Seguidores

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Macapá 255 anos: Coordenadoria Municipal de Comunicação inova com “Comunicação Popular”

0


A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) realizou no sábado, 26, e domingo, 27, o projeto “Comunicação Popular”. A ação, executada pela Coordenadoria Municipal de Comunicação, consistiu em oficinas de Audiovisual e Fotografia ministradas, simultaneamente, nos bairros Novo Horizonte e Nova Esperança. Ao todo, 40 pessoas participaram da capacitação.

O objetivo da iniciativa foi de repassar informações e técnicas iniciais do audiovisual, para que os jovens e as crianças participantes pudessem contar a história e registrar o cotidiano de sua comunidade a partir de imagens e vídeos, além de fortalecer uma rede de comunicadores populares e estimular a reflexão, despertando o interesse deles para a profissionalização na área. 

Parceiros

As oficinas foram ministradas por assessores (jornalistas e fotógrafos) da Prefeitura de Macapá, membros do Casa Fora do Eixo Amapá (Cafe-AP), Museu da Imagem e do Som (MIS-AP), Festival Imagem-Movimento (FIM) e Associação de Documentaristas e Curtametragistas (ABDeC-AP).

O projeto também contou com o apoio da na Escola Estadual Josefa Jucileide, no bairro Nova Esperança e da Associação dos Pais do Bairro Novo Horizonte (Apainho), no bairro Novo Horizonte, que cederam seus espaços.

Os cursos

Durante as oficinas jovens e adultos aprenderam técnicas de Fotografia e de produção de vídeo com equipamentos digitais (câmeras fotográficas, filmadoras e celulares). Eles produziram curtas-metragens, fruto do curso “Cine Popular” e fotografias, com a temática “Há momentos...”, com imagens de suas respectivas comunidades.

Os participantes produziram os documentários "A história de um bairro" e "Mistério do Nova Esperança" e captaram centenas de fotografias. Todo o material será exposto durante as festividades de 255 anos de Macapá, quando os jovens receberão os certificados.

Opinião dos participantes da Zona Sul

A artesã e dona de casa Nazaré Matias, 42 anos, destacou que o aprendizado sobre fotografia vai ajudá-la em sua venda de tapetes. Nazaré enfatizou que a produção técnica de imagem vai otimizar a divulgação de sua arte.

Entendemos a importância de registrar nossas práticas. Isso é uma forma de valorização dos nossos saberes. Estou feliz pela oportunidade de aprender sobre fotografia. Isso me ajudará a vender os tapetes que eu mesma confecciono”, comentou Nazaré Matias.

Andressa Nascimento, estudante do Ensino Médio e atriz de teatro, ressaltou que a experiência foi muito proveitosa e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa.

Nessa oficina de audiovisual encenamos personagens fictícios para contar nossa própria história, aliás, um mito do nosso bairro. Essa prática é maravilhosa para retratarmos nossos casos, peculiaridades, costumes, cultura e cotidiano. Eu adorei. Meus parabéns aos responsáveis pela Comunicação Popular”, pontuou Andressa Nascimento.

Na Zona Norte

Com apenas 7 anos, a pequena Samira Lopes se destacou no grupo de 10 jovens que participaram do projeto no Novo Horizonte. Com uma máquina digital e um celular, ela capturou fotos de flores, árvores e rostos de pessoas de sua comunidade.

Nosso bairro tem muitos problemas, mas também tem muita coisa bonita, e eu gosto de plantas, de paisagens, de pessoas, por isso tirei fotos disso. Estou amando a oficina e quando sair daqui vou pedir a meu pai pra comprar uma máquina pra mim”, disse entusiasmada.

A experiente fotógrafa Márcia do Carmo, funcionária da PMM-AP, revelou-se emocionada com o projeto.

“Fazia muito tempo que eu não fazia parte de um projeto tão bacana como este. Estava muito tempo em gabinete e agora, depois dessa experiência, me sinto revigorada. O poder público está investindo na formação de cidadãos, de futuros profissionais, quem sabe. Tem muita gente com um olhar fantástico, sensível. E essa impressão sobre a sua própria comunidade está resgatando também a autoestima dessas crianças e jovens. Nesses dois dias vivi emoções fortes e inesquecíveis”, relatou Márcia do Carmo.

Ação contínua na gestão de Clécio Luís

De acordo com a coordenadora de comunicação da PMM, Mariléia Maciel, a Comunicação Popular, de cunho social, acontecerá em períodos intercalados e estratégicos ao longo da gestão do Prefeito de Macapá, Clécio Luís.

A Comunicação Popular é uma ótima oportunidade para que a população aprenda a escrever suas histórias com imagens, sobre sua realidade. Também, quem sabe a partir dela, possamos encontrar talentosos e futuros profissionais do ramo, e assim gerar renda para a população”, avaliou, Mariléia Maciel.

Participaram desta primeira etapa do projeto Comunicação Popular, os oficineiros:

Na filmagem: Ana Vidigal, Sandra Rocha, Uliclelson Luis, Rose Miranda e Pérola Pedrosa (no Novo Horizonte); Luan Macedo, Rodrigo Santos e Emília Borges (no Nova Esperança). Na fotografia: Márcia do Carmo e Max Renê (N.H) e Nayna Magalhães e Ronaldo Costa (N.E).

Elton Tavares - Asscom Prefeitura de Macapá
Contato: (96) 91474038
-- 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

No Response to " Macapá 255 anos: Coordenadoria Municipal de Comunicação inova com “Comunicação Popular” "

Postar um comentário