Seguidores

sexta-feira, abril 16, 2010

O Flamengo é hexacampeão do Brasil SIM!

1
Léo Moura (ainda garoto), atual lateral do Mengão, abraçado com Zico, em 1987. Assim como eu, flamengo desde molequinho.

Este blog é meu, portanto, não preciso ser imparcial. Todos sabem que sou torcedor do Flamengo. Ultimamente, recebi “sugestões” de alguns para escrever sobre uma decisão, no mínimo, idiota.

Anteontem (14), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu que a “Taça de Bolinhas”, troféu que premia o primeiro pentacampeão do Campeonato Brasileiro, será dada ao São Paulo Futebol Clube, segundo a CBF, o único clube pentacampeão do Brasil.

A verdade é que em 1987, a CBF estava sem grana, falida e não tinha condições de organizar a competição daquele ano. Para isso, os grandes clubes do país fundaram, em julho de 1987, o Clube dos 13 (São Paulo: Corinthians, Palmeiras; Santos; Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo; Atlético Mineiro; Cruzeiro; Internacional; Grêmio e também o Bahia; Coritiba, Santa Cruz e Goiás.)

Estes clubes representavam juntos 95% de todas as torcidas do futebol brasileiro.

A grande "polêmica de 87" começou quando, em um determinado momento em que a Copa União já havia começado, a CBF observando o sucesso financeiro da competição, voltou atrás, resolveu organizar outro campeonato com 16 clubes e alterar o regulamento da Copa União que já estava em vigor.

Como forma de conciliar os interesses do Clube dos 13 com os da CBF, a proposta da CBF era de que o novo campeonato fosse dividido em dois módulos chamados de "Verde e Amarelo", sendo que o Módulo Verde seria composto pelos clubes que já estavam em disputa na Copa União, e passariam a considerar também o Módulo Amarelo como primeira divisão juntamente com o Módulo Verde.

Além disso, colocaria no regulamento do campeonato, que os campeões e vice dos módulos Verde e Amarelo se enfrentassem em um quadrangular final, de onde sairia o campeão nacional daquele ano e os dois representantes brasileiros na Taça Libertadores da América. Porém, não houve o acordo.

Ironicamente, o regulamento imposto pela CBF que previa o cruzamento entre os campeões e vice de cada módulo, no entanto, se tornaria inviável no final das contas, pois no Módulo Amarelo não ficou definido quem era o vice, os finalistas Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo entre eles.

Em dezembro de 1987, a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar com o apoio do Clube dos 13. Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO.

A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13, o Conselho Arbitral e o Conselho Nacional de Desportos (CND) fizeram o mesmo com o Flamengo.

Resumindo, quem conhece o mínimo de futebol, sabe que o Flamengo ganhou de todos os grandes clubes do Brasil em 1987. O Mengão não precisava e se negou a jogar com o campeão da segundona, como queria a CBF. Tudo isso é uma briga da CBF e Clube dos 13.

A pendenga é pura política, mas eu prefiro chamar de politicagem. A CBF oficializou o Sport como campeão brasileiro de 1987, tanto que clube disputou a Libertadores da América do ano seguinte. Coisas assim só diminuem o futebol brasileiro.

Perguntado sobre isso, Zico, ídolo do Flamengo e seleção brasileira, disse: “Eu acho uma a incoerência. Jogamos e vencemos o campeonato de 1987, inclusive joguei machucado. Quem entende de futebol sabe que fomos campeões e que não precisávamos jogar com o Sport, campeão da segunda.”

Hoje em dia, o Flamengo já é hexacampeão. Isto é fato. E contra fatos, não há argumentos. Nem mesmo mentiras “oficiais”.

Fontes: Wikipédia e O Globo.

Um comentário:

  1. Meu Parceiro, sou eu o São Paulino chaaaaatooo hehehe... olha só, concordo com toda a história que vc contou, realmente o flamengo foi o campeão do seu modulo, o sport empatou nos penaltis (coisa que p mim é absurdo) e depois foi considerado campeão do outro modulo. Só esqueceu de falar que o flamengo aceitou as regras da CBF quando ela entrou lá pelo primeiro quarto do campeoanto e no final o Flamengo por intermédio do Clube dos 13 se recusou a jogar a final, inclusive o Presidente do Clube dos 13 da época era o Presidente do SPFC. Então fica bem claro que o erro do Flamengo foi aceitar (assinou em baixo) as regras da CBF. Diante disso tudo, e considerando que o Flamengo perdeu todas os processos na Justiça contra o Sport em duas décadas, concerteza o Campeão de 1987 é o Sport, logico que os Flamenguistas nunca vão aceitar (o que é normal), e que para os Flamenguistas o titulod e 87 sempre será deles, mais Oficialmente são Penta, e o Único Hexa Campeão é o São Paulo Futebol Clube (de acordo com a CBF), que alias foi o primeiro Tri Campeão, Penta e Hexa... E sobre o que o Zico falou? pow ele tb é flamenguista e jogou pelo Flamengo em 87, concerteza ela vai achar tb um absurdo. Considero o Flamengo Campeão do seu módulo, ninguem discute isso, mais como fala nosso amigo da REDE BOBO "AS REGRAS SÃO CLARAS", ou foram claras apartir da hora que a CBF entrou no Campeonato.

    Os Flamenguistas considerarem o seu time hexa, eu até acho normal mais ai dizer que é o único é querer tirar mérito de um Clube tão tradicinal quanto eles. FATO-> SPFC e FLAMENGO HEXA, OFICIAL-> SPFC HEXA E FLAMENGO PENTA.

    Luciano Góes

    ResponderExcluir