Seguidores

domingo, março 28, 2010

Plagiando é fácil!!

18
                                                                                                Por Elton Tavares
Clique na imagem para comprovar o plágio

Eu escrevo para o jornal A Gazeta e nem sabia, com o pseudônimo Pérola Pedrosa, que coisa hein?!! Um trabalho não remunerado é ainda por cima, com uma alcunha feminina (risos).

O lance é que a “jornalista” copiou, na cara dura, 70% do meu post sobre o lançamento do livro “Adoradores do Sol”, do amigo Fernando Canto, que publiquei aqui no último dia 18.


O pior é que a doida tentou até mascarar a chupação de sangue, mas publicou parágrafos inteiros, o “Ctrl+V/ Ctrl+C” alterado, uma tentativa de maquiar o plágio, causando erros de concordância.

Os pontos positivos são que o meu blog é fonte de pauta e exaltou a obra do grande Fernando Canto. O negativo é que ela só coloca os créditos para o blog do Canto, em um Box dentro da matéria pirateada, mas dentro da “reportagem”, cola escrachadamente meu texto e faz uma espécie de fichamento sobre o parágrafo.

Ouvi dizer que a prática é recorrente, mas sugar a criatividade dos outros não é legal, viu dona Pérola? Enfim, clique na imagem scaniada da matéria da A Gazeta, no caderno Camarim, página 7. E No link do meu post, compare e comprove.Para finalizar este post, deixo a frase do escritor Fernando Brandi:
"O plágio é o aplauso entusiasmado do incompetente"

18 comentários:

  1. "O plágio é o aplauso entusiasmado do incompetente"
    ...... Ótima essa frase.

    Cara...ela (a "jornalista") não teve pena do Ctrl-C e Ctrl-V, talvez seja as unicas teclas que tenham suas digitais...rsrsrs... Se ela soubesse antes dessa frase que direi seguir, teria se livrado:

    "Copiar de uma pessoa é plágio, copiar de varias é pesquisa"

    hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha, meu Deus, é cada um(a) que aparece... Tomaste alguma providência?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não Pedro, o ridículo será o castigo da colega.

    ResponderExcluir
  5. "O inteligente cria e o burro copia"

    hahahaha...Eu falava esta frase quando era criança, hoje serve para comentar este post...

    bjs Elton =**

    ResponderExcluir
  6. Não há melhor forma de superar tdo isso por meio de uma ação contra essa pessoa sem criatividade...

    ResponderExcluir
  7. A falta de pessoas com consciência e criatividade é um dos grandes males da humanidade. Esta suposta jornalista (sim, porque os verdadeiros podem até não precisar de diploma, mas a ética é fundamental) deveria aprender a telefonar e se informar sozinha: este é o único jeito de se fazer jornalismo.
    Abaixo à ditatura do Crtl+C/Ctrl+V!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, seu Elton!!! Bom, primeiro, eu não o plagiei, o Fernando disse que podia pegar as informações do site dele, o qual eu dei crédito. Eu não havia assinado a matéria, mas infelizmente, o diagramador colocou-a, ai sim foi falha nossa.
    Mas antes de detonar os outros, poderia ter me comunicado, pessoas cometem erros. Eu cometi de não ter revisado e de achar que a informação que estava no blog do Fernando fosse texto dele. Desculpe-me. prometo tomar mas cuidado.
    E eu não constumo fazer esse tipo de coisa, embora sempre façam isso comigo, já cansei de ouvir meus textos na boca de outros, ou assinados por outros, mas não me estresso, converso com as pessoas para resolver, e não fico difamando ninguém por isso.
    Abraços
    PÉROLA PEDROSA

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a frase! É engraçado que costumavamos fazer esse tipo de coisa lá na época da professora Raimundinha, quando ela pedia pra fazermos um resumo sobre algum livro ou sobre um capítulo mas, continuar com essa prática é brincadeira. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Bom, neste caso não é difamação, já que provo isso com post, é fato e contra fatos não há argumentos (não coloque a culpa no diagramador, pobre costa larga). Leia o post novamente, o Fernando colocou o link do meu blog na página dele, a não ser que vc seja uma analfabeta funcional, daquelas que lêem mas não entendem, mas prefiro achar que foi falta de atenção (risos), outro erro grave para um jornalista.

    ResponderExcluir
  11. Outra, "pegar informações" não significa copiar sequer um parágrafo, ainda mais cinco!! (risos)

    ResponderExcluir
  12. é isso mesmo, agente cria pro burro copia.

    ResponderExcluir
  13. Desculpe, senhor perfeito!!!
    Não coloquei a culpa no diagramador, alias você já deve ter ido a um jornal, e sabe que mandamos a matéria em word, para o diagramador e ele quem formata a matéria. E coloca a assinatura separadamente. Amore, você é o gênio, deve saber. Eu não assino matéria de release, o que aconteceu é o Fernando estava com pressa na entrevista, e disse eu podia pegar o texto do site dele, desculpe se não vi o seu nome, achei que fosse coisa de pseudônimo. Mas não tem problema, pode me chamar de burra, analfabeta, imbecil, eu humildemente abaixo a cabeça, porque ao contrário de muitos, eu sei admitir meus erros, ok.
    Satisfeito agora!!

    ResponderExcluir
  14. Rsrsrs.. não sei do que "pessimista" ainda está reclamando! Minha nossa! Tinha que agradecer por não ser processada, já que provas existem! Infelismente não achamos o jornal com a outra matéria que também foi PLAGIADA, mas quem tiver jornal recente sobre a homenagem ao Sebastião Montalverne, leia e compare as datas aqui, no blog saiu primeiro!
    (Ô meu Deus! será que foi a mesma "jornalista" que fez isso?(hauhauahauua...)

    ResponderExcluir
  15. "Eu não assino matéria de release, o que aconteceu é o Fernando estava com pressa na entrevista, e disse eu podia pegar o texto do site dele"

    Que porra de jornalista que não sabe criar um texto simples de um acontecimento ? por isso que nem precisa de diploma... (sem querer ofender a classe de jornalista)

    ResponderExcluir
  16. ainda bem que tem gente só do fundo olhando pra ele!

    um bj pra vc
    e pra "ele", um p....

    ResponderExcluir
  17. Daqui em diante a pessimista tinha q esta bem otimista, pois nao processar essa pessoa foi um golpe de sorte dela com mesclas de bondade sua primo!!!

    ResponderExcluir