Seguidores

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Hoje é o Dia da Saudade

1


No dia 30 de janeiro é “comemorado” o Dia da Saudade. Não encontrei o porque de hoje ser destinado a falta de alguém ou um lugar. Só sei que todo dia é dia de sentir saudade. O conceito diz: "Saudade: Substantivo feminino - Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia".  

De origem latina, saudade é uma transformação da palavra solidão, que na língua escreve-se “solitatem”. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade. Palavra que só existe na língua portuguesa.

Bom, eu sou um cara saudoso de tanta coisa. Sinto saudades absurdas do meu pai. Grande saudade do meu avô paterno, de alguns parentes e amigos que partiram para outra vida (ou plano, como quiserem) como meu tio Itacimar (Ita). 

Tenho saudades diárias do meu irmão, que reside em Belém (PA). Sinto saudades de amigos que moram longe. O escritor Charles Baudelaire disse: "Aos olhos da saudade, como o mundo é pequeno".  Quem dera ser tão simples. 

Sinto saudade da minha infância, da falta de responsabilidade e dos dengos da minha avó Peró. Saudade dos tempos do Colégio Amapaense, das festas de rock memoráveis, dos bons tempos com ex amigos. Parafrasenado meu amigo escritor e poeta Fernando Canto: “De um tempo que fomos para sermos o que somos”. É bem por aí. 

Eu sinto saudade da época que não era tão duro, tão egoísta, tão cético. Sinto saudades até do que não vivi. A saudade é alimentada pelas ternas lembranças guardadas na memória e no coração. E é tanta coisa que nem dá pra listar aqui, todos os dias, não somente hoje. 

Finalizo este texto com as palavras do escritor Paulo Leminski: "Haja hoje para tanto ontem". Verdade!

Elton Tavares

Um comentário:

  1. sauda a idade, o tempo, o momento, aquele instante. Sauda quem foi e não volta ou quem sabe se volta? Tudo isso compõe a saudade, que é tanta, que só existe na língua portuguesa. Mas na língua amapaense, ela também existe. E tem sabor e cheiro. A saudade é também sinestésica, a interpenetração de sentidos, valores, cheiros e sabores.Bom, não? Claro que é.Édi Prado

    ResponderExcluir