Seguidores

sábado, dezembro 24, 2011

Governador Camilo Capiberibe reinaugura Trapiche Eliezer Levy

0
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reinaugurou nesta sexta-feira, 23, no Complexo Beira Rio de Macapá, o Trapiche Eliezer Levy. O local, que é um dos principais pontos turísticos da capital amapaense e possui 472 metros de comprimento, foi todo revitalizado.

O investimento do Estado na obra, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), foi de R$ 265 mil. A ação faz parte da política de fortalecimento e desenvolvimento do Turismo, implementada na gestão estadual do governador Camilo Capiberibe.

Uma das atrações do Trapiche é o bondinho, que levará visitantes ao longo da plataforma. Ele possui dois motores elétricos de 18CV à bateria, mede 2 metros de largura e nove metros de comprimento. O veículo possui capacidade para transportar 24 passageiros e um tripulante, e está todo climatizado.

O bondinho também recebeu todos os grafismos das iconografias Maracá e Cunani, do marabaixo e do obelisco do Monumento Marco Zero. As imagens valorizam a cultura regional.
 

O Trapiche também contará com sorveteria e lanchonete no primeiro anexo e, no segundo, bar e restaurante. Até o início de 2011, o local estava muito desgastado pela ação do tempo, por conta do descaso da gestão passada.

Conforme a secretária de Estado do Turismo, Helena Colares, a revitalização é graças ao empenho do governador Camilo Capiberibe em reestruturar o Amapá para que se possa receber bem os turistas de fora do Estado.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, o Trapiche faz parte da história do Amapá e a reforma e entrega do local é uma vitória do povo do Estado.

De acordo com o governador, a reforma e entrega do Trapiche é fruto de vontade política e compromisso com o povo. "Estou feliz de fechar este ano devolvendo o Trapiche Eliezer Levy, que é um importante ponto turístico de nossa capital, à nossa população. Este espaço conta nossa história e valoriza Macapá. Quando se tem gestão e vontade política, é possível avançar. Além de desenvolver o turismo, o Trapiche é um presente de fim de ano para a nossa população", pontuou o governador.

Camilo Capiberibe disse ainda que para a realização de todas as obras em andamento no Estado, foi preciso reorganizar a máquina pública no início de 2011. E falou que o Museu Sacaca também será entregue à população do Estado.

"Tomamos decisões difíceis no início deste ano para podermos fazer investimentos, mas nossas decisões de planejamento e organização estão dando frutos, como a entrega do Trapiche Eliezer Levy, Cidade do Samba, Museu Sacaca, que vamos reinaugurar em janeiro de 2012, e das obras nas estradas do Amapá. Melhoramos a gestão deste Estado e faremos muito mais ao longo do nosso governo", destacou o governador.

O Trapiche

O Trapiche Eliezer Levy foi o ponto de chegada e saída de Macapá. Antes de sua construção, as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde atualmente está colocada a imagem de São José de Macapá. O nome do local é uma homenagem ao ex-prefeito de Macapá, Eliezer Levy, que recebeu recursos do interventor do estado do Pará, Magalhães Barata, para a construção da plataforma na década de 40.

Participaram da reinauguração a primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, o senador João Alberto Capiberibe, a deputada federal Janete Capiberibe, a deputada federal Fátima Pelaes, a deputada estadual Cristina Almeida, o vereador de Macapá Washington Picanço, secretários de Estado, empresários,a vice-governadora Dora Nascimento, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador Camilo Capiberibe reinaugura Trapiche Eliezer Levy"

Postar um comentário