Seguidores

sábado, outubro 26, 2013

Coleta de Alimentos: Treinamentos de voluntários iniciam neste sábado (26)

0

As próximas reuniões também já têm data marcada: para os santanenses, o treinamento será na terça-feira, dia 29, às 19h, na Escola Crianças Alegres; e para os voluntários do centro e Zona Sul da capital, o treinamento será no dia 1º de Novembro, sexta-feira, às 19h, no Salão Paroquial da Igreja São José.

Coleta de Alimentos

A campanha acontece no país desde 2006, e sempre no mês de novembro. Participam 50 cidades brasileiras desta 8ª edição da Coleta, que acontece no período de 8h às 19h.

A ação acontece da seguinte forma: o supermercado, identificado com as logomarcas da campanha, terá um posto, com voluntários que informam os clientes sobre o projeto e também entregam uma lista preparada por nutricionistas com os principais alimentos não perecíveis que são mais utilizados pelas instituições que receberão as doações.

Após a arrecadação, os voluntários separam os alimentos em caixas e enviam para Bancos de Alimentos parceiros que distribuem para centenas de instituições de todo país. No Amapá, o responsável é o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que doa a arrecadação amapaense para entidades cadastradas no programa.

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos nasceu há 18 anos na Itália. No Brasil, é realizado pela Companhia das Obras do Brasil (CdO) e já arrecadou mais de 550 toneladas de alimentos com a colaboração de 26 mil voluntários em mais de 50 cidades. Só em 2012, foram arrecadadas mais de 109 toneladas de alimentos.

Voluntários e doadores

De acordo com Edilena Cantuária, Coordenadora de Cidade da Coleta de Alimento, o amapaense pode participar de duas formas: a primeira é sendo voluntário no dia da coleta ou sendo um doador de alimentos. “Qualquer pessoa pode participar, seja participando como voluntário no dia da coleta, ou indo nos supermercados que iremos trabalhar, comprar o alimento que está na lista e fazer sua doação”.

Edilena lembra, ainda, que menores de idade podem participar como voluntários, basta apresentar autorização do responsável. Os voluntários trabalharão em dois turnos, em 8 supermercados de Macapá e Santana. “Aproveitamos esse momento para convidar toda a sociedade para participar como voluntário neste dia e fazer este gesto de caridade com a gente”.

“Fazer a coleta de alimentos é um gesto primeiramente pessoal, de que você está fazendo o bem para outra pessoa que precisa; e é fazer um bem sem esperar nada em troca, como diz o próprio slogan da Coleta ‘Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida’”, conclui a coordenadora Edilena Cantuária.

A Coleta de Alimentos acontece há 5 anos em Macapá, e há um ano em Santana. Para mais informações e inscrições, ligar para a coordenadora local e/ou para os coordenadores de supermercado, ou comparecer nas reuniões.


REUNIÃO e TREINAMENTO de VOLUNTÁRIOS
•          Dia 26/10/2013 (sábado), às 19hs, Zona Norte – Igreja São Cristóvão – End. BR
•          Dia 29/10/2013 (terça-feira), às 19hs, Santana – Escola Crianças Alegres
•          Dia 01/11/2013 (sexta-feira), às 19hs, Central - salão Paroquial da São José - Centro

Fabiana Figueiredo
Jornalismo/Universidade Federal do Amapá
Jornal Tribuna Amapaense/Colunista de Cultura
Pastoral da Comunicação/Redação
Rádio São José 100.5 FM/Responsável Núcleo de Jornalismo
Jornal Amapá Hoje/RádioSãoJoséFM/Redação e Produção
Fones: (96) 8123-8022 (Tim) / 9120-3342 (Vivo/SãoJoséFM)
Facebook: https://www.facebook.com/FabianaFgrd
Twitter, Skype e Instagram: @FabianaFgrd

No Response to "Coleta de Alimentos: Treinamentos de voluntários iniciam neste sábado (26)"

Postar um comentário