Seguidores

segunda-feira, julho 18, 2011

Sesa estrutura Hospita de Laranjal do Jari

0
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, de janeiro a julho deste ano, diversas benfeitorias no Hospital Estadual (HE) do município de Laranjal do Jari. De acordo como o diretor do órgão, José Manoel Picanço, as melhorias ocorreram na parte estrutural do prédio da casa de saúde, novos equipamentos e mais técnicos.

Segundo ele, em um curto prazo, os moradores da cidade que precisarem de atendimento de baixa e média complexidade, não precisarão ser transferidos para Macapá. O diretor afirma que entre as ações positivas no Hospital estão a recuperação de 19 leitos, compra de colchões (na gestão anterior, os pacientes eram submetidos a usar colchonetes), contratação de uma empresa para o fornecimento de refeições exclusivamente hospitalares, aquisição de um equipamento para Cirurgias de Alta Frequência (CAF), para pacientes com câncer de colo de útero, antes só feitas na capital.

José Manoel Picanço enumerou também a reativação das transferências de pacientes para Macapá, a aquisição de um novo aparelho de Raio-X, média de dois mil exames por mês (antes eram 60 exames em 4h, hoje o mesmo número de procedimento é feito em 15 minutos), o abastecimento de medicamentos, contratação de uma empresa especializada em higienização hospitalar e a compra de um novo carrinho de anestesia.

O diretor ainda listou a aquisição de uma central de ar, a compra de dois monitores de batimentos cardíacos fetais, de um eletrocardiograma, a automatização do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital, além da ampliação do quadro de recursos humanos. O Hospital contratou um cirurgião, um clínico, um psicólogo, um assistente social, um bioquímico, um nutricionista, um enfermeiro e cinco técnicos em enfermagem.

“É preciso que os cidadãos que trabalham e residem em Laranjal do Jari tenham atendimento médico de qualidade. Nossa UBS vive outra realidade. Melhoramos o serviço e diminuímos custos. Isso é mudança e atitude política. Neste governo nós não fazemos política na saúde, fazemos política de saúde”, pontuou o diretor da UBS de Laranjal do Jari.

Atendendo a demanda local e dos vizinhos

O diretor ressaltou que, após a estruturação do Hospital, a casa de Saúde atende a demanda de Laranjal do Jari e dos municípios vizinhos, Vitória do Jari (AP), Almerim e Monte Dourado (PA).

“Realizamos atendimentos laboratorial, diagnósticos, Ultrasom e Raio-X a todo o Vale do Jari”, finalizou José Manoel Picanço.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

No Response to "Sesa estrutura Hospita de Laranjal do Jari"

Postar um comentário