Seguidores

quinta-feira, agosto 12, 2010

Dia Nacional das Artes

2
                                                       Por Elton Tavares

Hoje (12) é o Dia Nacional das Artes. Parabenizo todos os escritores, músicos, artesãos, poetas, dançarinos, documentaristas, fotógrafos, atores e artistas plásticos que conheço. Sei que os nobres ofícios não são reconhecidos como deveria, mas vocês continuam fazendo arte, em todos os seus campos e vertentes. Muito legal, mesmo.

Arte é a expressão de um povo, temos alguns campos artísticos fortalecidos, como o Marabaixo e nossa música. Ainda precisamos de mais apoio na Literatura, Teatro, Cinema e Artes Plásticas, mas a riqueza artística do Amapá aflora a cada dia.

Já temos Museu de Imagem e Som (MIS), Clube dos Poetas, bandas de rock saindo para tocar em outras cidades do Brasil, representantes na arte cênica nacional e nossa “Música Popular Amapaense” (MPA) vence festivais há tempos, um movimento sólido, enfim, feitos extraordinários para um Estado afastado de todo o resto do País.

Falando em Museu, meses atrás, fui ao Museu Joaquim Caetano da Silva, no centro de Macapá, e vi o local vazio, uma pena. O Museu está cheio de história amapaense e não é visitado. Para vocês sacarem a diferença, em 2009, fui ao Museu de Arte de São Paulo, tinha fila para entrar. Isso é consciência, a cultura que falta para o nosso povo.

Tudo bem, quando a população tiver consciência da importância da Arte para a sua própria história, as amostras, exposições, saraus ou qualquer manifestação artística e cultural, será prestigiada como se deve. Ou seja, haverá uma valorização dos talentos locais.

Certamente, a forma artística que mais me fascina é a música, tanto que uso a poesia alheia para complementar vários escritos deste blog. Meu Amapá é repleto de gente talentosa, basta lapidá-los e proporcionar condições de trabalho, simples assim. Parabéns a todos os artistas do país, em particular, do Amapá.

Este post é uma homenagem a alguns amigos: as atrizes Bárbara Altamira e Janisse Carvalho, a poetisa e fotógrafa Camila Karina, o fotógrafo Alexandre Brito, escritor e compositor Fernando Canto, o violonista Sebastião Mont’Alverne, cantora Rebecca Braga, o tatuador Edricy França, o artista plástico Aog Rocha, os desenhistas Daniel Nec e Ronaldo Roni, as bandas stereovitrola, Godzilla, Amazon Music e Vila Vintém. É para vocês, forte abraço!

2 comentários:

  1. não conhecia a data.
    mais uma vez, valeu pelo apoio e pela informação elton.

    ResponderExcluir
  2. artista é quem faz arte...eu sei desenhar a caveira(eddie) do iron maiden até hj...mas acho que isso não provoca nenhuma reação aos olhos de quem vê...eu acho que artista é aquele que consegue despertar emoções nas pessoas atraves de algum feito pessoal...seja um texto, um drible, uma musica, um poema ou uma pintura...bom..saudações a esses artistas hj e sempre..e que eles vivam tanto quanto as suas artes em nossa memória...boas lembranças, bom texto...excelentes pessoas!!

    ResponderExcluir