Seguidores

segunda-feira, junho 14, 2010

Araken, o Showman!

2
                                                       Por Elton Tavares 
Araken, sucesso da Copa de 1986.

Tomado pelo espírito da Copa do Mundo, lembrei da de 1986, realizada no Mexico (falarei das copas em um texto sobre os mundiais que vi). Na época, a molecada (e os adultos) viraram fãs do personagem Araken, o Showman! O Araken aparecia em vinhetas, antes do início e nos intervalos dos jogos transmitidos pela Rede Globo.

A irreverência do publicitário José Antonio de Barros Freire, o Barrinhos, que interpretava o personagem caiu na graça do povo e roubou a cena daquela Copa. Araken encarnava o torcedor brasileiro, que não perde a esperança e leva tudo na sacanagem. Hoje, aos 54 anos, Barrinhos é documentarista e mora no interior de São Paulo. Ele trabalha com produção de vídeos de responsabilidade social e programas para televisão.

O Araken satirizava os adversários e fazia sucesso com a mulherada, era o malandro feinho que sempre se dava bem. Ele também criticava a seleção como todo torcedor. Aparecia nas situações mais engraçadas, sempre na pele de um ferrenho torcedor, vestindo a camisa verde-amarela.

Araken deixou saudades em mim e (acredito) em toda a geração que acompanhou aquela Copa do Mundo. A musiquinha que ela cantava era mais ou menos assim: “Nessa Copa do Mundo não tem ninguém, vai dar Brasil meu bem, com Araken, o showman”. Êta nostalgia. Vamos Brasil!


2 comentários:

  1. Alo Elton Tavares .

    Muito honrado em estar presente em seu site.
    Boa sorte
    e abraços
    aos amigos Amapaenses.
    Jose Antonio Barros Freire

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Barros, eu é que fico honrado em ter um comentário seu no meu blog. O próprio Araken, personagem que nos divertiu muito em 86. Abraço!

    ResponderExcluir