Seguidores

segunda-feira, novembro 24, 2014

Centro Cultural Franco Amapaense realiza a III Jornada da Gastronomia Francesa

0
Por Dorislene Muniz, da Agência Amapá
O Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA) promove na segunda-feira, 24, a III Jornada da Gastronomia Francesa-Auguste Escoffier: a cozinha francesa no meio do mundo. O evento acontece no salão do próprio Centro, das 8h às 18h.

O objetivo é celebrar a Jornada da Gastronomia Francesa e promover uma imersão sociocultural no saber-fazer e na inovação gastronômica francesa. A programação envolve oficina, palestra, exposições e apresentações culturais, além de entrega de brindes como camisetas e receitas aos convidados.

Histórico

A gastronomia é parte integrante do patrimônio cultural e da identidade da França, por isso, a partir de 2011, no dia 23 de setembro - primeiro dia do outono - comemora-se na França a Festa Nacional da Gastronomia Francesa, com temática específica e federativa, porém sempre ilustrando a riqueza e a diversidade da gastronomia francesa.

"O Centro Cultural Franco Amapaense, como agente promotor da língua e cultura francesa no Estado do Amapá, vem propor o projeto III Jornada da Gastronomia Francesa a fim de participar desta grande festa, que representa um marco histórico na França", observou Ana Arlene Nobre, professora especialista em língua francesa no CCFA.

Programação:

Dia 24 (segunda-feira)

8h às 9h - Abertura

Palestra: Auguste Escoffier: la cuisine française au milieu du monde

Distribuição e entrega de brindes (camisetas aos alunos) e (receitas em ímã aos convidados); inauguração da copa/cozinha "Auguste Escoffier"

Manhã e tarde

Exposição Visual "Pratos franceses"

Exposição Visual "Escultura de Arte Efêmera em frutas e legumes" (Tchoy)

14h às 15h30 - Oficina 1: "Os hábitos e o léxico da gastronomia francesa" – Prof. Esp. Helenilson Fonseca

15h30 às 16h30h - Oficina 2: Preparação de chá Regional (Iepa)
16h30 às18h - Apresentação cultural: Músicas e danças francesas

No Response to "Centro Cultural Franco Amapaense realiza a III Jornada da Gastronomia Francesa"

Postar um comentário