Seguidores

quinta-feira, setembro 02, 2010

Apelação na TV

2
                                           Por Elton Tavares

Muitos acham o horário eleitoral gratuito hilário, concordo que, em certos momentos, é sim. Eu tento não falar de política neste blog, não que eu não seja politizado, mas é que não gosto da parcialidade latente que vejo em muitos blogs locais e não estou afim deste aqui seguir o mau exemplo. Entretanto, não consegui me conter diante de tamanha apelação na campanha de um dos candidatos ao Governo do Amapá.

Em seu programa, o cara aparece em lugares em que as condições de moradia não são adequadas e pergunta ao morador: “Você tem vontade de sair daqui?”. O que ele esperava como resposta além de um sonoro “sim” ou “tenho”? Que tal: “Não senhor, eu gosto é daqui mermo”. A apelação é assustadora!

Eu sempre achei a política um jogo muito pesado, com propostas fantasiosas, uma boa dose de exagero e coisa e tal. Mas este senhor se apresenta como se fosse o próprio “Boy Jesa”, o enviado dos céus para resolver uma série de problemas sociais, que por sinal, existem em todos os estados do Brasil.

Pelo que me consta, este senhor participou diretamente da gestão que ele tanto condena, afinal, é fácil criticar, muito fácil. Ah, esqueci, a hipocrisia e a política se confundem. Nada de novidade nisso.

Eu não condeno os apertos de mãos, crianças em colos, sorrisos, gestos positivistas e os famosos “eu fiz” e “eu farei”, mas se prevalecer da desgraça alheia é baixo, muito baixo. Ok. Confesso que não entendo chongas de marketing político, mas saco de dignidade, o que falta no horário em que este senhor pede votos.

Eu já escutei até brincadeiras e piadas carregadas de humor negro sobre o tal candidato. Uma delas é quando o figura conversava com um rapaz que sofreu graves ferimentos, fazendo perguntas totalmente idiotas e (pasmem) sorrindo. Deve ser para passar carisma, quem sabe? O problema é que muita gente se deixa levar pelo discurso apelativo e mequetrefe.

Até onde sei, não tenho sintomas de déficit de inteligência, raciocínio lento, qualquer tipo de retardo ou palermice. Tenho discernimento suficiente para afirmar que este fulano está jogando baixo. Para finalizar este post revoltado, deixo a seguinte citação:

"Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo.” (Abraham Lincoln)

2 comentários:

  1. Porra! Pior que eu não sei quem é auhauhauhauhau todos tem essas características que fica até difícil saber.. Diz o nome, po :x

    Abraço, seu Elton.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe é isso aí Elton Tavares, grande jornalista. Realmente percebi logo de cara a apelação que certo candidato faz, sendo que ele participou de tal gestão por anos e anos, exercendo um cargo elevado.

    Mas infelizmente terão muitos leitores que se deixarão lever por esse papo furado. Mas vale a reflexão final. Parabéns, adoro este blog

    ResponderExcluir