Seguidores

terça-feira, março 22, 2011

DETALHES DO "CACHORRO ENGARRAFADO"

1
                                                                             Por José Marques Jardim


O grande Vinícius de Moraes disse certa vez, entre um gole e outro, que: "Se o cachorro era o melhor amigo do homem, o whiski então, era o cachorro engarrafado". Isso mostra a relação próxima e afetiva que havia entre o "poetinha" e esta bebida surgida nos países frios, mas que arrebatou muitos adeptos aqui nos trópicos.


Eu mesmo confesso já ter sido um apreciador até conhecer os vinhos e os processos de fermentação das cervejas. Mas para os que gostam, e são muitos, fiz questão de pesquisar os detalhes e curiosidades deste “néctar” (para muitos) estou falando do uísque, assim mesmo com grafia abrasileirada.

É, mas lá pelas bandas da Terra da Rainha a grafia é whisky ou whiskey, que na verdade é a abreviatura de usquebaugh, do gaélico uisce beatha.


Esta bebida é destilada vinda de grãos, que muitas vezes inclui o malte, geralmente a exemplo do vinho é envelhecida em barris. A graduação alcoólica é um “tiro”; de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, isso de acordo com a Legislação Brasileira. É amigo, eles fazem leis para que nós bebamos e depois inventam outras nos proibindo de beber.

A grafia "whisky", hoje estou didático demais, é como chamam esta bebida no Reino Unido, onde a Escócia está incluída. Nos Estados Unidos e Irlanda a pronúncia e a grafia é "whiskey". “Brazucando” a coisa de novo, o uísque é uma bebida que tem vigor na regulamentação; tem várias classes e tipos.


Sua característica comum é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool. É camarada, 80% para os de milho e 90% para os de outros grãos. Isso antes de entrar a água para reter o sabor dos grãos responsáveis pela alcoolização.

Assim como nos vinhos, o uísque apura seu sabor dependendo do tipo de barril onde envelhece. Para o uísque Bourbon, existe a exigência do envelhecimento em barris de carvalho flambados. Os escoceses, ou puro malte têm sua composição 100% de cereais maltados vindos de uma única destilação. É por isso que têm vários sabores. Os puro maltes podem ser engarrafados como single malt, no qual apenas uma destilação é utilizada. Estão incluídos aí, a cevada.


No caso do Blended o processo é feito com uma mistura de destilações calibradas para se chegar a um mesmo sabor. Este é muito mais barato que os outros que citei lá em cima. A misturada aqui inclui milho e arroz.

Na Escócia, que dizem ser a terra desta bebida tão quente, existem quatro tipos de uísque.

O single malt, que segundo a história começou a ser produzido em 1494, destilado exclusivo de cevada, é raro e caro.

O vatted, que é a mescla de dois ou mais barris de single malts. Antes chamado de "puro malte", teve o nome modificado para não confundir os consumidores.

O grain whisky, destilado de grãos como o trigo, milho e o centeio tem sua produção mais simples e barata, sendo iniciada em 1853
 

O quarto blended, mais popular dos scotches, vem da mistura de grains e single malts e normalmente apresenta composição de cerca de quarenta uísques diferentes. Atenção, a bebida só pode ser chamada de scotch se envelhecer no mínimo três anos em um barril.

Outro detalhe, os uísques single malt e vated devem ser bebidos puros, gelados ou não. Já os do tipo blend podem ser bebidos puros, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras à soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale. Isto não é nenhum pecado; afinal o bicho é pesado.


Carpe diem, Tim Tim e até a próxima... (Ah, ia esquecendo: Se for dirigir não beba. Whiski bom não é pra ser derramado no banco do carro.)

Um comentário:

  1. Não, Vinicius não formularia uma frase dessa maneira facebookeana de pensar. A frase original era "O melhor amigo do homem é o uísque. O uísque é o cachorro engarrafado."

    ResponderExcluir