Seguidores

segunda-feira, agosto 16, 2010

A Origem

1
                                       Por Elton Tavares
Hoje (15) assisti ao filme “A Origem”. Uma verdadeira viagem. A película fala de sonhos dentro de sonhos, em níveis distintos, uma doideira interessante. O filme mistura elementos de outra obra prima, Matrix. Além de sacadas geniais de arquitetura, tudo isso amarrado a efeitos especiais fascinantes. Enfim, é DO CARALHO! (palavrão faz parte do que entendo por liberdade de expressão, risos).

O filme desenvolve a idéia de compartilhamento de sonhos com as outras pessoas, nesse papo, segredos podem ser compartilhados ou desvendados. A Origem mostra que os sonhos podem ser maravilhosos ou um pesadelo horripilante, assim como na vida real, depende muito das nossas próprias paranóias, escolhas e atitudes.

Além de realidades paralelas, muita ação e tecnologia, o filme fala de demônios interiores do personagem principal, Cobb (Leonardo DiCaprio), que é atormentado por lembranças, culpa e remorso pela morte da esposa, que o ameaça, em seus sonhos, durante o desenrolar da história. É, assim como nossos fantasmas cotidianos.

Apesar do Cine Imperator ser um cineminha escrôto para cassete, o filme vale o sacrifício. Eu gostei e recomendo. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Ficha técnica:
A ORIGEM (Inception, EUA / Inglaterra, 2010).
Gênero: Ficção Científica.
Duração: 148 min.
Elenco: Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Tom Hardy, Tom Berenger, Michael Caine, Lukas Haas.
Compositor: Hans Zimmer.
Roteirista: Christopher Nolan.
Direção: Christopher Nolan.

Um comentário:

  1. assisti o filme no final de semana de estréia e fiquei muito empolgado, cara. sem dúvida um dos melhores do ano.
    um roteiro competente e bem amarrado que fez pensar sem deixar de lado a ação desenfreada e os efeitos especiais que levam multidões aos cinemas. e todos os atores seguram bem a onda e convencem em seus papéis, sem falar do final ambíguo do caralho.
    na minha opinião o diretor chistopher nolan, que fez os últimos filmes do batman e os mega-fodões "amnesia" e "o grande truque", já tá cotado como um dos grandes gênios do cinema dessa década. saí do cinema (escroto) totalmente satisfeito.

    ResponderExcluir