Seguidores

terça-feira, outubro 18, 2011

GEA promove 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amapá

0
Foto: Márcia do Carmo.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, abriu, nesta segunda-feira, 17, no Teatro das Bacabeiras, a 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amapá (CES). O encontro irá debater e constituir propostas para a melhoria da política nacional de saúde. O CES tem como tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e seu eixo: "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS".

O CES, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), conta com a presença do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Heuvésio Miranda Magalhães, que representa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O evento segue durante os dias, no Ceta Ecotel, nos turnos da manhã e tarde até o seu encerramento na próxima quarta-feira, 20.

Durante a cerimônia de abertura do CES, o governador assinou, juntamente com o titular da Sesa e presidente do CES, Edilson Mendes, à adesão do Estado a implantação da Primeira Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, cujo objetivo é a redução da mortalidade materno-infantil no Amapá.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou a melhoria da Saúde no Amapá, mesmo com o quadro crítico herdado pela gestão passada. Camilo Capiberibe pontuou avanços como a redução da mortalidade neonatal no Hospital Mãe Luzia, regularização do pagamento de plantões dos profissionais da Saúde.

"Estamos melhorando, com muito esforço, o atendimento à população. O CES é fundamental para isso. É a oportunidade de dialogar e, após o processo, termos um quadro de propostas para implantarmos em nosso Estado e também encaminhar ao Governo Federal", afirmou Camilo Capiberibe.

Somente no Amapá e mais nove estados

As conferências municipais de Saúde foram realizadas, durante três meses, em todos 16 municípios do Estado, fato ocorrido em somente 10 entre todos da Federação Brasileira. Durante as plenárias, foram escolhidos 339 delegados. No CES, serão selecionados 40 representantes do Amapá para participarem da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília (DF), no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

De acordo com o secretário de Saúde o CES resultará em propostas que serão encaminhadas à Brasília (DF) para a melhoria dos atendimentos no setor.  O evento funciona como um suporte que garante o direito de saúde com qualidade para todos que procuram o SUS.

O CES

O Conselho Estadual de Saúde (CES) é o órgão Colegiado de deliberação superior do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem a missão de estabelecer uma fiscalização ampla de toda política de saúde do Estado.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "GEA promove 6ª Conferência Estadual de Saúde do Amapá"

Postar um comentário