Seguidores

quinta-feira, agosto 26, 2010

Tocados Pelas Mãos de Deus

4
                                Por André Mont'Alverne

"Tocados Pelas Mãos de Deus", é um espaço que estamos estreando no De Rocha, onde escreverei referências aquelas canções indestrutíveis e que jamais poderão ser apagadas da memória dos amantes do bom som, ou seja, são aquelas músicas incontestáveis, que não são consideradas simplesmente "uma música", mas sim "uma obra de arte". "Wish You Were Here" é um desses casos.

"Wish You Were Here" é o nome de uma música da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, é a quarta faixa do álbum que foi lançado em 1975, que assim como a musica, também se chama "Wish You Were Here". Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame (Roll da Fama do Rock). A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs mais ferrenhos da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall.

O riff, que deu origem a esta música, foi criado por David Gilmour durante uma sessão na Abbey Road Studios e Roger Waters escreveu a letra. A clássica introdução de violão, para depois entrar outro violão no início da melodia é como um dueto. Sua simplicidade a torna magnífica. A letra, cheia de perguntas sem respostas a transforma em uma canção carregada de sentimentos, que transmite uma mensagem que nos cativa e eleva a nossa reflexão as alturas.

"Wish You Were Here" é mais do que uma homenagem a Syd Barret (antigo integrante da banda que se afastou, por ter tido um surto psicótico decorrente do uso de drogas alucinógenas como o LSD), é uma das músicas mais tocadas em rodas de violão ao redor do planeta. Músicas como esta são atemporais, conhecidas por todas as gerações, e para quem não vive nesse mundo e nunca ouviu essa musica, e dessa forma não poder desfrutar do saudosismo que ela provoca em todos aqueles que a identificam nos primeiros acordes.

Eu digo que: Nunca é tarde, mas corra! Pois ela é uma música grandiosa com enorme genuinidade. Pode ser apreciada nos momentos de solidão, de alegria e de esperança. Na verdade, qualquer momento é um bom momento para ouvir essa música, que sem dúvida, é uma das mais belas canções de todo o sempre.

Em 1975, era uma era pré-MTV. Então as bandas, dificilmente faziam vídeos, era mais comum elas fazerem filmes. No entanto, eu encontrei no Youtube, um vídeo muito bonito, cheio de imagens da natureza ao som de "Wish You Were Here". Ouça com os olhos E Boa Viagem:
http://www.youtube.com/watch?v=QCQTr8ZYdhg
 

"Wish You Were Here" - Letra e Tradução

So, so you think you can tell
Então, então voce acha que sabe dizer a diferença

Heaven from Hell,
do o Céu para o Inferno,

Blue skys from pain.
De ceus azuis para dor.

Can you tell a green field
Sabe dizer a diferença de um campo verde

From a cold steel rail?
Para uma fria estrada de ferro?

A smile from a veil?
De um sorriso para um véu?

Do you think you can tell?
Voce acha que sabe?

And did they get you to trade
E te pegaram para trocar

Your heros for ghosts?
Seus heróis por fantasmas?

Hot ashes for trees?
Cinzas quentes por árvores?

Hot air for a cool breeze?
Ar quente por uma brisa fria?

Cold comfort for change?
Conforto frio por mudança?

And did you exchange
E voce trocou

A walk on part in the war
Um papel de figurante na guerra

For a lead role in a cage?
Por um principal numa gaiola?

How I wish, how I wish you were here.
Como eu queria, como eu queria você aqui.

We're just two lost souls
Éramos apenas dois espíritos perdidos

Swimming in a fish bowl,
Nadando num aquário,

Year after year,
Ano após ano,

Running over the same old ground.
Correndo sobre o mesmo velho chão.

What have we found?
O que descobrimos?

The same old fears.
Os mesmos velhos medos

Wish you were here.
Queria você aqui.

4 comentários:

  1. Muito paidégua Bré!O texto descreve com exatidão a música, que é fantástica. Também gostei da nova sessão do blog, o "Tocado pelas mãos de Deus", se ela render textos como este, será ótimo. Abrax meu chapa!

    ResponderExcluir
  2. Boa jornada ae André! é um bom tema pra se escrever, e uma reverência as composições eternas e influentes. Parabéns, sou fão o Pink Floyd e dessa canção também!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tocados pelas mãos de Deus vai ter música que toca os nossos corações? Música para a alma, corpo. Música de fechar os olhinhos e lembrar momentos inesquecíveis.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. "Wish you were here" uma grande obra do Pink Floyd que realmente fica gravado na memória de muitos. Inesquecível. Como fã de Pink Floyd, digo que a ideia foi ótima. Como falou a guria ai em cima, música de fechar os olhos e mergulhar em momentos imperdíveis

    ResponderExcluir