Seguidores

segunda-feira, março 14, 2011

Um discreto salve a poesia e aos animais!

0
                                                                                                Por Bianca Andrade



Há inúmeras datas consideradas insignificantes, mas se elas estão aí é porque de alguma forma tiveram ou têm alguma importância para alguém.

Hoje é o Dia da Poesia... Há quem escreva, quem leia, declame ou quem apenas ouça. Ela traduz sentimentos reais e irreais, indo além do bem e do mal, englobando vários gostos, formas e sintonias. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice” (ALMEIDA).

A poesia está em mim, em ti... Nas coisas ao nosso redor... Está em tudo! Gosto de pensar que a vida é um gigante aprendizado poético, onde os problemas vão se encaixando até se tornarem musicalidade para os ouvidos, rimas para os olhos e coração.

Estamos acostumados, em vários momentos do nosso cotidiano, ver e utilizar citações de autores internacionalmente consagrados. Quero considerar que aqui no nosso estado temos vários poetas e poetisas que escrevem poesias lindas, até mesmo alguns compositores, não citarei nomes para não ser injusta com ninguém, muitas têm blogs, inclusive, para compartilhar conosco suas inspirações, seus dons. É louvável valorizarmos o que é nosso também, ou seja, da nossa terra. E quero aqui parabenizá-las, assim como aqueles que se escondem na timidez, no anonimato.

Comemora-se também o Dia dos Animais. E assim como há animais domesticados e selvagens, há distintos homens... Uns que fazem poesia, outros que destroem o que os cercam, donos de poderes imensuráveis, tanto para o beneficente, como para a crueldade. Com atitudes de plantar uma árvore, assim como de devastar uma floresta, matando animais sujeitos a extinção, não para sua sobrevivência, mas por pura curtição, hobby, assim como se auto-boicotar com atitudes estúpidas.

No ano 2000, o IBAMA divulgou uma listagem de animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo, onde a maior quantidade identificada no nosso país foi os que habitam na Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Essa problemática ocorre tanto por fatores naturais: reprodução, problemas de adaptação ambiental, como por intervenção humana: através das caças, poluições, queimadas etc. Isso mostra como a fauna e a flora estão diretamente interligadas e, conseqüentemente, a nós também.

O ser humano precisa de conscientização para inúmeros fatores, mas isso é um processo lento e trabalhoso. Entender de uma vez por todas que o que se planta hoje, se colhe depois é um fato e não uma superstição.

Então que o dia de hoje, queridos leitores, seja recheados de lirismos... De vida!

No Response to "Um discreto salve a poesia e aos animais!"

Postar um comentário