Meio do Mundo. Participam da competição oito municípios amapaenses e mais a Guina Francesa (FRA), que faz fronteira com o Oiapoque. Participaram desta fase inicial 1.400 competidores. A primeira etapa envolveu cinco modalidades: futebol de campo, voleibol, futsal, handebol e basquetebol.

O torneio, que irá até o dia 25 de julho de 2012, é realizado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que faz parte do conjunto de ações do PROAMAPÁ Esportes, que visa o fortalecimento do esporte amapaense e a interação entre o Amapá e Guiana Francesa, que participa da competição com uma grande delegação. O investimento do governo do Estado no evento esportivo é de R$ 2,3 milhões e o recurso do governo federal soma R$ 1,8 milhão.

Conforme o titular da Sedel, Luiz Pingarilho, ao todo, os Jogos no Meio do Mundo reúne três mil atletas, destes, 120 somente da Guiana Francesa. O secretário explicou que a competição é realizada em Macapá e Santana, com atletas das duas cidades, dos municípios de Serra do Navio, Porto Grande, Itaubal do Piririm, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Amapá, além da Guiana Francesa.

"Esses jogos marcam um novo momento importante para o Amapá, pois o governador Camilo Capiberibe tem como prioridade a cooperação com o Platô das Guianas em várias áreas de atuação. Portanto, a competição alavanca o nosso esporte e promove mais um avanço nessa aproximação do Amapá com nossos vizinhos franceses", afirmou Luiz Pingarilho.

Durante a cerimônia de premiação, o governador ressaltou que o esporte só traz benefícios para a juventude. Na ocasião, Camilo Capiberibe garantiu que continuará investindo no fortalecimento do esporte amapaense.

"Essa competição fortalece nossa relação com a Guiana Francesa e oportuniza o intercâmbio do esporte amapaense com o francês. Essa experiência é fundamental para conhecer o potencial dos nossos atletas e promover um ambiente de cooperação dos conhecimentos entre nossas nações. Podemos construir muitas coisas juntos, tanto no esporte quanto na cultura, economia e turismo", avaliou o governador.

"Continuaremos investindo no esporte amapaense, inclusive, assinaremos um convênio com Cuba (CUB) para que atletas cubanos possam ministrar oficinas aos nossos jovens. Queremos que o Amapá tenha um representante nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Brasil, e faremos investimentos para identificar e preparar nossos atletas", ponderou o governador.

Os campeões

Nessa primeira fase dos Jogos no Meio do Mundo, a Guiana Francesa levou vantagem sobre as equipes amapaenses e venceu as modalidades basquetebol masculino e feminino; futebol de campo masculino, handebol masculino e feminino.

As equipes amapaenses que conseguiram vencer nos jogos foram: Penharol, no futsal feminino; Sesp, no futsal masculino; Cutias do Araguari, no futebol de campo feminino; Placa Esporte Clube, no voleibol feminino e Norte Vôlei, que foi campeão no voleibol masculino.

Elogio e reconhecimento internacional

O deputado guianense, que representou o Platô das Guianas, José Louis Bierge, destacou que a competição estreita os laços de amizade entre o Amapá e a Guiana Francesa. O parlamentar francês elogiou a organização do evento e parabenizou o governador Camilo Capiberibe pela iniciativa.

"A cooperação entre nossos países precisa ser concreta e é isso que essa gestão está fazendo. Parabenizo a Sedel pela organização e o governador Camilo Capiberibe pela iniciativa de realizar este intercâmbio e fortalecer os laços entre o Amapá e a Guiana Francesa", salientou José Louis Bierge.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo premia vencedores da primeira etapa dos Jogos no Meio do Mundo"

Postar um comentário