Seguidores

terça-feira, março 26, 2013

Casa Fora do Eixo Amapá realiza cobertura do Projeto Q-AMA

0


Na última sexta-feira, 22, a Casa Fora do Eixo Amapá acompanhou a soltura de mais 500 Tartarugas da Amazônia, que faz parte de uma das etapas do Projeto Q-AMA (Quelônios da Amazônia), que visa resguardar o patrimônio natural e a preservação da Tartaruga da Amazônia. A ação aconteceu na Reserva Biológica do Parazinho, localizada no Arquipélago do Bailique. O projeto é gerenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A Casa Fora do Eixo Amapá contribuiu com a cobertura do evento com fotos e vídeos, que posteriormente será transformado em documentário. Além da realização da PósTv (programa de internet), que discutiu a realidade do projeto, quais as dificuldades e perspectivas futuras.

A Tartaruga da Amazônia, nome popular da espécie Podocnemis expansa,  encontra-se com status pouco preocupante na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN ou International Union for Conservation of Nature), entretanto, o desenvolvimento da espécie sofre risco, principalmente por conta do costume de utilizar os ovos da tartaruga como alimento.
 
O grupo dos quelônios concentra  todos os tipos de tartaruga, os indivíduos desse grupo são facilmente reconhecidos pela sua carapaça que serve de proteção contra predadores. Muitos desses animais sofrem grande pressão por conta da caça predatória e confundem plásticos ou cordas com algas e outros alimentos que costumam ingerir.

Projeto Q-AMA

O projeto é executado desde 1981 e já fez a soltura de aproximadamente 80.000 tartarugas. Dentro das ações do projeto é a sensibilização junto a comunidade que vive ao entorno da Reserva, resgatando a imagem de santuário para o local e dessa forma garantir que a natureza possa dar continuidade aos seus processos.

Assessoria de Comunicação
(96) 8127-8495/ 3225-1281
Casa Fora do Eixo Amazônia/ Casa Fora do Eixo Amapá

No Response to "Casa Fora do Eixo Amapá realiza cobertura do Projeto Q-AMA"

Postar um comentário