Seguidores

quarta-feira, junho 23, 2010

SHOW SÃO BATUQUES

0
                                              Por Mariléia Maciel


Os ritmos e ritos das comunidades tradicionais quilombolas do Amapá são a base do show São Batuques, uma produção que exalta a riqueza poética e melódica das manifestações folclóricas e está sendo preparado pelos músicos Beto Oscar e Helder Brandão. Com músicas de autoria própria influenciados pelos sons dos tambores de batuque, marabaixo, zimba, sairé, tambor de mina e por compositores populares, o show vem mostrar a essência musical deixada pelos antepassados afro-descendentes que continuam sendo preservados dentro das comunidades, mas que, de acordo com os músicos, correm o risco de se estilizarem totalmente e perderem a identidade cultural.

“Neste show iremos resgatar e valorizar a cultura tradicional com releituras que não descaracterizem a raiz cultural das músicas”, fala Beto Oscar. Os dois artistas falam com propriedade sobre o assunto. Eles já estiveram juntos em formações musicais como o grupo Raízes Aéreas, que foi um dos primeiros a introduzir tambores de marabaixo em shows feitos por um grupo de jovens no final da década de 80. Junto com outros talentos como Naldo Maranhão, pesquisaram e trouxeram para grandes palcos os sons produzidos nas comunidades quilombolas.

Além de talento e experiência adquirida em shows e festivais, eles têm no currículo formação que complementa e enriquece seus trabalhos. Beto é cantor e compositor com estudo iniciado no antigo Conservatório de Música e diploma como técnico em violão erudito da Escola de Música da UFPA e graduação plena em música pela UEPA. Também integrou o Senzalas e com ele viajou pelo Brasil e chegou até a Alemanha. Helder Brandão, também compositor e cantor é formado em licenciatura plena em letras na UNIFAP e atualmente é 2º sargento músico da banda da Polícia Militar. Já se apresentou com diversos artistas amapaenses e com eles gravou Cd’s.

O show São Batuques é uma produção de Sônia Canto Produções, tem como produtor musical o maestro Manoel Cordeiro e acompanham os músicos Luiz Papa, na guitarra; Helder Melo no contrabaixo; João Batera na bateria e Fábio Rato na percussão. Estão confirmadas as participações de Zé Miguel e Osmar Júnior.

SERVIÇO:
Data: 02 de julho
Local: Carinhoso Drink’s
Hora: 22:00
Mesa: R$ 60,00
Individual: R$ 15,00 (na portaria)
Mariléia Maciel- Assessora de Comunicação
Mais informações: 8116-6687
Realização: Sônia Canto Produções

No Response to "SHOW SÃO BATUQUES"

Postar um comentário