Seguidores

terça-feira, junho 29, 2010

A saudade agora é dos anos 90

9
                                                                    Por André Mont'Alverne

Quantos anos são necessários para que tudo aquilo que você gostou um dia se torne e ultrapassado? Música, programas de TV, lugares, roupas, ou seja, essas coisas que você e seus amigos achavam o máximo ontem enfrentam praticamente a mesma situação hoje: os seriados são reapresentados várias e várias vezes, até a exaustão, nos horários mais esdrúxulos da TV por assinatura.

Aquelas músicas agora são consideradas “midback” ou “clássicos”. Os lugares que freqüentávamos fecharam ou viraram outra coisa, como igrejas evangélicas, mini boxs e terrenos baldios. As roupas que observamos nas fotos da época, que coisa mais cafona!! Nós nunca nos tocamos que o tempo realmente passa, até darmos conta dessas transformações tão repentinas.

Os anos 90 estão de volta, o Faitn no More voltou, o Stone Temple Pilots voltou, o Pavement voltou, o Rage Against The machine voltou, o Alice in Chains voltou e os Raimundos, bem os Raimundos eu acho que é uma questão de tempo. Mas como dizia Chico Science, um dos maiores nomes dos anos 90: "modernizar o passado é uma evolução musical".

Só não voltou o que não se foi, ou o que não dá pra voltar. É o caso do Nirvana, em minha opinião, o kurt Cobain fez a escolha errada quando decidiu se calar metendo uma bala na sua boca, dando inicio a maior confusão musical que se teve noticia na historia da musica( falo disso um pouco mais adiante). Aquela bala deveria ter feito um buraco na testa da sua, então esposa, Courtney Love. Se isso tivesse acontecido, a essa hora ele estaria sóbrio, saindo em condicional, lançando seu disco solo, flertando com elementos eletrônicos e com letras em parceria com Thom Yorke, mas isso é uma realidade paralela que só existe nos meus sonhos.

Mas voltando a realidade, os anos 90 trouxeram o desenvolvimento tecnológico mais rápido da história, tornando popular e aperfeiçoando tecnologias inventadas na década de 80. Eu costumo falar que os anos 90 foi uma década que durou menos que 10 anos em termos musicais. Pois do meio para o final daquele período, a coisa ficou esquisita (falo daquilo agora). Não se sabia o que fazer, as bandas continuaram imitando o Nirvana (Bush e Silverchair) ou tentaram olhar de maneira criativa para aquela confusão toda, é o caso do Smashing Pumpkins e Radiohead, com o Mellon Collie e Ok Computer. Que na minha opinião, são os melhores álbuns da segunda metade daquela década.

Hoje em dia, olhando para trás, o final dos anos 90 é visto muito mais como final de século do que final de década, aquela correria para se parecer moderno e tecnológico do New Metal, que na época, era difícil saber o que pensar daquela tosqueira toda, meio Rap, meio Heavy, que exaltava os carros com rodão e ao mesmo tempo queriam criticar o sistema, vomitando no palco e borrando a maquiagem. Mais contraditório impossivel!!.

Mas voltando ao que é legal dos anos 90, é impressionante como as musicas tem o poder de nos transportar no tempo, às vezes, só um acorde é necessário para que, numa fração de segundo, a nossa mente ache momentos, imagens e pessoas até então esquecidas. E não precisa ser aquela banda que você mais gosta, ou um artista que você admira a tanto tempo.

Os anos 90 foram repletos de bandas que fizeram sucesso somente com uma musica, as chamadas “One Hit Band”, que embalaram tantas festas. Hoje nos lembram certos hábitos antigos, como as pausas nos estudos à tarde, as meninas feias que faziam "os papos" para gente chegar nas meninas bonitas no térreo do prédio, essas musicas, poperô ou não. São canções que hoje, muita gente acha horrível, com rimas paupérrimas e letras que não dizem nada com nada, mas que trazem lembranças muito boas de uma adolescência cheia de sonhos e expectativas. Assim é a vida. Veja a idade dos artistas que, um dia, fizeram parte da vida de muitas pessoas:

MC Hammer tem 47 anos. (E quem seria esse? O cara da música “Can’t Touch This”, oras!!)

Kurt Cobain (Nirvana) teria 42.

Aquele bebezinho francês, o Jordy, tem 21 anos.

9 comentários:

  1. André tá expondo e escrevendo muito bem as idéias, parabéns, boto fé. "Alysson, lá com a tua mãe..." eu nao lembro o q ele falava... "ow juléia.. uh la la" ahaihauia caramba... eu altero as palavras do garotinho, mas ele cantava algo parecido em palavras...
    Isso aí, primo. ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente andré, as bandas da década de 90 nos deixaram saudades. e musicalmente falando o grunge explodiu nessa década. e como descreve-lo? as bandas que compunham esse estilo eram muito diferenciadas. é fato q foi uma década muito criativa tanto nos EUA com o grunge, quanto na ingleterra com o britpop. ah com relação ao alice in chains, é a melhor banda grunge atualmente na minha opinião. valeu e "vida longa ao rock and rool"!
    www.fecalbrother.blogspot.com visitem!!

    ResponderExcluir
  3. Bom texto, dois álbuns que eu acho fantásticos da década de 90,são; "Grace" do Jeff Buckley bem diferente de tudo apresentado na época, e o "Above" da super banda Mad Season de 96, cheio de misturas e ritmos.
    Pro povo que organiza festa aqui, fica a sugestão de fazer uma baseada nos anos 90.

    ResponderExcluir
  4. apesar de não ter de fato vivido a música dos anos 90 na época de seu surgimento (era apenas um peqeno nerd durante a década) tenho um carinho especial por um sem número de bandas desse período, que formaram - e ainda formam - o meu digamos "caráter" musical. curto muito o estilão e a cara da geração x e da cultura em geral de toda a época. muito foda a matéria, o blog tá ficando cada vez mais foda.

    ResponderExcluir
  5. Textaço mesmo, o Bré tem ótimas idéias e bom papo, eu sempre disse que era só colocar no papel (ou na tela). Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Realmente nunca tinha parado para pensar em como o tempo passou.Belissimo texto ;)

    ResponderExcluir
  7. anos 90...os melhores da minha vida! até hoje lembro como era bom, o rock nacional dominava, não tinha esta alienação que se tem hoje(twitter, facebook) as pessoas eram mais amigas e unidas.. dava prazer ir na casa dos amigos pra jogar topgear no super nintendo!! hoje em dia é dificil repetir cenas como aquelas..pois a maioria está mais preocupado como "face" ou as ultimas tuitadas..eo cinema?? dava gosto de assistir, não como hoje que já ta tudo na net.
    quem sabe não invento uma máquina do tempo e volto para curtir mais uma ves!

    ResponderExcluir