Seguidores

domingo, janeiro 19, 2014

Karma Police - Tocado pelas mãos de Deus

0
Por André Mont'Alverne

Para começar, tenho que dizer que é difícil falar somente de uma música do álbum OK Computer. É um disco em que as músicas parecem estar conectadas de alguma forma, como um elo, e devem ser apreciadas na íntegra, ou seja, aperte o play na primeira faixa "Airbag" e esqueça de tudo, até que ele acabe por ele mesmo na última música "The Tourist".

Grande parte do meu gosto por música veio quando compreendi esse trabalho. Passei a entender a música além do divertimento, além do que o som proporcionava. Daí pra frente, entendi melhor o que era genialidade e o que um artista era capaz de fazer com a música. Ainda é difícil de classificar essa obra prima do Radiohead. Isso é rock, isso é pop e ainda é mais um monte de coisas.

A Lei do Karma, de acordo com o espiritismo, é aquela lei que ajusta sabiamente o efeito a sua causa. Todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências. Alguns ditados bastante conhecidos explicam melhor o karma como: "o que semeia raios colhe tempestades", "com a vara com que medes serás medido", "olho por olho, dente por dente", só para citar alguns.

Na quinta faixa do disco se encontra a música Karma Police. E a impressão que dá nesse momento, é que o piano e o violão foram feitos um para o outro, eles não se desgrudam até o final da canção, que é acompanhado por um compasso pesado de bateria, criando assim uma melodia sublime.

Na letra da canção, Thom Yorke canta como uma pessoa atormentada pelos objetos do karma, da perseguição, da necessidade de parecer ser, de ser alguém na sociedade. E, indiretamente, ele fala sobre a necessidade de se ter um visual diferente, de tentar ser diferente. Segundo a banda, a Polícia Cármica é uma expressão que eles usavam, em tom de brincadeira, quando alguém cometia algum erro durante uma gravação ou ensaio. 

No clipe de Karma Police, Thom Yorke é o algoz, e de dentro de seu carro, persegue um homem cruelmente. Entretanto, ele está no banco de traseiro e a câmera funciona como se ela fosse os olhos do motorista, que volta e meia, olha para trás, como quem está pedindo a confirmação da perseguição. O final desse clipe dá ao telespectador uma sensação desesperadora e a sonoridade com sintetizadores contribui para esse clima.  

O Radiohead é uma das maiores bandas do nosso e de todos os tempos, e Karma Police foi o primeiro single de um dos melhores álbuns já gravados. Sem essa canção, talvez não existissem muitas outras músicas boas de várias bandas que devem a sua existência bem sucedida ao Radiohead como o Coldplay, Travis e Muse. 

Eles foram pioneiros do resurgimento de boas músicas que já eram raras no final da década de 90 com seus Limp Bizkit`s, Korn`s e Kid Rock`s. Por isso tudo e mais um pouco, Karma Police é um clássico intocável e merece fazer parte de qualquer lista de melhores canções da história da música.

No Response to " Karma Police - Tocado pelas mãos de Deus"

Postar um comentário