Seguidores

segunda-feira, outubro 24, 2011

A origem da expressão "Para inglês ver"

2

A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas normas eram criadas apenas “pra inglês ver”. Daí surgiu o termo.

2 comentários:

  1. Bem, esta pode ser uma das versões. Outra versão é que em 1815, os portugueses e os britânicos firmaram um compromisso, que proibia Portugal de traficar escravos. No entanto, Portugal não vinha cumprindo o compromisso, o que levou o Parlamento Britânico, por volta de 1835, a aprovar uma Lei que criminalizava a escravatura e concedia, unilateralmente, à Royal Navy poderes para abordar e inspeccionar os navios portugueses. Como estratégia para enganar os britânicos, os portugueses carregavam a embarcação que ia a frente da frota com uma carga inofensiva para ser inspecionada e, consequentemente proporcionasse a passagem do restante da frota lotada de escravos, sem a devida inspeção.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a explicação acima com adendos: 1)O Parlamento Britânico com o objetivo de acabar com o tráfico de escravos, aprovcu em 1845 a Bill Aberdeen (nome do Lord autor, autorizando a Marinha a apreender navios transportando negros da África para as Américas. Os barcos eram abordados e inspecionados pelos oficiais ingleses. 2)Os traficantes, estes já, brasileiros passaram a colocar fardões de algodão sobre os porões e abaixo bem escondida, a carga de escravos.3)Embora essa versão pareça um tanto ingênua, é que ouvi de mais de um professor de História. Venho repetindo, tanto para filhos e como netos.`Parece-me plausível

    ResponderExcluir