Seguidores

quarta-feira, abril 30, 2014

Música de agora: Gota D'água - Chico Buarque

0

Gota D'água - Chico Buarque

Já lhe dei meu corpo
Minha alegria
Já estanquei meu sangue
Quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor...

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água...(2x)

Já lhe dei meu corpo
Minha alegria
Já estanquei meu sangue
Quando fervia
Olha a voz que me resta
Olha a veia que salta
Olha a gota que falta
Pro desfecho da festa
Por favor...

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água
Pode ser a gota d'água....

Devaneio de hoje: Abril foi louco

0

Os dias cheios de trabalho passaram rápido. Muito trampo até o início da noite (algumas vezes, até mais que isso). Aliás, nas noites que fiquei em casa, pouco dormi. Abril foi louco. 

Trabalhei e me diverti mais que o possível e mais que o corpo aguenta. Tudo dentro do plano pirante elaborado dia após dia. Foi uma luta desigual (risos).

Salas de aeroporto, quarto de hotel, viagens literais e literárias. Sempre ao som do velho rock 'n' roll e birita com os amigos. Em abril foi muito veneno: uísque, cerveja e vodca. Enchi a cara durante o mês todo. 

É, cambaleei e redigi cartas que não enviei.Larguei tudo, terminei livros e escrevi pouco. Desisti. Como sempre, sobrevivi. É, “ainda somos os mesmos e vivemos”. Haja sorte!  

Alternância de euforia e tédio, brodagem e trairagem, paideguices e escrotices marcaram abril. Foi um longo mês, mas vencido. Assim como a primeira parte da adaptação. Maio será melhor e mais bonito, pois abril foi louco demais. 

Elton Tavares

A Gota D'água...

0

...era o que faltava. 

Programação do Dia do Trabalho em Macapá (via blog da Alcinéa)

0
PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Mais uma vez o Dia Mundial do Trabalho será comemorado com uma vasta programação, neste 1º de maio, na Praça Floriano Peixoto, no bairro do Trem. O Governo do Amapá colocará à disposição da população, em especial aos trabalhadores e seus familiares, uma série de serviços nas áreas da saúde, educação, inserção no mercado de trabalho, palestras, esporte, lazer, cidadania, etc. A tradicional pescaria está garantida com três toneladas de tambaqui, que ficarão no lago da praça. 

Outra novidade é o Banco de Talentos, com a efetivação de vagas de emprego em tempo real. A programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, com a participação especial dos parceiros da ação.

SESI

Para comemorar o Dia do Trabalho, o Serviço Social da Indústria (SESI-AP), realiza na próxima quinta-feira, 1º, programação em seu complexo esportivo para homenagear os trabalhadores da indústria amapaense. O evento terá início às 8h e se estenderá até às 17h.

Os industriários com os seus dependentes poderão desfrutar de atividades como massoterapia, brinquedos infláveis, verificação da pressão arterial e índice de massa corporal, pintura facial, desenhos, banho de piscina, torneios esportivos e jogos de salão. Durante a programação será servida uma feijoada para os participantes.

SESC

O Sesc Amapá prepara programação especial para o Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio, das 9h às 18h, com atividades culturais, de promoção à saúde, esporte e lazer, que serão realizadas na unidade Araxá (rua Jovino Dinoá).

A programação envolverá atividades de pintura facial, cinema, árvore do conhecimento, oficina de artes, performance teatral, recreação esportiva, jogos aquáticos, hidrodance, emissão e renovação gratuitamente da carteira do Sesc, pula-pula, cama elástica, brincadeiras, minitorneios de bilhar, tênis de mesa, futebol society e vôlei de areia, futebol de sabão, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, exposições monitoradas, jogo de perguntas e respostas sobre saúde, avaliação nutricional, degustação de suco da horta, avaliação física simples, Cine Sesc, música ao vivo com o grupo de pagode “Atitude”, sorteios de prêmios e bingo recreativo, com brindes ofertados pelos sindicatos do comércio local.

Alcinéa Cavalcante 

Música de agora: Overkill (Exagero) - Men At Work - Versão de Biquini Cavadão

0

Overkill (Exagero) - Men At Work - Versão de Biquini Cavadão

Não consigo dormir
Eu penso nas implicações
De mergulhar tão fundo
E possivelmente as complicações

Especialmente à noite
Eu me preocupo com situações
Eu sei que ficará tudo bem
Talvez seja apenas imaginação

Dia após dia reaparece
Noite após noite as batidas do meu coração demonstram o medo
Fantasmas aparecem e se desfazem

Sozinho entre os lençóis
Somente traz irritação
É hora de caminhar nas ruas
Sentindo o cheiro de desespero

Pelo menos há luzes bonitas
E embora haja pouca variação
Ela nulifica a noite
Do exagero

Dia após dia reaparece
Noite após noite as batidas do meu coração demonstram o medo
Fantasmas aparecem e se desfazem
Volte outro dia

Não consigo dormir
Eu penso nas implicações
De mergulhar tão fundo
E possivelmente as complicações

Especialmente à noite
Eu me preocupo com situações
Eu sei que ficará tudo bem
É apenas exagero

Dia após dia reaparece
Noite após noite a batida do meu coração demonstra o medo
Fantasmas aparecem e se desfazem

Hoje: Ana Martel volta aos palcos com show Branca no Samba

0

A cantora e compositora Ana Martel volta com a reedição do show Branca no Samba, onde apresenta sambas clássicos e contemporâneos com uma nova roupagem mas sem perder a originalidade. Nas outras versões o show movimentou a cidade e mostrou que o talento de Ana é versátil, e no samba, dá destaque para as canções, a maioria conhecida do público que prefere o estilo. Branca no Samba será na próxima quarta-feira, 30.

Branca no Samba é uma obra de Marcelo Sirotheau e Biratan Porto e está no CD Sou Ana, lançado em 2010. “A música tem a ver comigo e com outras mulheres que não são negras, mas são apaixonadas pelo ritmo que é uma identidade cultural do Brasil. Canto outros estilos, regional, marabaixo, bossa nova, mas o samba é com muito amor. Me identifico com o ritmo, e esta música foi um presente especial que virou show” disse Ana.

Ana Martel canta desde os 15 anos e sempre recebia convites para soltar a voz em bares de Macapá e Belém. Se destacava como cantora, mas o lado compositora ganhava espaço em sua trajetória, e passou a compor seus próprios sucessos que foram mostrados no CD Sou Ana, que tem somente três músicas de outros autores. Depois de muitos shows no Amapá e em outros estados, Ana ousou ao lançar o CD com o incentivo da Lei Rouanet, e se tornou a primeira artista amapaense a ser beneficiada com a iniciativa que promove a arte no país.     

Nesta versão de Branca no Samba, se repete a proposta de interpretação de sambas famosos de autores como Cartola, Arlindo Cruz, Paulinho da Viola, e outros, além de canções que retratam a cultura específica de alguns estados, como o samba de roda da Bahia e o chorinho do Pará. A banda que acompanha Ana Martel é formada por um seleto grupo de músicos virtuosos, como Alan Gomes (contrabaixo), Fabinho Costa (guitarra), Jeffrei Redig (piano), Hian Moreira (bateria), Higo Moreira (cavaquinho), Huan Moreira (percussão), e Eduardo Vasconcelos (percussão).

Serviço:

Show Branca no Samba
Data: 30 de abril
Local: Boate Liberté, localizada na RUA Odilardo Silva, 2970, bairro do Trem, na zona Sul de Macapá. 
Hora: 22h
Mesa: R$ 100,00/Ingresso: R$ 25,00
Informações: 8120-1915 9166-4823/8124-0030  

Mariléia Maciel

Presidente do TRE-AP parabeniza os servidores da Justiça Eleitoral pelo Dia do Trabalhador

0

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Desembargador Raimundo Vales, parabeniza todos os servidores da Justiça Eleitoral pela passagem do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quinta-feira, 1º de maio de 2014. 

O Presidente ressaltou a importância dos funcionários da Justiça Eleitoral. O Desembargador classifica o quadro de servidores, formado por 121 colaboradores, como o maior bem que o TRE-AP possui. 

Com determinação e união, os servidores do TRE sempre superam obstáculos e cumprem a missão institucional da Justiça Eleitoral.  O material humano que possuímos é competente, comprometido com o ofício e sempre empenhado no trabalho, seja na capital ou no interior do Amapá. Tenho muito orgulho da atuação deste Tribunal e isso se deve ao esforço e dedicação dos nossos funcionários”, elogiou o Desembargador Raimundo Vales. 

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br

Coral do TJAP emociona e levanta o público no III Festival Internacional Três Fronteiras

0

Um espetáculo que arrancou aplausos, sorrisos e lágrimas. Uma apresentação emocionante. O Coral do Tribunal de Justiça do Amapá deu um show à parte no III Festival Internacional Três Fronteiras, realizado nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este. 

O Coral do TJAP apresentou ao público as canções Uirapuru, Pérola Azulada, Cuando Calienta El Sol e Tricô. O grupo emocionou, encantou e levantou o público.

Na primeira noite do evento, nove Corais se apresentaram no Teatro Elias Hauagge, em Foz do Iguaçú. O Coral do Tribunal de Justiça do Amapá foi o oitavo a se apresentar.

A entrada do grupo no palco, vestido com trajes que representam o marabaixo amapaense, causou surpresa e arrancou aplausos do público.

Ao soltar a voz, o Coral mais uma vez levou à plateia ao delírio. Foi difícil segurar a emoção.

Na segunda apresentação do Coral do TJAP, no Centro de Eventos y Convenciones Del Iguazu, na Argentina, o grupo mais uma vez não deixou ninguém ficar parado.

Brasileiros, paraguaios e argentinos numa mesma sintonia. A música do Amapá contagiou.

Um dos momentos atípicos do encontro entre Corais foi a belíssima e calorosa homenagem ao Coral do TJAP, feita pelo Coral do Rio Grande do Sul.

O Coral do Tribunal de Justiça do Amapá retribuiu a homenagem e cantou a música Meu Endereço, de Zé Miguel. A confraternização de amizade foi selada com a distribuição de bombons de cupuaçu e uma mostra da gengibirra, peculiaridades da nossa terra.

Ainda durante o Festival o Coral do Rio de Janeiro reconheceu a grandiosidade do trabalho do Coral do TJAP. “Temos muito a aprender com vocês. A forma como vocês cantam, a alegria que transmitem e que contagiam todos que os assistem cantando as músicas da terra de vocês é maravilhoso”, disse o regente do RJ.

O III Festival Internacional Três Fronteiras, que reúne Corais do Brasil, Paraguai e Argentina, teve duração de três dias. A tradição musical do mês de abril na Tríplice Fronteira se consolidou em 2014.

As cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad Del Este receberam, este ano, 18 corais de diversas regiões do Brasil e de outros países. Participaram corais de empresas públicas e privadas, corais religiosos, de escolas e universidades e também iniciativas independentes.

Cerca de 750 cantores compareceram ao Festival durante os três dias de evento. Homens e mulheres das mais diferentes gerações, que apresentaram canções de diversos estilos e em várias línguas.

O evento, que acontece há 3 anos, além de produzir uma mostra de música vocal, tem contribuído para com o calendário cultural da região, e tem se firmado a cada ano.

Texto e fotos: Bernadeth Farias
Comuicação Tjap

Chapa ‘Unidos para o Fortalecimento do Comércio’ assumirá a gestão da Fecomércio Amapá

0

Durante a Reunião Ordinária do Conselho de Representantes que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 30, os Conselheiros Representantes da Fecomércio Amapá elegeram a nova diretoria da Instituição. Como a eleição aconteceu em chapa única, os conselheiros deveriam indicar na ficha se eram a favor ou conta a chapa ‘Unidos para o Fortalecimento do Comércio’, encabeçada pelo empresário, Eliezir Viterbino.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Desiree Melo, a eleição transcorreu de forma tranquila e organizada. “Nosso processo eleitoral desde o início foi tranquilo. O consenso em torno do nome do senhor Viterbino para presidência e a condução das negociações envolvendo diretamente nosso atual presidente, senhor Ladislao, foi o aval para o sucesso do pleito”, disse.

Com 100% de aprovação a chapa presidida por Eliezir Viterbino, que ocupa o cargo de 3º suplente do Conselho Fiscal do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção, Elétricos e Hidráulicos do Estado do Amapá (Sindmat) foi eleita para assumir a gestão da Fecomércio Amapá durante o quadriênio 2014-2018.

Após o anúncio da vitória, o atual presidente da Fecomércio Amapá, Ladislao Monte, parabenizou o futuro presidente da entidade, desejando sucesso durante os quatro anos que virão.

Em seu primeiro pronunciamento na condição de presidente eleito, Eliezir Viterbino agradeceu a indicação e disse que sente honrado em ser o representante da Fecomércio Amapá. “Quando indicamos alguém, imaginamos que a pessoa não vai sair do trilho daquilo que planejamos. Nesse sentido, eu quero fazer um agradecimento especial ao presidente Ladislao Monte e reconheço que se não fosse a sua indicação, eu não teria esse sucesso de aprovação”, afirmou.

Ao final do discurso, Viterbino disse que sua gestão será focada no reconhecimento dos empreendedores que atuam no Amapá. “Vamos fazer com a sociedade nos reconheça enquanto empreendedores e eu vou fazer isso junto com vocês”, concluiu. 

Ewerton França - Assessor de Comuicação
Gecom/Fecomércio Amapá

Cadeira de rodas ou motocicleta? Égua-moleque-tu-é-doido!

0

Aí estou no complicado trânsito da zona Norte de Macapá e á estão eles, confiantes e destemidos numa, pasmem, cadeira de rodas motorizada. Égua-moleque-tu-é-doido!

Ao que parece, o cara serrou um quadro de bicicleta, acoplou numa cadeira de rodas, colocou um motorzinho e uma bateria. Resultado, essa engenhoca aí. E dá pra dois! 

Realmente a necessidade é a mãe da criatividade. Firme!

Elton Tavares

"Aparece mais, que ta pouco" (por @Naiane_nika)

0

Tava lendo o Facebook ontem, analisando na verdade, e constatei uma coisa interessante: mana, mas é muito herói e muita heroína pra uma rede social só. 

Eita, danado!

Sério! To assustada com a quantidade de gente que é heroína porque pariu, herói porque tirou carteira de motorista, heroína porque tem coração de pedra (oi?), herói porque entende a cabeça de uma mulher (HAHAHAHA.. Essa foi ótima!), heroína porque entrou numa universidade pública e já saca todos os paranauês, herói porque curte um bom rock e mpb e detesta "gostos duvidosos" (segundo ESSES caras), heroína porque sim, herói porque quer.

Tô aqui pensando, pensando e pensando e acho que prefiro o He-man, a She-ha e a minha amada Hermione Granger. Eu prefiro a fantasia, oras. Vocês são muito reais, são muito palpáveis, muito "presentes" pra mim. Até porque, né, mana, herói não se gaba. Ele fica ali na moita, na dele, esperando a próxima aventura pra se sentir O HERÓI.

A próxima aventura? Ah, ajudar uma senhora com as compras pesadas, sorrir pra uma criança na rua, ajudar, SEM PRECISAR POSTAR FOTO EM REDE SOCIAL, alguma entidade carente; abraçar quem precisa ser abraçado, dar valor ao que você tem em casa e não na porra da galera da rua. Esses, pra mim, são os heróis do dia-a-dia.

Desculpem vocês que pariram, que sorriram por isso, mas vocês não são heroínas. Vão criar sua prole e transformá-los em pessoas melhores, pra esse mundo bagunçado, que eu vou lá te dar um abração e te dar todo o meu respeito. Desculpem vocês, também, que se intitulam "não amo mais ninguém porque sou forte": tenho abuso de vocês, seus covardes, que não assumem que precisam aquecer seus corações e os corações alheios. Gente frouxa, meu Deus.

E, claro, desculpe você, acadêmico sei lá de que curso caralhentíssimo de uma federal, mas a porrada do mundo é aqui fora, ta? Aqui você tem que ter dinheirinhos pra sobreviver, pra comprar sapatinho, pra dar comidinha pros filhos e pra bancar essa pose desnecessária de fodãolhãozão do corredor de teatro, direito, ciências sociais ou sei lá o que.

Vocês têm que parar pra pensar que EU sou a heroína. Eu, a Janaina, a Fernanda, o Carlos, o Quirino, a Joana... Nós somos heróis por ter que ler, diariamente, a exposição do ego enfeitado de santos de altar. Cara, é muito gostar de subir no ombro da causa pra aparecer mais que ela.

Se cuidem. Porque já ta todo mundo cuidando de falar de vocês. HAHAHHAHA.. Eu, por exemplo. 

Naiane Feitosa

Curso completo de Quadrinhos

0

Música de agora: A Máquina de Escrever - Barão Vermelho

0

A Máquina de Escrever - Barão Vermelho

Mãe, se eu morrer
De um repentino mal
Vende meus bens
À bem dos meus credores
A fantasia de festivas cores que usei
No derradeiro carnaval

Vende esse rádio
Que ganhei de prêmio
Por um concurso
Num jornal do povo
E aquele terno novo
Ou quase novo
Com poucas manchas
De café boêmio

Vende também meus óculos antigos
Que me davam ares inocentes
Não precisarei de suas lentes
Pra enxergar os corações amigos

Sem ruído é mais provável
Que eu alcance o céu
Vou penetrar e então provar seu mel
No paraíso só preciso de um olhar
Sem teu sorriso,outro sorriso pra me enganar

Mas poupa minha amiga de horas mortas
Com teclas bambas, minha máquina de peças tortas

Vende todas as grandes pequenezas
Que eram o meu íntimo tesouro
Mas não!ainda que ofereçam ouro
Mas não!ainda que ofereçam ouro
Não vendas o meu filtro de tristezas

Máquina de colocar no papel...

0
                                             Tudo que sentimos                                            

Hoje rola show da banda Columbia no Underground Clube Rock Bar

0

Hoje (30), a partir das 22:30h, no Underground Clube Rock Bar, vai rolar apresentação da banda Columbia. o show será acústico e terá mais de 2h de repertório “cover” no melhor estilo "indie- brit-pop-alternativo". Será cobrado couvert de somente R$2,00.

Serviço:

Show da banda Columbia
Local: Underground Clube Rock Bar, localizado na Avenida 13 de setembro, Nº 269, no bairro do Trem, Zona sul de Macapá.
Data: 30/04/2014
Hora: a partir das 22:30h
Couvert R$2,00.

Elton Tavares

Seminário coloca redução da maioridade penal em discussão

0

Após episódios envolvendo menores de idade como integrantes da violência, a Pastoral do Menor (Pamen), da Diocese de Macapá, promove no dia 16 de maio, das 8h às 13h, no Teatro das Bacabeiras, o I Seminário Estadual sobre a Redução da Maioridade Penal: “Prisão ou Educação: quem educa?”.

De acordo com o coordenador diocesano da Pamen, Neto Monteiro, a ideia de realizar o seminário surgiu após várias discussões sobre o assunto e casos que chamaram a atenção da sociedade. “Depois do encontro da regional, e os casos dos meninos João Hélio (Rio de Janeiro - 2007) e Natan de Souza (Amapá – 2013), vimos que seria bom colocar esse assunto em discussão”, afirma.

Sobre a redução da maioridade penal, Neto ressalta: “Nós, como Pastoral do Menor, enquanto Diocese, nos colocamos contra, porque a igreja acredita que a prisão fere os direitos da criança e adolescente. A prisão não é um local onde o menor vai aprender que o que fez é errado, acreditamos que as medidas socioeducativas são capazes disso”.

Segundo o coordenador da Pamen, a população é contra porque sabe a realidade do menor infrator. “No seminário, a proposta é colocar a visão de especialistas sobre essa situação; até porque sabemos que a prisão, muitas vezes, não é a medida que vai remediar a situação”, conclui.

Participam do Seminário Estadual o padre Ari, Assessor Nacional das Pastorais Sociais, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o juiz Carlos Fernando Ramos, titular da 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP); a psicóloga Dorotéa de Cristo, secretária da Região Norte do Conselho Federal de Psicologia; e o Paulo Campelo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amapá (OAB-AP).

Toda a sociedade civil é convidada a participar do encontro, e as inscrições podem ser feitas no Centro Diocesano de Pastorais, no bairro Jesus de Nazaré, ou na hora do evento. O investimento é de R$10 reais, com direito a certificação.

Serviço:

I Seminário Estadual sobre a Redução da Maioridade Penal: “Prisão ou Educação: quem educa?”
Data: 16 de maio de 2014
Horário: 8h às 13h
Local: Teatro das Bacabeiras
Investimento: R$ 10,00 (com certificado); Informações: 9168-1735 (João Paulo) / 9134-4810 (Antônio)
Entrevistas: Neto Monteiro, Coordenador Diocesano da Pamen (9131-3271)

Fabiana Figueiredo
Pastoral da Comunicação

Hoje => Banda cover dos Beatles do Pará faz show de turnê em Macapá

0

A banda cover paraense ‘Beatles Forever’ se apresentará no dia 30 de abril no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. O show é parte da turnê promovida para comemorar os 26 anos de estrada dos músicos que fazem um som cover dos Beatles.

Segundo a organização da turnê a banda vem com um show dançante trazendo as músicas que marcaram a carreira do grupo.

A apresentação também fará uma homenagem aos 50 anos dos Beatles. O show contará com a participação especial da dupla amapaense "Os Cabuçus". Para as primeiras pessoas que comprarem os ingressos serão disponibilizados 200 CDs com os sucessos da banda do Pará.

Serviço:

‘Beatles Forever’
Dia: 30 de abril
Hora: 21h
Local: Teatro das Bacabeiras
Ingressos: R$ 30


terça-feira, abril 29, 2014

Música de agora: Show Me Mary (Mostre-me Mary) - Catherine Wheel

0

Show Me Mary (Mostre-me Mary) - Catherine Wheel

Mary varas sua língua para fora, é um sinal
Dois dedos é um estado mágico
E ela me prometeu que ela me mostrar por que
Eu não acho que eu posso esperar
Hey, hey, hey, hey, mostre-me Mary
Como ela vai? Mostre-me Mary
Mostre-me Mary
Esta flor é uma cúspide de vida, mas como ele mata
Infecciosas além de tudo isso é justo
E se eu sucumbiu ao estar aqui
Será que você realmente se importa?
Como ele funciona? Mostre-me Mary
Yeah, yeah, yeah, yeah, mostre-me Mary
Show me Mary Mostre-me Mary
Mary deu um mergulho, quando servia mais a
Nenhuma surpresa que são sugados você constrói para si mesmo
Ou você realmente outra pessoa?
Breezing pelo inferno de alguém
Purificar as you go
Não, não, não, não, mostre-me Mary
Onde você esteve? 
Mostre-me Mary
Mostre-me Mary
Mostre-me Mary
Mostre-me Mary
Mostre-me Mary
Mostre-me
Mostre-me Mary

Hoje rola show de Clay Lunna no Projeto Botequim

0

O Projeto Botequim desta terça-feira (29) ficará por conta do cantor amapaense Cley Lunna. O artista promete empolgar o público com interpretações e composições dos mais variados estilos musicais. O artista interpreta, compõe e cria novas roupagens para as músicas em suas apresentações.

Serviço:

Show de Clay Lunna no Projeto Botequim.
Quando? 29 de abril de 2014.
Que horas? 21h. 
Local:Sesc Centro, localizado na Av. Padre Julio Maria Lombaerd , esquina com a Av. General Rondon, em Macapá.
Valor: Entrada gratuita.

Paula Monteiro, do Portal Amazônia


TRE-AP condena Gilvam Borges e três veículos de comunicação por propaganda eleitoral antecipada negativa

0

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em sessão realizada nesta terça-feira (29), multou Gilvam Pinheiro Borges, TV Tucuju (canal 24), Rádio Antena Tropical FM e Rádio Tarumã, cada um, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil), por propaganda eleitoral antecipada negativa. A condenação é atende a uma representação feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A penalidade é fruto de inserção veiculada no 14 de outubro de 2013, no programa intitulado “Opinião com Gilvam Borges”, pela TV e Rádios representadas no processo, quando praticaram propaganda eleitoral antecipada negativa contra o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, filiado do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A decisão, por unanimidade de acordo com o voto do Juiz relator, Desembargador Agostino Silvério Junior, entendeu que, descredenciaram o governador do Amapá, Camilo Capiberibe como gestor e caracterizou propaganda extemporânea negativa, conforme a Legislação em vigor, que proíbe que levem o eleitor a não votar uma pessoa ou provável candidato.  

O conteúdo da mídia não se restringe a conteúdos críticos contra atos da administração pública. A mensagem tem claro poder de influir na opinião do eleitorado que Camilo Capiberibe representa risco administrativo, quando no final, Gilvam Borges arremata dizendo: Faltam apenas 12 meses para a eleição. Que Deus proteja o povo do Amapá dessa gente má”, destacou o Juiz relator. 

Divergiram quanto ao valor da multa, as juízas Elayne Cantuária e Lívia Peres, que votaram pela aplicação da penalidade no valor máximo, que é de R$ 25 mil (vinte e cinco mil), para cada um dos representados, por conta de reincidência. 

Participaram da sessão os juízes Raimundo Vales (Presidente), Agostino Silvério Junior (Vice-Presidente/Corregedor), Ernesto Collares, Elayne Cantuária, Vicente Gomes,  Lívia Peres e Fabio Lobato. Também presente o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Miguel Lima.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br

Aposentado encontra urnas arqueológicas no quintal de casa, em Macapá

0

Duas urnas arqueológicas foram encontradas no bairro Marabaixo IV, zona Oeste de Macapá. O aposentado Agil Costa Vilhena, de 39 anos, descobriu o material enquanto escavava o terreno da residência para a construção de uma fossa, na última quinta-feira (24). Vilhena acionou o Centro de Pesquisas Arqueológicas (CPArq) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e nesta terça-feira (29) realizou a remoção das urnas. O material será analisado e levará de seis meses a um ano para a conclusão das investigações.

O aposentado informou ao Portal Amazônia que descobriu as urnas por acaso, durante obras que realizava no terreno da sua casa. “Quando vi o material logo percebi que era algo diferente de qualquer outro tipo de objeto que poderia estar no local devido aos aterramentos. No mesmo dia, a minha esposa procurou o Iepa para comunicar sobre a situação”, relatou.

Mas antes desse episódio, o aposentado já havia realizado outra descoberta- mesmo sem saber. Há três anos, quando construía a primeira fossa da casa, ele encontrou uma urna, mas acabou quebrando e deixando de comunicar aos órgãos competentes. “Eu não tinha certeza que a peça tinha algum valor histórico ou cultural. Mas na dúvida, acabei guardando alguns fragmentos da peça. Fui informado pelos técnicos do Centro de que o material pertencia a uma urna como as outras escavadas hoje”, disse.

Sítios arqueológicos

Desde 2009, cerca de dez sítios arqueológicos foram encontrados na região. Entretanto, este é o primeiro caso registrado no bairro. De acordo com o arqueólogo, Kleber de Oliveira Souza, a expectativa é encontrar mais urnas. A procedência dos objetos, data e de qual tipo se trata ainda será estudado por técnicos do Centro de Pesquisas Arqueológicas. “Ainda não podemos precisar detalhes das urnas encontradas. A princípio iremos fazer a remoção e higienizá-las para analisar a morfologia, entre outros procedimentos, para depois divulgar as informações”, afirmou.

Em dezembro de 2013, três urnas funerárias foram encontradas por operários que trabalham na construção de um residencial particular, localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek, via que liga Macapá à Santana (distante oito quilômetros da capital).

Texto e fotos: Paula Monteiro, do Portal Amazônia.


Música de agora: Shadowplay (Jogo de Sombras) - Joy Division

0

Shadowplay (Jogo de Sombras) - Joy Division

Para o centro da cidade
Onde todas as ruas se encontram, procurando por você
Para as profundezas do oceano,
Onde todas as esperanças afundam, procurando por você
Eu estava me movendo através do silêncio
Sem movimento, esperando você
Em um quarto sem janelas
No canto, encontrei a verdade

No jogo de sombras, expressando em ações a sua
própria morte, conhecendo mais
Como os assassinos, todos agrupados
Em quatro linhas, dançando sobre o chão
E com aço frio, o odor sobre seus corpo deles,
Fez um movimento para conectar
Pude apenas olhar em descrença
Enquanto toda a multidão se foi

Eu fiz tudo, tudo o que eu queria fazer
Deixei eles usarem você, para os próprios fins deles
Para o centro da cidade
Na noite, esperando por você
Para o centro da cidade
Na noite, esperando por você