No próximo dia 4 de fevereiro, na comemoração dos 254 anos de Macapá, terá início a Consulta Popular do Patrimônio Cultural, que busca mapear o que a população considera patrimônio cultural da cidade. O sítio arqueológico AP-MA-05: Campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foi incluído na lista preliminar, e agora precisamos do seu voto para registrá-lo como patrimônio da cidade.
O sítio foi identificado na década de 90 e nos últimos anos novas pesquisas foram realizadas, revelando um surpreendente conjunto de urnas funerárias. Mais de 30 urnas cerâmicas já foram escavadas, mas a estimativa é que existam mais de 2.000 mil urnas ainda preservadas no sítio.
Estes são registros de grupos indígenas que moraram na região de Macapá, entre 900 e 1200 anos atrás. Este blog apóia o Sítio Arqueológico da Unifap como patrimônio de Macapá.
Eu apóio, mesmo porque eu escavei lá também. Foi uma sensação maravilhosa ver surgindo cada pedaço de urna, as formas, pinturas...foi emocionante, embora bem cansativo, pois o sol estava de rachar. Esse sítio representa muito em termo de conhecimento sobre os povos que por aqui viveram.
ResponderExcluir