Seguidores

terça-feira, março 15, 2011

Governador prestigia inauguração de laboratórios da Embrapa

0
Foto: Márcia do Carmo.

O governador Camilo Capiberibe prestigiou, nesta segunda-feira, 14, a inauguração do Laboratório de Aquicultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Estado (Embrapa/AP), localizada nas instalações da instituição, no km 05 da Rodovia JK, em Macapá. O objetivo do novo espaço é aumentar o potencial de pesquisa e promover projetos no setor, visando baratear a produção e assim apoiar os aquicultores (produtores de espécies aquáticas, como peixes, moluscos e camarões em cativeiro) do Estado.

O prédio foi construído com recursos de uma emenda parlamentar de 2009, da então deputada federal Janete Capiberibe, no valor de R$ 744 mil. O novo espaço possui cinco salas para pesquisa, sala de Nutrição, Luminologia, Estufa/esterilização, balanças, recepção, triagem/lavagem, sanidade, reprodução, Larvicultura, área para tanques e melhoramento genético.

Além do governador e servidores da Embrapa, participaram da inauguração a secretária extraordinária do Estado em Brasília (DF), Janete Capiberibe, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Amapá, Ricardo Lima, o diretor da Agência de Pesca do Amapá, João Bosco Alfaia, diretora do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ana Euler, deputado estadual (PSB), Balieiro e aquicultores do Amapá.

Desenvolvimento

Segundo o governador, o novo laboratório fortalecerá o conhecimento científico, que poderá ser aplicado na economia do Amapá, gerando emprego e renda. Para ele, é importante o alinhamento dos órgãos estaduais e federais para o desenvolvimento do Estado.

“Estou prestigiando esta inauguração porque é com investimento em tecnologia que conseguiremos baratear o preço do produto, criar recurso, gerar emprego e renda para quem trabalha, não só no setor primário, mas em todas as áreas de atuação existentes no Amapá”, destacou o governador.

“Este é um espaço para a construção do conhecimento. Nossa intenção é trabalhar em parceria com órgãos federais como a Embrapa, com o desejo de fortalecer e produzir ciência e tecnologia, para o aprimoramento da nossa sociedade e desenvolvimento econômico do Amapá”, afirmou Camilo Capiberibe.

Foto: Márcia do Carmo.

Homenagem

Em agradecimento ao empenho da deputada Janete Capiberibe, que conseguiu o recurso federal para a construção do Laboratório, o chefe geral da Embrapa/AP, Silas Mochiutti, homenageou a secretária extraordinária do Estado em Brasília com uma placa.

De acordo com Silas Mochiutti, a contribuição da secretária Janete foi fundamental para o sucesso do projeto. “Em 2008 recebemos a deputada Janete Capiberibe aqui em nossas instalações e ela constatou a demanda no setor. A então parlamentar se sensibilizou e conseguiu o recurso necessário para nosso laboratório. O espaço será usado por pesquisadores e acadêmicos, gerando ciência e desenvolvimento”, disse Silas Mochiutti.

Conforme Janete Capiberibe, sua iniciativa visou atender os ideais da Embrapa e as necessidades do povo amapaense. Ela disse ainda que o laboratório irá aprimorar a pesquisa na Amazônia, que não acompanha o crescimento científico do resto do país.

“Estou surpresa com a estrutura construída com o recurso de nossa emenda. A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento, por isso nosso apoio nessa área. O sonho dos servidores da Embrapa e o meu se tornou realidade”, comentou a secretária.

“Investimentos como este podem fomentar a ciência na região Amazônica, que é excluída do resto do Brasil quando o assunto é pesquisa. Estou muito feliz com nossa contribuição para a estruturação da Embrapa”, finalizou Janete Capiberibe.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador prestigia inauguração de laboratórios da Embrapa"

Postar um comentário