Seguidores

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Secult capacita grupos culturais do Amapá

0

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) iniciou o trabalho de mapeamento de projetos e captação de recursos. A ação é executada pela Gerência de Estudos e Projetos (GEP) do órgão. A iniciativa tem o objetivo de fomentar, orientar e capacitar grupos culturais do Estado, para que eles possam acessar e concorrer aos editais que fomentam o setor na região Norte e em todo território nacional.

Segundo a gerente do GEP, Janisse Carvalho, a Secult fará um recadastramento dos grupos culturais do Estado, e posteriormente, um diagnóstico para saber quais delas precisam de apoio jurídico, de gestão ou capacitação. A ação será realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

"Traremos os grupos para dialogar com a Secult e entender quais as dificuldades deles, que vai desde capacitação, cadastramento, registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros trâmites legais e operacionais. Auxiliaremos com toda a parte burocrática e com capacitação das entidades, para que elas possam acessar e concorrer nos editais que apóiam a Cultura no Brasil\", explica Janisse Carvalho.

Curso para a elaboração de projetos culturais para captação de recursos

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Elaboração de Projetos no Âmbito Cultural para Captação de Recursos. A capacitação é inicialmente à distância e é promovido pelo Ministério da Cultura (Minc) e Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com Janisse Carvalho, a segunda etapa será realizada em Macapá e só poderão participar das aulas presenciais os indivíduos ou grupos culturais aprovados na modalidade à distância.

As inscrições poderão ser realizadas no site:
 http//www5.fgv.br/fgvonline/minc/acesso_curso_atualizacao.asp

"Antes da atual gestão da Secult, não existia um setor na Secretaria para oportunizar os grupos culturais do Estado. Montaremos turmas para ministrar os cursos preparatórios que nortearão essas entidades de acordo com a necessidade de cada uma delas\", pontua Janisse Carvalho.

Conforme ela, estão abertas as inscrições dos Editais das seguintes instituições: Centrais Elétricas Brasileiras S.A.(Eletrobrás): Programa Cultural das Empresas Eletrobrás voltados para Espetáculos Teatrais para Crianças e Jovens, Fomento ao Teatro, Fomento ao Áudio Visual e Fomento ao Patrimônio Imaterial. Foi lançado no dia 22 de Dezembro de 2010 e está aguardando a publicação do Edital com inscrição prevista para encerrar no dia 04 de Marco de 2011. Mais informações no site:
 http//www.eletrobras.com/editalcultural/índex.htlm

Banco da Amazônia (Basa)

O Basa disponibilizará R$ 15 mil para cada projeto selecionado a ser exposto no Espaço Cultural do Banco. Esses projetos de Artes Visuais devem ser focados na Região Amazônica. O período de inscrições vai de 24 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2011. As exposições acontecerão de 16/05/2011 a 03/02/2011.

Os assuntos dos projetos deverão está relacionados culturalmente com a região Amazônica, através de manifestações contemporâneas (desenho, fotografia, gravura, pintura, graftismo, escultura e instalações.

Três cópias de cada Projeto deverão ser apresentadas elencando o conteúdo e o período da exposição. As propostas dos projetos devem ser encaminhadas via correios para o seguinte endereço: Gerência de Imagem e Comunicação do Banco, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 800, 10º andar, Bairro Campina - CEP 66017-901. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (91) 4008-2809 e (91) 4008-3507 ou pelo endereço eletrônico: coordenadoriadepatrocinio@bancodaamazonia.com.br

Embaixada dos Estados Unidos da América

O Plano de Ação Conjunto Brasil - Estados para a Promoção da Igualdade, tem como objetivo apoiar Projetos voltados para a Igualdade Racial e étnica através da educação e cultura em três áreas: Educação Voltada à promoção da igualdade racial; Acesso à Justiça; e Promoção da equidade étnica e racial na mídia.

O financiamento é de até R$ 25 mil para projetos com duração de um ano. Para orientações sobre a inscrição e elaboração dos projetos, procurar Diones e Janaina na Secult, no horário comercial, de 8h às 12h e das 14h às 8h.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Secult capacita grupos culturais do Amapá"

Postar um comentário