Seguidores

sexta-feira, janeiro 24, 2014

256 anos de Macapá: Missa especial é celebrada na edificação mais antiga da cidade

0

A programação de aniversário de 256 anos da cidade de Macapá, realizada pela Confraria Tucuju, inicia com a Missa em Ação de Graças na antiga Catedral de São José, celebrada pelo padre Aldenor Benjamim. Pioneiros, autoridades e população em geral assistem à celebração especial que dá início aos festejos, e relembra o início da colonização, quando a Igreja, que foi a primeira edificação, iniciada seis anos da fundação oficial da Vila de São José de Macapá, era o principal prédio e ponto de encontro dos moradores.

Toda a missa remete à cidade de Macapá. A presidente da Confraria, Telma Duarte, explica que é importante usar símbolos históricos para que a memória viva da cidade esteja no ato, as gerações antigas se enxerguem, e as novas compreendam. A diferença é percebida desde a entrada. Toda a igreja é decorada com flores regionais  e a missa começa com a homenagem aos pioneiros, que entram carregando a imagem do padroeiro São José, as bandeiras do Estado e do município de Macapá, e a cruz.

A cantora Brenda Melo e o tenor Mauro Luiz, foram os convidados para entoarem os cânticos religiosos e músicas populares, acompanhados da banda base. Entre os ritos, um tradicional e belo é o ofertório, marcado pela Procissão das Oferendas. Os pioneiros oferecem pão e vinho, que simbolizam o corpo e o sangue; o cacho de bacaba, que é uma referência ao nome que originou Macapá, e ao trabalho do homem do campo; e flores, como símbolo de amor, carinho e gratidão.

A missa acontece no dia 4, às 8:00. Logo após tem a solenidade de hasteamento das bandeiras, no pátio da Biblioteca Pública; o encontro das bandeiras de marabaixo, e o parabéns, corte e distribuição do bolo. No segundo momento da festa acontece o almoço dos pioneiros e distribuição de feijoada para a população, shows musicais e encerramento com fogos pirotécnicos. A programação dura o dia inteiro e encerra às 20h.

Assessoria de Comunicação
Confraria Tucuju         

No Response to "256 anos de Macapá: Missa especial é celebrada na edificação mais antiga da cidade"

Postar um comentário