Seguidores

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Oficina de grafite será ministrada em Macapá

0
Por Paula Monteiro, do Portal Amazônia

Promover a arte urbana e liberar a criatividade através das técnicas de grafite. Essa é a proposta do Coletivo ID, que neste ano realizará a primeira oficina voltada para a arte de desenhar e expor as ideias nas paredes e muros por meio de sprays e tintas em Macapá. O curso básico dispõe de 15 vagas, com taxa de inscrição no valor de R$ 40. As inscrições são realizadas no Museu da Imagem e do Som (MIS) do Amapá, localizado no Teatro das Bacabeiras. 

A oficina acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro. Os conteúdos teóricos tecem sobre os principais estilos de grafitagem e, durante a aula prática os alunos vão colocar 'a mão na massa'. O muro de cerca de 30 metros de comprimento, do Espaço CAOS – Arte e Cultura, servirá de tela para os alunos demonstrarem o que aprenderam e o potencial artístico de cada participante.

Além de fomentar a cultura por meio da vertente, a ideia da organização da oficina é também ajudar a sociedade a 'enxergar com bons olhos' a prática das artes visuais. “O grafite ainda é muito marginalizado, e torná-lo mais evidente e comum nas paredes da paisagem urbana ajuda a divulgar o nosso trabalho e diminui o preconceito”, disse Miqueas Alves, mais conhecido como ‘Kash’, integrante do Coletivo ID.

Atualmente, o Coletivo ID é composto por seis grafiteiros que resolveram se unir e criar um grupo para promover  o trabalho já desenvolvido nos muros de algumas escolas da capital. O coletivo integra o Espaço CAOS - Arte e Cultura, inagurado em agosto de 2013, o qual propõe realizar eventos e fomentar as artes em diversos segmentos e formado pelo Coletivo AP Quadrinhos, Clube de Cinema, Fotógrafos Anônimos, Festival Imagem-Movimento e Liberdade ao Rock.

Pichação ou Arte?

O Grafite surgiu durante o Império Romano, e apesar de ser um antiga técnica de inscrição, ainda desperta preconceitos na sociedade contemporânea que o encara como 'pichação' e desordem pública. Contudo, a criatividade dos desenhos, caligrafia e o colorido das expressões visuais têm ganhado cada vez mais espaço na paisagem urbana nos muros de escolas, viadutos e até mesmo em residências particulares. 

É importante lembrar que grafitar prédios públicos ou privados, sem autorização é atividade proibida por lei em vários países, inclusive no Brasil, e o ato passa longe da proposta artística dos profissionais do grafite. As ferramentas básicas para grafitar são tintas em sprays, pincéis e rolinhos e, é claro, a criatividade.


No Response to " Oficina de grafite será ministrada em Macapá"

Postar um comentário