Seguidores

sábado, março 17, 2012

Governador Camilo Capiberibe recebe poetas do Amapá em almoço na Residência Oficial

0

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Camargo Capiberibe, recebeu nesta sexta-feira, 16, na Residência Oficial, dezenas de poetas, escritores e representantes do segmento literário do Estado. O objetivo do encontro foi celebrar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em todo o país na última quarta-feira, 14.

Pela manhã, na Escola de Administração Pública (EAP), o governador participou da abertura do II Seminário "Construindo o Programa de Literatura do Amapá". Na ocasião, Camilo Capiberibe se comprometeu em dar apoio integral ao segmento literário do Estado.

Conforme a diretora da EAP, Izabel Cambraia, além de celebrar a data, o almoço de cortesia objetivou estreitar os laços entre a classe literária e o governo.

O poeta Paulo de Tarso ressaltou que o envolvimento do governo, por meio do Seminário, demonstra compromisso do governador em apoiar as publicações de livros e a promoção da literatura do Amapá.

"O governador sabe da importância da leitura para a cidadania. Eu, como escritor, poeta e militante da cultura, estou muito feliz e apoiando essa iniciativa", ponderou Paulo de Tarso.

De acordo com a jornalista e poetisa Alcinéa Cavalcante, tanto o Seminário quanto o almoço em comemoração ao Dia Nacional da Poesia mostram o comprometimento do governo do Estado com a literatura amapaense.

"No Seminário, traçaremos uma política pública positiva para a literatura amapaense. Não basta lançar um livro se ele não chegar às escolas da rede pública ou se a população não tiver acesso à obra. Estamos confiantes de que as propostas formuladas sairão do papel, pois me parece que este governo está interessado em promover a cultura, em todas as seus segmentos, e isso faz com que tenhamos esperança no avanço da literatura amapaense", acredita Alcinéa Cavalcante.

Conforme o governador, a literatura é fundamental para a identidade cultural de qualquer povo. Camilo Capiberibe também reafirmou o seu compromisso em apoiar a cultura do Amapá, em todas as suas vertentes.

"Precisamos levar a poesia para dentro das nossas escolas e incentivar a leitura, pois desejamos construir uma política pública de modo a democratizar a literatura e chamar a atenção para esse setor fundamental à nossa cultura. É uma satisfação receber e ouvir a opinião dos poetas, escritores e representantes do segmento literário do Amapá", avaliou o governador.

Também prestigiaram o almoço o senador João Alberto Capiberibe, a deputada federal Janete Capiberibe, a diretora da EAP, Izabel Cambraia, os secretários de Estado da Cultura, Zé Miguel, e da Educação, Adalberto Ribeiro, além de membros da imprensa.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

No Response to "Governador Camilo Capiberibe recebe poetas do Amapá em almoço na Residência Oficial"

Postar um comentário