Seguidores

terça-feira, março 16, 2010

Marabaishow, uma viagem pela cultura do Amapá

0
                                                                                                Por Fernanda Picanço
Marabaixo, cultura amapaense - Imagem: http://www.correaneto.com.br/

Acontecerá, no próximo sábado (20), no Monumento Marco Zero do Equador, o Marabaishow 2010, projeto que abrirá oficialmente o ciclo do Marabaixo, uma das maiores manifestações culturais do Amapá.

O evento faz parte da programação do Equinócio das Águas – Turismo e Biodiversidade, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, Secretarias de Estado do Turismo (Setur), Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) e Prefeitura Municipal de Macapá.

Para a equipe coordenadora do evento, o objetivo da realização do Marabaishow é promover um diferencial competitivo da cultura do Amapá, de forma a engrandecer o Marabaixo, integrando e internalizando o ritmo e a música no entretenimento e lazer da população.

Outra meta é fortalecer o Marabaixo, como produto turístico do Estado, acrescentando aos arranjos dos tambores tradicionais, outros elementos que darão uma nova musicalidade a dança.

Segundo a Secretaria da Setur, Célia Brazão do Nascimento, “Hoje o Marabaixo, vem sofrendo um desgaste por ser praticada de forma tradicional, (apenas nos barracões), sem uma devida divulgação que a torne a cara e identidade do povo amapaense, no ano de 2009 realizamos o 1º Marabaishow, nossa estratégia visou divulgar a cultura do Marabaixo em nossa cidade”, disse.

Segundo o coordenador do Marabaishow, Carlos Piru, o evento vem abrir o ciclo do Marabaixo que acontece no período do sábado de aleluia até o dia de Corpus Christi conhecido como ‘Domingo do Senhor’.

“Em Macapá a dança ocorre nos bairros da Favela e Laguinho, este ato religioso é dividido em quatro pontos dos respectivos bairros. No Bairro da Favela, onde se comemora a Santíssima Trindade dos Inocentes (Marabaixo dedicado as crianças), o evento è desenvolvido na Associação Folclórica Marabaixo da Favela, cujos pontos de festejo acontecem nas associações Azebic – Associação Zeca Costa e Bibi Costa.

No Bairro do Laguinho, onde é celebrado a Santíssima Trindade e o Divino Espírito Santo, o Marabaixo é dançado na Associação Folclórica Raimundo Ladislau e no grupo Folclórico Pavão”, afirma.

Para a 1ª quinzena de Abril, será lançada com o apoio da Setur, a gravação em estúdio do Cd do Marabaishow onde envolverá todos os participantes do evento.



Confira a programação do Marabaishow

Dia 20de março de 2010 no Monumento Marco Zero do Equador

*18h – abertura

*Autoridades e Homenagens

*Marabaixo do Artur – Crianças

*Grupo Raizes do Balão – Batuque

*Marabaixo da Velho Guarda – Tia Zezinha, Tia Zéfa, Zeze Libório, Raimundo Xoxo e Outros.

MARABAISHOW

• Nairá – Marabaixo do Pavão

• Maia – Marabaixo do Pavão

• Priscila – Azebic

• Marli Costa- Berço do Marabaixo

• Jacundá- Campina Grande

• Daniela- Raimundo Ladislau



Fonte: http://www.correaneto.com.br/

No Response to "Marabaishow, uma viagem pela cultura do Amapá"

Postar um comentário