Seguidores

quarta-feira, julho 18, 2012

PROJETO TEATRO NOS PASSOS DO BOI: NO MIOLO DA FLORESTA

1

O Projeto Teatro Nos Passos do Boi: No Miolo da Floresta, tem por objetivo realizar a circulação do espetáculo teatral O Miolo da Estória nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Maranhão. O projeto é uma das ações da pesquisa intitulada O Tradicional na Cena Contemporânea iniciada pela Santa Ignorância Cia. de Artes (Maranhão) em 2009 e resultou na criação de um texto teatral, montagem de espetáculo e sistematização de método de preparação física de atores a partir do bumba meu boi. 

A SANTA IGNORÂNCIA CIA. DE ARTES

A Santa Ignorância Cia. de Artes é uma entidade de produção artística que surge no cenário cultural em 1997, a partir da necessidade de desenvolvimento das artes cênicas através do teatro de grupo com o objetivo de pesquisar a arte do ator/dançarino, o teatro, a dança, a performance e a música para a cena. A socialização dos resultados obtidos é feita através de montagens de espetáculos, oficinas, encontros e parcerias com comunidades e grupos nacionais e locais. A Cia. Subdivide-se em duas frentes de pesquisa sendo uma direcionada para a o desenvolvimento das capacidades técnicas do ator/ dançarino e a montagem de espetáculos adultos e infantis, e outra, para a pesquisa do movimento e dança contemporânea. A Cia. tem como principais características os processos de direção colaborativa, montagens com diretores convidados e criação de espetáculos solos, resultados dos processos individuais que se desenvolvem a partir do trabalho coletivo. Hoje a Santa Ignorância, é formada pelos artistas Adeílson Santos, César Boaes e Lauande Aires. 

ESPETÁCULO/ RELEASE: "O MIOLO DA ESTÓRIA"

O Miolo da estória é uma obra de ficção baseada em leitura, observação e depoimentos de brincantes, que traz em síntese os conflitos de um homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço do divertimento.  Apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. O drama de João começa quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na boiada daquele ano. Revoltado, ele vai trabalhar embriagado e acaba machucando-se, precisando refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais.

Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 19 e 20/07/2012
Horário: 20h
Entrada gratuita
           
Local: Bairro do Araxá / Cia Cangapé (apresentação para a comunidade)
Data: 21/07/2012
Horário: 20h
Entrada gratuita 

LANÇAMENTO DE LIVRO

Título: ENTRE O CHÃO E O TABLADO: a invenção de um dramaturgo
Autor: Lauande Aires

Objetivos: Tornar público e acessível as comédias “O Casamento Medieval” e “Nem Que o Diabo não Queira”, o drama “O Miolo da Estória”, e a peça infantil “O Natal dos Pequeninos”.
Incentivar novos dramaturgos através de narrativas sobre o processo de criação dos textos e as circunstancias de cada montagem.

Local: Teatro das Bacabeiras
Data: 20/07/2012
Horário: 22h
 Aberto ao público
Preço do livro: R$ 15

WORKSHOP “SOTAQUES DO MARANHÃO”

Ministrante: Leonel Alves
Objetivo:Demonstrar e experimentar os principais movimentos do Bumba Meu Boi do Maranhão e produzir pequenas coreografias a partir de cada sotaque ou “estilo”.
Carga Horária: 03 horas.
Vagas: até 20 participantes
Local: Fortaleza de São José de Macapá (auditório)
Data: 20/07/2012
Horário: 9h às 12h

       Inscrições gratuitas (http://www.miolodafloresta.blogspot.com.br/)


WORKSHOP: “ O ATOR BRINCANTE NOS PASSOS DO BOI”

Ministrante: Lauande Aires
Objetivo:
Demonstrar e experimentar a criação de personagens e cenas teatrais a partir de estímulos físicos e sonoros do bumba Meu Boi do Maranhão, desenvolvidos durante a criação do espetáculo teatral O Miolo da Estória.
Carga Horária: 03 horas.
 Vagas: até 20 participantes
Local: Fortaleza de São José de Macapá (auditório)
Data: 21/07/2012
Horário: 9h às 12h

Contatos: 

Paulo Rocha
96 8116700
96 91981300

Marina Beckman
(96) 8115-2710

Um comentário:

  1. tenho certeza que o espetáculo vai arrazaraqui em manaus!!

    ResponderExcluir