Seguidores

terça-feira, julho 31, 2012

Governador Camilo Capiberibe inaugura mini presídio para policiais e servidores da Justiça

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta terça-feira, 31, na rua Djalma Nascimento, nº 1197, barro Zerão, zona Sul de Macapá, o Centro de Custódia Especial, para servidores da Justiça e Segurança do Estado que cumprem sentença. A casa prisional abrigará internos que, atualmente, estes funcionários estão encarcerados no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e Centro de Custódia do Novo Horizonte. A casa de detenção faz parte do conjunto de ações do PROAMAPÁ.

Segundo o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o governo do Estado investiram juntos R$ 399.436,51 no mini presídio. Ele explicou que o prédio foi construído em 2010, porém, teve que passar por adaptações e aparelhamento.

"A conclusão dessa obra mostra o compromisso do governador Camilo Capiberibe em reforçar a segurança pública. O novo Centro de Custódia melhorará a estrutura do nosso sistema prisional. Com estes investimentos, conseguimos prestar um serviço de qualidade à população. Em um ano e sete meses, reduzimos a criminalidade e fugas no Iapen", salientou Marcos Roberto.

De acordo com o diretor do Iapen, Nixon Kennedy, a partir de hoje, serão transferidos cerca de 30 servidores, entre policias militares, civis e servidores da Justiça Criminal, para o chamado mini presídio. Ele ressaltou que a casa prisional de custódia contribui para a melhoria da estrutura penitenciária do Estado, além de desafogar o trabalho na penitenciária masculina.

"Esse mini presídio traz mais segurança para os nossos reeducandos que são servidores públicos, já que no Iapen eles estão separados dos demais internos, para evitar riscos à sua integridade física e até mesmo pela vida destes presos. Agora, com uma casa de detenção especializada em atender estes apenados, poderemos trabalhar com mais tranquilidade. Além de abrir novas vagas na nossa penitenciária, o que não ocorria há sete anos. Agradeço ao governador Camilo Capiberibe por essa política de expansão e melhoria do nosso Sistema Carcerário", avaliou Nixon Kennedy.

O governador ressaltou que o mini presídio reforça a segurança do Estado e afirmou ainda que pretende fazer do Sistema Prisional do Amapá um dos melhores do país.

"Com este novo Centro de Custódia, melhoraremos a qualidade de vida e segurança dos reeducandos. Ainda este mês, vamos inaugurar o novo pavilhão do sistema semiaberto no Iapen, o que significa um aumento real do número de vagas na penitenciária. Até o final de 2012, concluiremos o novo presídio de segurança máxima. Estamos trabalhando e investindo para ter um dos melhores sistemas carcerários do Brasil, pois sabemos que com uma política prisional coerente, temos mais segurança nas ruas", avaliou o governador.

Estrutura

A casa prisional possui dois pavimentos e fica localizada ao lado da Delegacia do Zerão. A penitenciária possui dois pavimentos e oito celas, que somam 45 vagas. Sete celas oferecem seis vagas e uma oferta três vagas para portadores de necessidades especiais.

As celas estão localizadas no térreo do edifício, onde fica também a recepção, o parlatório, para conversas entre presos e visitantes, e o solarium, para o banho de sol. No segundo piso fica o setor administrativo, com cinco salas, dois alojamentos, refeitório e sala de advogados. Além do administrador, 25 trabalhadores, entre educadores e agentes penitenciários, estarão servindo no Centro de Custódia.

Elton Tavares/Secom

No Response to "Governador Camilo Capiberibe inaugura mini presídio para policiais e servidores da Justiça"

Postar um comentário