Marabaixo, cultura amapaense - Imagem: http://www.correaneto.com.br/
Acontecerá, no próximo sábado (20), no Monumento Marco Zero do Equador, o Marabaishow 2010, projeto que abrirá oficialmente o ciclo do Marabaixo, uma das maiores manifestações culturais do Amapá.
O evento faz parte da programação do Equinócio das Águas – Turismo e Biodiversidade, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, Secretarias de Estado do Turismo (Setur), Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro) e Prefeitura Municipal de Macapá.
Para a equipe coordenadora do evento, o objetivo da realização do Marabaishow é promover um diferencial competitivo da cultura do Amapá, de forma a engrandecer o Marabaixo, integrando e internalizando o ritmo e a música no entretenimento e lazer da população.
Outra meta é fortalecer o Marabaixo, como produto turístico do Estado, acrescentando aos arranjos dos tambores tradicionais, outros elementos que darão uma nova musicalidade a dança.
Segundo a Secretaria da Setur, Célia Brazão do Nascimento, “Hoje o Marabaixo, vem sofrendo um desgaste por ser praticada de forma tradicional, (apenas nos barracões), sem uma devida divulgação que a torne a cara e identidade do povo amapaense, no ano de 2009 realizamos o 1º Marabaishow, nossa estratégia visou divulgar a cultura do Marabaixo em nossa cidade”, disse.
Segundo o coordenador do Marabaishow, Carlos Piru, o evento vem abrir o ciclo do Marabaixo que acontece no período do sábado de aleluia até o dia de Corpus Christi conhecido como ‘Domingo do Senhor’.
“Em Macapá a dança ocorre nos bairros da Favela e Laguinho, este ato religioso é dividido em quatro pontos dos respectivos bairros. No Bairro da Favela, onde se comemora a Santíssima Trindade dos Inocentes (Marabaixo dedicado as crianças), o evento è desenvolvido na Associação Folclórica Marabaixo da Favela, cujos pontos de festejo acontecem nas associações Azebic – Associação Zeca Costa e Bibi Costa.
No Bairro do Laguinho, onde é celebrado a Santíssima Trindade e o Divino Espírito Santo, o Marabaixo é dançado na Associação Folclórica Raimundo Ladislau e no grupo Folclórico Pavão”, afirma.
Para a 1ª quinzena de Abril, será lançada com o apoio da Setur, a gravação em estúdio do Cd do Marabaishow onde envolverá todos os participantes do evento.
Confira a programação do Marabaishow
Dia 20de março de 2010 no Monumento Marco Zero do Equador
*18h – abertura
*Autoridades e Homenagens
*Marabaixo do Artur – Crianças
*Grupo Raizes do Balão – Batuque
*Marabaixo da Velho Guarda – Tia Zezinha, Tia Zéfa, Zeze Libório, Raimundo Xoxo e Outros.
MARABAISHOW
• Nairá – Marabaixo do Pavão
• Maia – Marabaixo do Pavão
• Priscila – Azebic
• Marli Costa- Berço do Marabaixo
• Jacundá- Campina Grande
• Daniela- Raimundo Ladislau
Fonte: http://www.correaneto.com.br/
No Response to "Marabaishow, uma viagem pela cultura do Amapá"
Postar um comentário