Seguidores

quinta-feira, junho 03, 2010

Edricy Tattoo

1
                                                                   Por Elton Tavares

Escrevi este texto, há alguns meses, para a seção Punho Forte, do blog “Eu sou do Norte, do qual sou colaborador. No espaço falamos sobre talentos locais. O escrito é sobre o desenhista, grafiteiro e tatuador Edricy França dos Santos. Uma figuraça, que além de talentoso, é meu amigo. Leiam:

Edricy nasceu em Belém (PA), em 05/11/82. Apesar de paraense, ele se diz amapaense de coração e alma, pois cresceu em Macapá. Ele se interessou por arte em 1992, por conta do fato de dois primos seus, que estudavam na Escola de Arte Cândido Portinari, na capital amapaense. Edricy ficou fascinado e começou a rabiscar alguns retratos de sua avó. Sua mãe percebeu a veia artística e o matriculou na escola de arte.

Em 1993, o futuro tatuador precisou parar os estudos, pois sua casa foi destruída por um incêndio. Edricy se tornou skatista e começou a curtir culturas urbanas, como o grafite. Em 2002, resolveu voltar a estudar arte, fez amizades com vários artistas, como o grafiteiro e caricaturista Marconi, com quem aprendeu a grafitar.

Conforme ele, o grafite virou uma fonte de renda. Edricy decorou muitos estabelecimentos em Macapá, como o Bar e Pizzaria do Francês (local já descrito e indicado pelo Eu sou do Norte). O dinheiro foi usado para ir á São Paulo (SP), onde o artista aprendeu tatuar com o Tattoo Cigano.

Edricy tem muitas influências, como dos “Gêmeos de São Paulo”, conhecidos grafiteiros daquela cidade. No desenho, se espelhou em Tattoo cigano, Frank Frazeta, Robeste Hernandes e o nosso amigo Carlos Cabral (tatuador amapaense que mora na Suécia).

Com todos estes elementos, o artista se tornou um tatuador muito bom na técnica realismo, que reproduz fotos e imagens com perfeição. Nos dias de hoje, Edricy se reveza entre Macapá e São Paulo, onde já tem espaço garantido.

O tatuador possui um estúdio no bairro do Trem, em Macapá, onde “risca” pessoas e materializa fantásticas imagens em pele. Antenado, tatua ao som de rock. Quando fiz a minha tatuagem, escutamos desde Nação Zumbi á The Smiths. Ainda brinquei, disse a ele: “Edricy, eu pensava que saia mais sangue do que isso aí”. E ele: “Comigo não, desenho machucando o mínimo possível” (risos).

Brincadeiras à parte, ele é um artista talentoso, carismático e criativo. Edricy é muito bom no que faz, tanto que é requisitadíssimo na capital amapaense. Mas quer mais, como disse:

“Pretendo sair de Macapá definitivamente em breve, quero mais experiência na Tattoo e de vida. Estudo o realismo e quero ser reconhecido lá fora, reconhecimento muito difícil aqui”, afirmou o artista.


Um comentário:

  1. vocẽ pode por gentileza deixar o endereço do tatuador, preciso conhecer o studio dele e seu trabalho pois tenho interesse em fazer uma tatuagem. obrigado!

    ResponderExcluir