Seguidores

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Seiam é apresentado ao governador do Amapá

0
Governador com os representantes do MMA e secretários de Estado - Foto: Márcia do Carmo.

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), se reuniu nesta terça-feira, 22, no Palácio do Setentrião, com a coordenadora geral do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA), Ana Lúcia Leite e o analista ambiental do Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CGTI), William Pereira, ambos representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Durante o encontro, o Sistema de Informação de Gestão Ambiental (Seiam), que é modelo nacional e tem obtido resultados positivos no estado do Acre, foi apresentado ao governador Camilo Capiberibe, que aprovou a implantação do programa no Amapá.

De acordo com os representantes do MMA, o Seiam tem o objetivo de agregar base de dados, comunicação entre órgãos de políticas ambientais e a interação do poder público com a sociedade civil e fortalecerá o controle social e sua participação no gerenciamento dos recursos naturais de forma transparente.

Participaram da reunião os gestores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Paulo Figueira; Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Augusto Oliveira; Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Jr.; Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Maurício de Sousa; Instituto Estadual de Floresta (IEF), Ana Euler; Secretaria de Estado da Indústria e Mineração, Reinaldo Picanço e Junta Comercial do Amapá (Jucap), Jean Alex.

Conforme o titular da Sema, Paulo Figueira, o Seiam proporcionará a aceleração do processo de licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização no Amapá.

A implantação do Seiam conta com o apoio logístico do Prodap. Segundo o diretor do órgão, Alípio Jr., o sistema será alimentado no Imap e os dados serão repassados para os outros órgãos ambientais. Alípio disse ainda que, por enquanto, o sistema funcionará internamente entre os órgãos ligados ao Meio Ambiente e, posteriormente (ainda sem data definida) será disponibilizado na internet.

Após a apresentação, o governador avaliou o Seiam. “Este sistema informatizado é importante, pois permitirá a celeridade e garantirá que a pessoa que quer produzir possa conseguir seu licenciamento o mais rápido possível. O Estado precisa que o documento saia sem burocracia ou dificuldade para o cidadão, de forma ágil e transparente”, afirmou Camilo Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Seiam é apresentado ao governador do Amapá"

Postar um comentário