Seguidores

terça-feira, fevereiro 16, 2010

A Banda

0
Junior "Ramone", Kookimoto e "Caitinha" na banda


Hoje saíra, pelas ruas de Macapá, A Banda, maior bloco de sujos do Brasil. A Banda, nome inspirado pela música homônima de Chico Buarque de Holanda, foi fundada no carnaval de 1965, pelos foliões Nonato Leal, professor Savino, Jarbas Gato, tenente Pessoa, Amour Jací Alencar e José Maria Frota.

O evento acontece desde 1965. O improviso e a desorganização são marcas registradas dos foliões. Alguns satirizam a política nacional com faixas e cartazes, sempre em tom de ironia, deboche e bom humor.

A população de Macapá sai às ruas na terça-feira gorda, para “ver a banda passar” e participar da festa. Homens vestidos de mulher, pessoas fantasiadas, bonecos, carros de som e trios elétricos.

A novidade deste ano, péssima para alguns, é que a “Farmácia”, carroça que distribuía gratuitamente a “morte lenta”, batida de cachaça, aos foliões, só oferecerá camisinhas aos brincantes. É mermão, fure encapado (risos).

A Banda é uma tradição do Carnaval amapaense, é uma manifestação popular incrível, um verdadeiro show de irreverência e humor. Estarei entre os milhares de foliões. Desejo uma ótima brincadeira á todos.


A Banda - Composição: Chico Buarque


Estava à toa na vida

O meu amor me chamou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor



A minha gente sofrida

Despediu-se da dor

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor



O homem sério que contava dinheiro parou

O faroleiro que contava vantagem parou

A namorada que contava as estrelas parou

Para ver, ouvir e dar passagem



A moça triste que vivia calada sorriu

A rosa triste que vivia fechada se abriu

E a meninada toda se assanhou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor



Estava à toa na vida

O meu amor me chamou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor

A minha gente sofrida

Despediu-se da dor

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor



O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

A moça feia debruçou na janela

Pensando que a banda tocava pra ela



A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

A lua cheia que vivia escondida surgiu

Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor



Mas para meu desencanto

O que era doce acabou

Tudo tomou seu lugar

Depois que a banda passou



E cada qual no seu canto

Em cada canto uma dor

Depois da banda passar

Cantando coisas de amor

Depois da banda passar

Cantando coisas de amor...



No Response to "A Banda"

Postar um comentário