Seguidores

terça-feira, janeiro 29, 2013

Semsa divulga resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti Ciclo do LIRAa

0


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) através da Coordenadoria de Vigilância, divulgou nesta terça-feira, 29, o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2013.

Mesmo com todas as dificuldades por falta de material os agentes de endemias conseguiram concluir a pesquisa no período de 14 a 18 de janeiro.

O levantamento apontou Médio Risco para dengue no município, sendo que o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 1.6 e o Índice de Breteau (IB), 2.0. No mesmo período do ano passado a pesquisa apontava Baixo Risco para dengue em Macapá.

Os agentes de endemias ainda identificaram, através da pesquisa, que os criadouros predominantes continuam sendo do tipo D2 (41,4%), que são lixos e resíduos orgânicos, como descartáveis, tampinhas de refrigerantes, latinhas, dentre outros. Seguidos pelos D1 (24,1%), que são pneus e outros materiais rodantes.

Com base nos dados do LIRAa a Secretaria de Saúde já está se armando, de forma a combater os bairros que apresentam risco de dengue. As ações de inspeção, eliminação e tratamento focal serão intensificadas em 100% dos imóveis das áreas que apresentaram Médio e Alto Risco, em forma de bloqueio e/ou arrastão, a fim de que todas as localidades sejam trabalhadas em tempo hábil.

Para realização do LIRAa, que se trata de uma pesquisa de amostragem, o município que possui cerca de 162.739 imóveis foi divididos em três zonas e subdivididos em 16 estratos de no máximo dez bairros cada. O levantamento mostra que dos 16 estratos trabalhados pelos agentes, sete apresentaram Baixo Risco, cinco, Médio Risco e quatro, Alto Risco para dengue.

Bairros como Fazendinha, Muca, Buritizal e Pacoval estão com baixo risco para dengue. Araxá, Santa Inês, Trem e Beirol apresentam médio risco. Já o Laguinho, Central, Infraero I e II e Marabaixo, são bairros que apontam alto risco para dengue.

“O período das chuvas é propício à proliferação do Aedes aegypti e, em consequência disso, há um aumento nos casos dengue. Estamos alerta e queremos que a população fique vigilante com relação aos objetos que possam acumular água. O LIRAa norteia o combate a dengue e nossos agentes já estão trabalhando nos bairros que apresentaram médio e alto risco”, informou o secretário de saúde Anderson Walter.

Janine Cruz - Ascom/Semsa
Contato - 8124-1001 / 9142-2266
-- 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

No Response to "Semsa divulga resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti Ciclo do LIRAa"

Postar um comentário