Seguidores

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Sexta Cult especial comemora 253 anos de Macapá

0
Nilson Chaves e Zé Miguel durante a primeira Sextacult - Foto: Chico Terra.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizará nesta sexta-feira, 4, às 18h, no Sambódromo de Macapá, em homenagem a capital amapaense pelos 253 anos de sua criação, a segunda edição do “Projeto Sexta Cult”. A programação do evento consiste em fomentar cultura e oportunizar artistas locais. A iniciativa é quinzenal.

Cerca de 30 servidores da Secult trabalharão na ação e a entrada será franca. Conforme o titular da Secult, Zé Miguel, esta segunda Sexta Cult é especial, pois une a cultura no Amapá e a homenagem à Macapá. Segundo o secretário, o projeto tem tudo para se tornar um marco na história cultural da capital amapaense.

Durante o evento, serão comercializadas comidas típicas e bebidas, com o objetivo de angariar fundos para a continuidade do projeto. As atrações da programação são: apresentação de Boneco Gigante, músicos Beto Oscar e Helder Brandão, mostra áudio visual do Museu da Imagem e do Som - “MACAPÁ: Memórias da minha cidade”, Companhia Viva de Teatro, com o Espetáculo “Feliz Cidade”; grupo de dança Macapá Break, poeta Aroldo Pedrosa, Trupe Show de Animação, com espetáculo “O fascinante circo gira mundo”, Companhia Zimba de Dança e Teatro, “Espetáculo Magia Negra”, do grupo Dança Regional; poetisa Suany Brazão e o rock da banda Mini Box Lunar.

A programação também contará com o Grupo de Marabaixo Raimundo Ladislau, Grupo Artístico Imagens e Companhia-Performance; Ozéias Jr. e Banda, Quimera Companhia de Teatro, com o monólogo “Sem dizer adeus”, GRAHAM Companhia de Dança, com o espetáculo “Encanto das Águas”, poetisa Carla Nobre, performance de Alexia Le Block, Banda CASANOVA, Zé Miguel e Banda Cult, com participação do Grupo Faces da Vida.

“Nossa Sexta Cult Especial vai trazer várias linguagens culturais e festejará os 253 anos de Macapá. Tínhamos a intenção de realizar uma programação na Fortaleza de São José de Macapá, mas, em virtude do evento da Prefeitura da capital, que acontecerá no Mercado Municipal, resolvemos voltar o foco para nosso projeto cultural, que engloba várias vertentes culturais, como cinema, música, dança, teatro e Poesia”, pontua Zé Miguel.

Falta de iniciativa da prefeitura

De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Zé Miguel, a Secult não recebeu nenhum documento da Prefeitura de Macapá requisitando apoio para a programação do município em comemoração ao aniversário da capital amapaense.

“A festa de aniversário da capital amapaense é de responsabilidade da Prefeitura de Macapá (PMM). Claro que é interesse do Estado apoiar o evento, mas nenhum pedido ou proposta para a realização da programação foi recebida nesta Secretaria ou protocolado no Gabinete do governador do Amapá, Camilo Capiberibe”, explica o secretário de Cultura.

“Eu até tentei entrar em contato com o setor de cultura do município, para tratar de vários assuntos, entre eles, o aniversário da cidade, mas não fui recebido. Por conta disso e pela feliz coincidência da data, realizaremos uma Sexta Cult especial”, finaliza Zé Miguel.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Sexta Cult especial comemora 253 anos de Macapá"

Postar um comentário